Não tá morto quem peleia. O dito, muito comum no sul do Brasil, tem sido o marco dos festivais de cinema em 2020. Num ano marcado pelas restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, muitos se viram obrigados a partir para o ambiente online para seguirem operando. E não seria diferente no maior evento cinematográfico de todo o país. A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega a sua quadragésima quarta edição em formato inédito – será totalmente online – mas isso em nada implica em queda de diversidade ou relevância dos títulos apresentados. Muito pelo contrário, aliás. Há muito a ser destacado, desde as homenagens a nomes de peso, como Sara Silveira (Prêmio Leon Cakoff), Frederick Wiseman e aos funcionários da Cinemateca Brasileira (ambos com o Prêmio Humanidade) e Fernando Coni Campos (retrospectiva), como também a apresentação de novos títulos de mestres como Ai Weiwei, Abel Ferrara e Jia Zhangke, entre tantos outros. Ao todo, serão 198 filmes, vindos de 71 países. O Papo de Cinema, como já é de praxe, está sintonizado no que de melhor a 44a Mostra SP tem a oferecer. E aqui, no nosso guia especial, você poderá acompanhar críticas inéditas, entrevistas exclusivas, notícias de última hora e muito mais. Confira!

 

:: FILME DE ABERTURA ::

Nova Ordem
Nuevo orden, México/França, 2020
De Michel Franco
Com Samantha Yazareth Anaya, Dario Yazbek Bernal, Patricia Bernal
Prêmios: Festival de Veneza 2020 – Troféu Leãozinho de Ouro, Grande Troféu do Júri (Leão de Prata);
O que nós achamos: “Falta densidade para superar certa superficialidade de conferir à catarse o papel de catalisadora máxima dessa sociedade”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

:: PERSPECTIVA INTERNACIONAL ::


A Deusa dos Vagalumes

La déesse des mouches à feu, Canadá, 2020
Drama, 105 min
De Anaïs Barbeau-Lavalette
Com Kelly Depeault, Caroline Néron, Normand D’Amour
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Poderia ser considerado uma cautionary tale, ou seja, uma fábula de prevenção sobre os riscos das drogas entre os jovens. No entanto, possui o mérito de não julgar moralmente a sua protagonista“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

A Pastora e as Sete Canções
Laila aur satt geet, Índia, 2020
Drama, 96 min
De Pushpendra Singh
Com Navjot Randhawa, Sadakkit Bijran, Shahnawaz Bhat
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Poucas produções tão melancólicas conseguem lidar com o apetite sexual de maneira tão frontal, e ao mesmo tempo, poucos filmes conseguem navegar tão bem entre o otimismo e o pessimismo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Pushpendra Singh

 

Ao Entardecer
Au Crépuscule, Lituânia/França/República Tcheca/Sérvia/Portugal/Letônia, 2019
Drama, 128 min
De Sharunas Bartas
Com Marius Povilas Elijas Martinenko, Arvydas Dapsys
Exibições: Festival de San Sebastian
O que nós achamos: “Parte de pressupostos conhecidos, mas ganha muito da sua força tanto pela ambientação precisa que opta por estabelecer sua trama”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Aranha
Chile/Argentina/Brasil, 2019
De Andrés Wood
Com Mercedés Moran, Marcelo Alonso, Felipe Armas, María Valverde, Gabriel Urzúa, Pedro Fontaine, Caio Blat, Maria Gracia Omegna, Mario Horton
Exibições: Festivais de Sundance e Toronto
O que nós achamos: “Este suspense dramático retrata um movimento real de extrema-direita, visto pelos olhos da esquerda”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Beans
Canadá, 2020
Drama, 92 min
De Tracey Deer
Com Kiawentiio, Violah Beauvais, Rainbow Dickerson
Exibição: Festival de Toronto 2020
O que nós achamos: “Trata-se de um cinema humanista, no sentido de se comunicar com o espectador por meio do convite à identificação. A imagem se torna espelho“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Tracey Deer

 

 

Bem-Vindo à Chechênia
Estados Unidos, 2020
Documentário, 107 min.
De David France
Exibição: Berlinale 2020 (prêmio do público e prêmio Anistia Internacional), Sundance (melhor edição)
O que nós achamos: “O diretor pretende provar que aquela situação é verdadeira e gravíssima, mesmo que isso implique em superexpor pessoas em situação fragilizada”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Berlin Alexanderplatz
Alemanha/Holanda/França/Canadá, 2020
Drama, 183 min
De Burhan Qurbani
Com Welket Bungué, Albrecht Schuch, Martin Wuttka, Jella Haase
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Existe uma saudável provocação sociopolítica neste projeto, ainda que simplificada pela dinâmica das boas intenções“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Welket Bungué

 

 

O Charlatão
Charlatan, República Tcheca/Irlanda/Eslováquia/Polônia, 2020
Drama, 118 min
De Agnieszka Holland
Com Ivan Trojan, Josef Trojan, Jan Vlasák
Exibição: Festival de Berlim 2020: seleção oficial
O que nós achamos: “Alcança uma amplitude significativa a partir de tantos componentes da vida de alguém”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Cozinhar F*der Matar
República Tcheca/Eslováquia, 2020
Drama/Comédia, 116 min
De Mira Fornay
Com Jazmína Cigánková, Petra Fornayová, Jaroslav Plesl
Exibição: Festival de Roterdã 2020; Festival de Gotemburgo 2020; Festival Talinn Black Nights 2019
O que nós achamos: “Frustrante exercício de extravagância.”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

DAU. Natasha
Alemanha/Ucrânia/Reino Unido/Rússia, 2020
Drama, 146 min
De Ilya Khrzhanovskiy, Jekaterina Oertel
Com Natalia Berezhnaya, Olga Shkabarnya, Alexandr Bozhik
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “O filme torna-se incômodo não apenas pelas longuíssimas cenas de humilhação, estupro e outras violências sexuais, e sim por sabermos se infligiu às atrizes momentos muito próximos dos reais“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Dias
Rizi, Taiwan, 2020
Drama, 127 min
De Tsai Ming-Liang
Com Lee Kang-Sheng, Anong Houngheuangsy
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Aos poucos compreendemos os estados de espírito, as nacionalidades, a maneira particular de demonstrar afeto. Assim, ao “não mostrar nada”, o cineasta mostra tudo“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Entre Mortes
In Between Dying, Azerbaijão/México/Estados Unidos, 2020
Drama, 88 min
De Hilal Baydarov
Com Orkhan Iskandarli, Rana Asgarova, Huseyn Nasirov, Samir Abbasov, Kamran Huseynov, Maryam Naghiyeva, Kubra Shukurova
Exibição: Festival de Veneza (competição oficial)
O que nós achamos: “Na base deste drama existencialista existe o gosto pelo cinema fantástico”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Gato na Parede
Cat in the Wall, Bulgária/Reino Unido/França, 2019
Drama, 92 min
De Vesela Kazakova, Mina Mileva
Com Irina Atanasova, Angel Genov, Orlin Asenov
Exibição: Festival de Locarno 2019 (seleção oficial)
O que nós achamos: “(as diretoras) não substanciam o comentário social, tornando-o frouxo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Impedimento em Cartum
Karthoum Offside, Sudão/Noruega/Dinamarca, 2019
Documentário, 75 min
De Marwa Zein
Exibições: Festivais de Berlim, IDFA, Visions du Réel, CPH:DOX, Sheffield e Hot Docs
O que nós achamos: “A aparência de espontaneidade constitui um valor, já a dificuldade de controlar a dinâmica de grupo se traduz numa limitação”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Isso Não É um Enterro, É uma Ressurreição
This Is Not a Burial, It’s a Ressurrection, Lesoto/África do Sul/Itália, 2019
Drama, 120 min
De Lemohang Jeremiah Mosese
Com Mary Twala Mhlongo, Jerry Mofokeng Wa, Makhaola Ndebele, Tseko Monaheng, Siphiwe Nzima
Exibições: Festivais de Veneza e Sundance
O que nós achamos: “A simplicidade das explicações possui um teor ao mesmo tempo lúdico, em sua leitura proverbial, e reducionista”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Kubrick por Kubrick
Kubrick by Kubrick, França, 2020
Documentário, 73 min
De Gregory Monro
Exibição: Chicago International Film Festival 2020
O que nós achamos: “É privilegiado esse acesso meticuloso às manifestações de um cineasta que durante toda a sua carreira, seja por estratégia ou mera falta de disposição, nunca fez muita questão de fomentar uma imagem pública grandiosa” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Mães de Verdade
Asa Ga Kuru, Japão, 2020
Drama, 140 min
De Naomi Kawase
Com Miyoko Asada, Tetsu Hirahara, Arata Iura
O que nós achamos: “A abundância de explicações, elucidações e afins asfixia o que o cinema de Naomi Kawase tem de melhor, ou seja, a habilidade de expressar-se sem dizer, de entrelaçar as imaterialidades com primazia”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller 

 

 

Miss Marx
Miss Marx, Itália/Bélgica, 2020
Ficção, 108 min.
De Susanna Nicchiarelli
Com Romola Garai, Patrick Kennedy, John Gordon Sinclair, Felicity Montagu
Exibições: Festival de Veneza, Festival de San Sebastián
O que nós achamos: “Há um problema de coerência nesta abordagem: não se representa a trajetória de uma revolucionária através de uma linguagem burguesa”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Nadando Até o Mar se Tornar Azul
Yi zhi you dao hai shui bian lan, China, 2020
Documentário, 98 min
De Jia Zhangke
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Este documentário poderia ser descrito como a versão cinematográfica de um álbum de retratos. De certo modo, o cinema busca nos rostos humanos seu principal foco de atenção, porém o diretor vai além“. Confira a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Não Há Mal Algum
Sheytan vojud nadarad, Alemanha/República Checa/Irã, 2020
Drama, 150 min
De Mohammad Rasoulof
Com Ehsan Mirhosseini, Shaghayegh Shourian, Kaveh Ahangar
Exibição: Berlinale 2020 (Urso de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “O resultado torna-se tão claro quanto o diretor o pretende, ainda que perca parte considerável de sua complexidade na busca pela didática“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Ano da Morte de Ricardo Reis, Portugal, 2020
Drama, 129 min
De João Botelho
Com Chico Díaz, Luís Lima Barreto, Catarina Wallenstein
O que nós achamos: “Há muito de Saramago no filme, por certo, mas existe também, de um jeito análogo, a capacidade do diretor de respeitar, mas sem tornar-se cativo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Os Nomes das Flores
Canadá/Estados Unidos/Bolívia/Catar, 2019
Drama, 79 min
De Bahman Tavoosi
Com Bárbara Cameo de Flores, José Luis Garibaldi Durán, Abraham Flores Heredia
O que nós achamos: “Situado num povoado descolado do tempo e do resto da sociedade, Os Nomes das Flores se torna uma potente fábula sobre nossa relação deturpada com os fatos”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Bahman Tavoosi

 

Nossa Senhora do Nilo
Notre Dame du Nil, França/Bélgica/Ruanda, 2019
Drama, 93 min
De Atiq Rahimi
Com Santa Amanda Mugabekazi, Albina Sydney Kirenga, Angel Uwamahoro, Clariella Bizimana, Belinda Rubango Simbi, Pascal Gregory
Exibições: Festivais de Toronto e Berlim (Urso de Prata na mostra Geração Kplus)
O que nós achamos: “Apenas no terço final o projeto revela suas verdadeiras intenções: oferecer uma fábula lúdica de formação sobre o conflito entre Tutsis e Hutus”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

O Século 20
Canadá, 2019
Biografia/Drama/Comédia, 90 min
De Matthew Rankin
Com Dan Beirne, Sarianne Cormier, Catherine St-Laurent
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Para a sua fábula corrosiva sobre a política canadense – ou talvez seja melhor dizer, sobre a política partidária em qualquer lugar do mundo – o diretor não se contenta com o jogo de diálogos e piadas, privilegiando o humor da construção imagética“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Matthew Rankin

 

 

Shirley
EUA, 2020
Drama/Suspense/Biografia, 106 min
De Josephine Decker
Com Elisabeth Moss, Michael Stuhlbarg, Odessa Young, Logan Lerman
Exibições: Festivais de Sundance (prêmio especial do júri) e Berlim
O que nós achamos: “A convivência pouco harmoniosa entre casais numa casa amaldiçoada transforma-se num caldeirão de manipulações variadas”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Siberia
Itália/Alemanha/México, 2020
Drama, 92 min
De Abel Ferrara
Com Willem Dafoe, Dounia Sichov, Simon McBurney
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Toma-se a precaução de não coincidir um filme voluntariamente confuso com uma obra que teria se enganado em sua comunicação – a confusão é a proposta de comunicação, no caso“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Sportin’ Life
Sportin’ Life, Itália, 2020
Documentário, 65 min
De Abel Ferrara
Exibição: Festival de Berlim 2020
O que nós achamos: “Um documentário autobiográfico nada ortodoxo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

O Último Banho
França/Portugal, 2020
Drama, 90 min
De David Bonneville
Com Anabela Moreira, Margarida Moreira, Martim Canavarro, Miguel Guilherme, Eva Tecedeiro, Ângelo Torres
Exibição: Festival de Tóquio
O que nós achamos: “O filme constitui um deleite estético, mas também um comovente estudo de personagens”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Um Crime Comum
Argentina/Brasil/Suíça, 2020
Drama, 96 min
De Francisco Márquez
Com Elisa Carricajo, Mecha Martínez, Eliot Otazo
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “O filme ameaça se transformar num terror, porém demonstra medo em ir até o fim na psique perturbada de sua personagem“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

As Veias do Mundo
Die Adern Der Welt, Alemanha/Mongólia, 2020
Drama, 96 min
De Ariunbyamba Sukhee
Com Bat-Ireedui Batmunkh, Purevdorj Uranchimeg, Algirchamin Baatarsuren
Exibição: Festival de Berlim
O que nós achamos: “O projeto tem dificuldade em conciliar dois ou mais conflitos simultâneos, precisando abandonar um deles para passar ao seguinte”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES ::

17 Quadras
17 Blocks, Estados Unidos, 2019
Documentário, 96 min
De Davy Rothbart
Indicação: Independent Spirit 2020 – Troféu Truer Than Fiction
O que nós achamos: “Aponta nesse processo à incapacidade de definir uma existência estritamente individual. Ações, decisões e rumos supostamente concernentes a apenas uma pessoa acabam, inexoravelmente, afetando sobretudo os que a rodeiam”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Al-Shafaq: Quando o Céu se Divide
Al-Shafaq: Wenn Der Himmel Sich Spaltet, Suíça/Turquia, 2019
Ficção, 98 min
De Esen Isik
Com Kida Khodr Ramadan, Beren Tuna, Ismail Can Metin
Indicações: Swiss Film Prize 2020 (Melhor Atriz e Fotografia)
O que nós achamos: “Um pai em busca de um filho, um filho em busca de um pai. É tudo tão esquemático, que nem a suposta emoção de um encontro ao acaso consegue surtir efeito“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

A Morte do Cinema e do Meu Pai Também
The Death of Cinema and My Father Too, Israel, 2020
Drama, 103 min
De Dani Rosenberg
Com Marek Rozenbaum, Roni Kuban
Exibição: Festival de Cannes 2020 (seleção oficial)
O que nós achamos: “Uma engenhosa e comovente homenagem póstuma ao incentivador, ao sujeito que deu corpo e voz aos primeiros personagens contidos num percurso iniciativo essencial”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Apenas Mortais
Being Mortal, China, 2020
Ficção, 96 min.
De Liu Ze
Com Tang Xiaoran, Zhang Hongjing, Li Kunmian, Shi Xiaofei
O que nós achamos: “A narrativa enxerga uma China contemporânea onde a política do filho único constitui um passado distante, as mulheres estão emancipadas e os núcleos familiares adotam as mais diversas formas”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Assim Como Acima, Abaixo
So Above, So Below, Líbano, 2020
Documentário/Experimental, 70 min
De Sarah Francis
Com Naji Adwan, Ali Ibrahim, Abed Abdallah
Exibição: Berlinale 2020 (Mostra Forum)
O que nós achamos: “A gama de possibilidades são continuamente ignoradas, substituídas por um jogo pueril, quase infantil em sua composição, de fraco alcance e escasso efeito”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Casa de Antiguidades
Brasil, 2020
Drama, 87 min
De João Paulo Miranda Maria
Com Antonio Pitanga, Ana Flavia Cavalcanti, Sam Louwyck
Exibições: Festival de Cannes 2020; Festival de Chicago 2020; Festival de San Sebastián 2020; Festival de Toronto 2020
O que nós achamos: “O problema de Casa de Antiguidades nem é a deliberada falta de sutileza, mas o enaltecimento solene de sua simbologia”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Cavaleiro de Verão
Summer Knight, China, 2019
Drama, 99 min
De You Xing
Com Ludi Lin, Lu Huang, Lingchen Ji
O que nós achamos: “Pena o cineasta não desenvolver um dos vieses sem eclipsar o outro”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Ciclo Solitário
Ya Yi Ji Ya, China, 2019
Drama, 95 min
De Zhang Qi
Com Zhang Yizhuo, Liu Lu, Song Ningfeng
O que nós achamos: “Essa soma de inquietudes é apresentada num itinerário frouxo, diante do qual facilmente se perde o interesse”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Chico Ventana Queria Ter Um Submarino
Uruguai/Argentina/Brasil/Holanda/Filipinas, 2020
Comédia/Fantasia/Romance, 110 min
De Alex Piperno
Com Lucía Moreira, Palmer Mitchel, Camille Reis
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Para além do título prodigioso – que possui o mérito de ser instigante e fugir a tantas designações genéricas de obras recentes -, o projeto encanta por sua dupla construção, a priori contraditória“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

Colômbia Era Nossa
Colombia in My Arms, Finlândia/França/Dinamarca/Noruega, 2020
Documentário, 91 min
De Jenni Kivistö, Jussi Rastas
O que nós achamos: “Claramente, o objetivo dos cineastas não é ser meramente informativo, num sentido professoral, mas, sim, reflexivo”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

 

Curral
Brasil, 2020
Drama, 87 min
De Marcelo Brennand
Com Thomás Aquino, Rodrigo Garcia, José Dumont, Carla Salle, Ane Oliva
O que nós achamos: “Cabe um questionamento essencial: o que esta denúncia teria a oferecer para além da constatação de um problema generalizado e reincidente?”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Dezesseis Primaveras
Seize Printemps, França, 2020
Drama, 74 min
De Suzanne Lindon
Com Suzanne Lindon, Arnaud Valois, Frédéric Pierrot
Exibições: Festivais de Cannes, Toronto, San Sebastián e Chicago
O que nós achamos: “Aos vinte anos de idade, em sua primeira atuação e experiência como diretora, Suzanne Lindon apresenta uma composição de personagem memorável”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Eeb Allay Ooo!
Índia, 2019
Ficção, 98 min
De Prateek Vats
Com Naina Sareen, Shardul Bharadwaj, Nutan Sinha
O que nós achamos: “O diretor constrói uma comédia triste, abordando a desigualdade social na Índia através da poesia agridoce“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Em Meus Sonhos
Turquia, 2020
Drama, 90 min
De Murat Çeri
Com Harun Reha Pakoglu, Recep Çavdar, Nevzat Yilmaz, Ferda İşil, Ismail Hakkı Ürün
O que nós achamos: “A ideia da felicidade se converte no idílio do campo, onde os indivíduos seriam miseráveis e felizes”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Fábulas Ruins
Itália/Suíça, 2020
Drama, 98 min
De Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo
Com Elio Germano, Barbara Chichiarelli, Gabriel Montesi
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Estamos próximos da idealização e assepsia dos comerciais de televisão, algo que poderia funcionar bem dentro de um registro irônico. No entanto, não é clara a ironia dos diretores diante da trajetória dos personagens“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Feels Good Man
Feels Good Man, EUA, 2020
Documentário, 92 min
De Arthur Jones
Prêmio: Festival de Sundance 2020 – Troféu Especial do Júri
O que nós achamos: “Uma apuração minuciosa e bem fundamentada das etapas consecutivas a essa mutação que diz muito a respeito de traços da nossa contemporaneidade”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Irmã
Sisters in the end of the World, Brasil, 2020
Drama, 88 min
De Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Com Maria Galant, Felipe Kannenberg, Marina Mendo
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Conflitos da narrativa à parte, o que realmente salta aos olhos diante do projeto são as escolhas de direção“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Limiar
Threshold, Armênia/Canadá/Turquia, 2020
Ficção/Documentário, 64 min
De Rouzbeh Akhbari, Felix Kalmenson
Com Arsen Ohanjanyan, Garik Hovhannissyan, Armenuhi Burmanyan
O que nós achamos: “No mais das vezes, os planos lentos e longos se demoram nesse jogo cênico franciscano, dando ênfase a uma História que teima em persistir nas colinas, nas ruínas e mesmo na relação que as pessoas têm com espaços” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

O Livro dos Prazeres
Brasil, 2020
Ficção, 99 min.
De Marcela Lordy
Com Simone Spoladore, Javier Drolas, Felipe Rocha, Martha Nowill, Leandra Leal
O que nós achamos: “Um drama adulto, nos vários sentidos do termo: maduro em suas escolhas estéticas, capaz de abordar sentimentos com a devida complexidade”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Lua Vermelha
Espanha, 2019
Drama, 84 min
De Lois Patiño
Com Ana Marra, Carmen Martínez, Pilar Rodlos
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Para um projeto tão calcado em metáforas visuais, o resultado se revela pobre em escolhas criativas“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Luxor
Luxor, Egito/Reino Unido/Emirados Árabes, 2020
Drama/Romance, 85 min
De Zeina Durra
Com Andrea Riseborough, Michael Landes, Karim Saleh
Exibição: Festival de Sundance 2020 (seleção oficial)
O que nós achamos: “Um bom exemplo de economia dramática”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Mãe de Aluguel
The Surrogate, EUA, 2020
Drama, 93 min
De Jeremy Hersch
Com Jasmine Batchelor, Chris Perfetti, Sullivan Jones
Exibições: SXSW Film Festival
O que nós achamos: “Poderia ser apenas descartável, mas vai além, mostrando-se equivocado e assustadoramente cego, ainda mais por promover uma discussão que tanto necessita de olhos atentos”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Mamãe, Mamãe, Mamãe
Mamá, Mamá, Mamá, Argentina, 2020
Drama, 65 min
De Sol Berruezo Pichon-Rivière
Com Agustina Milstein, Chloé Cherchyk, Camila Zolezzi
Festivais: Sundance 2020; Berlinale 2020 (Menção Especial do Júri na mostra Generation Kplus)
O que nós achamos: “Os adultos choram, enquanto que aquelas perdidas entre a infância e a idade adulta seguem confusas, sem saber para onde vão, muito menos do que estão se afastando”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Mar de Dentro
Brasil, 2020
Drama, 97 min
De Dainara Toffoli
Com Mônica Iozzi, Rafael Losso
O que nós achamos: “Apesar do título, Mar de Dentro resulta numa obra de pouca poesia”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

A Marina
La Marina, Canadá, 2020
Comédia/Drama, 81 min
De Étienne Galloy, Christophe Levac
Com Marguerite Bouchard, Rémi Goulet, Rose-Marie Perreault, Madani Tall, Anthony Therrien
O que nós achamos: “Manifesta-se uma piedade absoluta com o adolescente, porém a boa vontade não se estende às pessoas ao redor”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Mate-o e Deixe esta Cidade
Kill it and Leave this Town, Polônia, 2020
Animação/Terror, 98 min
De Mariusz Wilczynski
Com Andrzej Wajda, Daniel Olbrychski, Maja Ostaszewska
Festivais: Annecy (Prêmio Especial do Júri), Berlinale (selecionado para a Mostra Encontros)
O que nós achamos: “Muitas vezes indigesto e outras tantas simplesmente intraduzível, é uma experiência que somente se justifica mediante o esforço do espectador e da disposição deste para mergulhar em águas tão profundas”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Mosquito
Portugal/Brasil, 2020
Ficção, 125 min
De João Nuno Pinto
Com João Nunes Monteiro, João Lagarto, Filipe Duarte
Exibições: Festival de Roterdã 2020
O que nós achamos: “Uma obra de forte impacto, ciente das responsabilidades que carrega e do alcance que seu discurso pode exercer“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes
Nos ili zagovor netakikh, Rússia, 2020
Animação, 89 min
De Andrey Khrzhanovskiy
Exibições: Festival de Annecy 2020; Festival de Roterdã 2020
O que nós achamos: “Uma ora intrigante, ora contundente, mas continuamente lisérgica, viagem que visa, no frigir dos ovos, criticar o regime de Josef Stalin (1878-1953), especialmente no que diz respeito ao trato desumano e arbitrário com os artistas dissidentes”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

O Nome Encravado em Seu Coração
Ke Zai Ni Xin Di De Ming Zi, Taiwan, 2020
De Kuang-Hui Liu
Com Edward Chen, Jing-Hua Tseng, Leon Dai, Shih Shien Wang
O que nós achamos: “A ingenuidade é interpretada enquanto sinceridade, e o desgaste emocional, enquanto prova de amor”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Panquiaco
Panamá, 2020
Documentário, 84 min
De Ana Elena Tejera
Exibição: Festival de Roterdã 2020
O que nós achamos: “O acúmulo de circunstâncias parecidas, sem variação de tons e vibração, causa um sobrepeso considerável” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Pari
Grécia, França, Holanda, Bulgária, 20202
Drama/Suspense, 101 min
De Siamak Etemadi
Com Melika Foroutan, Shahbaz Noshir, Sofia Kokkali, Argyris Pandazaras, Lena Kitsopoulou, Dimitris Xanthopoulos
Exibição: Festival de Berlim 2020
O que nós achamos: “O filme efetua um painel abrangente dos nossos tempos, funcionando enquanto estudo de personagem e panorama sociopolítico”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

O Pergaminho Vermelho
Brasil, 2020
Animação, 91 min
De Nelson Botter Jr.
Com vozes de Isaac Bardavid, Any Gabrielly, Wendel Bezerra
O que nós achamos: “Se mostra alegre e divertido sem grandes exageros, na mesma proporção em que se contenta dentro das dimensões que a própria realização assume para si”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Problemas com a Natureza
The Trouble with Nature, Dinamarca, 2020
Drama, 95 min
De Illum Jacobi
Com Antony Langdon, Nathalia Acevedo, Ulrik Wivel
Prêmio: Festival de Roterdã 2020 – Menção Especial do Júri
O que nós achamos: “Algo repleto de estratos e vernizes, recorrente tanto à beleza estética quanto à racionalização para dizer a que veio”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

O Problema de Nascer
Áustria/Alemanha, 2020
Ficção, 94 min
De Sandra Wollner
Com Ingrid Burkhard, Jana McKinnon, Susanne Gschwendtner
Exibições: Festival de San Sebastián 2020; Festival de Berlim 2020
O que nós achamos: “Estamos diante de uma ficção científica que não se demora em contextos, que evita explicar essa sociedade na qual androides transitam cotidianamente entre humanos, praticamente com eles se misturando em virtude da semelhança física”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

A Santa do Impossível
The Saint of the Impossible, Suíça, 2020
Drama, 90 min.
De Marc Raymond Williams
Com Magaly Solier, Adriano Durand, Marcelo Durand, Tara Thaller, Simon Käser
O que nós achamos: “Além de idealizar o sonho americano e romantizar a miséria dos estrangeiros, Wilkins oferece um olhar questionável à nudez”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Suor
Polônia/Suécia, 2020
Ficção, 100 min
De Magnus von Horn
Com Magdalena Kolesnik, Julian Swiezewski, Aleksandra Konieczna
Exibições: Chicago Film Festival 2020; Zurich Film Festival 2020
O que nós achamos: “Um estudo de personagem, daqueles em que a câmera cola em alguém específico e tenta decifrá-lo nos mínimos detalhes, mas aqui sem desejar esgotá-lo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

O Tremor
Índia, 2020
Ficção, 71 min
De Balaji Vembu Chelli
Com Rajeev Anand, Sasikumar Sivalingam, Semmalar Annam
O que nós achamos: “O cineasta atribui a si mesmo um desafio: de que maneira é possível sustentar a promessa de um espetáculo sem jamais concretizá-lo em imagens?”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Valentina
Brasil, 2020
Ficção, 95 min
De Cássio Pereira dos Santos
Com Thiessa Woinbackk, Guta Stresser, Rômulo Braga
Prêmios: L.A. Outfest 2020 (Melhor Atuação)
O que nós achamos: “Uma obra adulta, ciente das suas responsabilidades, que emociona sem ser piegas, e ensina sem ser didática. Um resultado que muitos almejam, mas são poucos os que alcançam“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Cássio Pereira dos Santos

 

Verão Branco
Blanco de Verano, México, 2020
Drama, 85 min
De Rodrigo Ruiz Patterson
Com Adrián Ross, Sophie Alexander-Katz, Fabián Corres
Exibições: Festivais de Sundance e Málaga (melhor filme)
O que nós achamos: “A trinca de personagens que domina a narrativa possui complexidade e contradições, como convém às figuras tridimensionais”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: MOSTRA BRASIL ::

Ana. Sem Título
Brasil, 2020
Documentário/ficção, 110 min
De Lucia Murat
Com Roberta Estrela D’Alva, Stella Rabelo, Felipe Rocha
O que nós achamos: “Nele, a ficção é tratada como um dispositivo documental”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Chico Rei Entre Nós 
Brasil, 2020
Documentário, 95 min
De Joyce Prado
O que nós achamos: “Arte e política tornam-se indissociáveis, tanto no gesto da equipe quanto nos relatos evocados pelas entrevistas”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

 

Cidade Pássaro
Brasil/França, 2020
Drama, 102 min
De Matias Mariani
Com O.C. Ukeje, Chukwudi Iwudi, Indira Nascimento
Exibição: Berlinale 2020
O que nós achamos: “Enquanto o conteúdo humano é retratado com cautela, os aspectos mais concretos da cidade permitem ao filme apostar numa estética ousada“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Matias Mariani

 

Dente por Dente
Brasil, 2020
Drama/Suspense, 85 min
De Júlio Taubkin, Pedro Arantes
Com Juliano Cazarré, Paolla Oliveira, Renata Sorrah
O que nós achamos: “Oferece-se um cinema de ação masculino à moda antiga, algo que mesmo os referenciais norte-americanos contemporâneos estão tratando de desconstruir”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Entre Nós, Um Segredo
Brasil, 2020
Documentário, 78 min
De Beatriz Seigner, Toumani Kouyaté
O que nós achamos: “O documentário é guiado por um olhar desinformado a respeito de tudo o que está apreendendo. Por isso mesmo, há um sobressalente tom de aprendizado que frequentemente eclipsa a atenção às peculiaridades”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Filho de Boi
Brasil, 2019
Drama, 91 min
De Haroldo Borges
Com João Pedro Dias, Luiz Carlos Vasconcelos, Vinicius Bustani, Wilma Macedo, Jonas Laborda
Exibição: Festival de Busan
O que nós achamos: “O filme busca um delicado equilíbrio entre a história inspiradora e a valorização do banal”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Glauber, Claro
Brasil, 2020
Documentário, 80 min
De César Meneghetti
O que nós achamos: “Confere acesso privilegiado à intimidade não apenas do processo, mas também do que o alimentou”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

Lamaçal
La Chancha, Brasil/Argentina, 2020
Drama/Suspense, 97 min
De Franco Verdoia
Com Gabriel Goity, Esteban Meloni, Gladys Florimonte, Raquel Karro, Rodrigo Silveira
O que nós achamos: “A abordagem enfrenta uma contradição fundamental: quando tudo é tenso e perigoso, nada realmente o é”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

O Lodo
Brasil, 2020
Drama, 98 min
De Helvécio Ratton
Com Fernanda Vianna, Eduardo Moreira, Renato Parara
Exibição: Festival de Tiradentes 2020
O que nós achamos: “A tentação estética e narrativa de enlouquecer junto de seu personagem seria grande, mas nem o protagonista, nem o filme pretende abandonar a esfera da banalidade“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Helvécio Ratton

 

 

Luz Acesa
Brasil, 2020
Documentário, 71 min
De Guilherme Coelho
O que nós achamos: “As histórias aparentam equivaler umas às outras. As narrativas se desenvolvem em uníssono”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

Mulher Oceano
Brasil/Japão, 2020
Drama, 99 min.
De Djin Sganzerla
Com Djin Sganzerla, Kentaro Suyama, Stênio Garcia, Lucélia Santos, Gustavo Falcão, Rafael Zulu, Jandir Ferrari
O que nós achamos: “O filme navega entre nuances: ao invés de explicar, prefere o banquete de sensações, sugestões e analogias”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

Nas Asas da Pan Am
Brasil, 2020
Documentário, 112 min
De Silvio Tendler
O que nós achamos: “Reverencia aquilo que lhe constitui como artista, sujeito e cidadão, entrelaçando todos esses componentes vitais de sua persona”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Nheengatu
Brasil/Portugal, 2020
Documentário, 115 min
De José Barahona
Exibição: Doc Lisboa 2020: filme de abertura
O que nós achamos: “Mesmo sem o objetivo colonizador, Barahona e sua equipe não deixam de ser vistos como corpos estranhos naquele meio, e o fato de o diretor ser português só intensifica esse paralelo.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

 

As Órbitas da Água
Brasil, 2020
Drama, 71 min
De Frederico Machado
Com Antônio Saboia, Rejane Arruda, Auro Juriciê, Flávia Bittencourt
O que nós achamos: “Dentro da chamada Trilogia Dantesca, constitui o filme mais hermético, e também o mais radical”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Todas as Melodias
Brasil, 2020
Documentário, 90 min
De Marco Abujamra
O que nós achamos: “Sem se preocupar em elaborar uma estrutura narrativa com início, meio e fim, o diretor opta por trilhar caminhos não muito óbvios, ao mesmo tempo em que não se exime em fazer uso de elementos que sustentem essas voltas mais complexas pelas quais decide se aventurar“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Uma Máquina Para Habitar
A Machine To Live In, EUA/Brasil, 2020
Documentário, 89 min
De Yoni Goldstein, Meredith Zielke
Exibições: True/False Film Festival 2020; Vision du Reel 2020
O que nós achamos: “Um curioso filme-ensaio sobre Brasília, cujo fluxo narrativo é sustentado por um processo de contínua mistificação”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

Um Dia com Jerusa
Brasil, 2020
Drama, 80 min
De Viviane Ferreira
Com Lea Garcia, Antonio Pitanga, Débora Marçal
Exibição: Festival de Tiradentes 2020
O que nós achamos: “A protagonista se converte simbolicamente em alter-ego da diretora enquanto assume o discurso: dali em diante, é o ponto de vista dela que veremos. O filme, portanto, não é sobre Jerusa, tendo-a como tema, e sim com ela“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Léa Garcia

 

Verlust
Brasil, 2020
Drama, 110 min
De Esmir Filho
Com Andrea Beltrão, Marina Lima, Alfredo Castro
O que nós achamos: “Tudo é ritualístico e essencialmente solene em Verlust“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

:: APRESENTAÇÃO ESPECIAL ::

City Hall
Estados Unidos, 2020
Documentário, 275 min
De Frederick Wiseman
Exibições: Festivais de Veneza, Toronto e Nova York
O que nós achamos: “A beleza mais evidente do filme se encontra em sua crença profunda na política”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

Coronation
Coronation, Alemanha/China, 113 min
De Ai Weiwei
O que nós achamos: “Tende a adquirir com o tempo o status de vital à compreensão de certas especificidades referentes à pandemia do Covid-19”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

:: PRÊMIO LEON CAKOFF – SARA SILVEIRA ::

Todos os Mortos
Brasil, 2020
Ficção, 120 min
De Caetano Gotardo, Marco Dutra
Com Mawusi Tulani, Thomas Aquino, Gilda Nomacce
Exibições: Berlinale, Festival de Gramado
O que nós achamos: “O filme oferece interessantes metáforas, ousadas por seu enfrentamento de feridas históricas”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com os diretores Caetano Gotardo e Marco Dutra

 

 

:: NOTÍCIAS ::

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *