Foi realizada neste sábado, 10, via YouTube, a coletiva de lançamento da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se dará entre os dias 22 de outubro a 04 de novembro de modo prioritariamente virtual por conta dos protocolos de distanciamento impostos pela pandemia. De acordo com Renata de Almeida, diretora da Mostra, serão exibidos, ao todo, 198 filmes, de 71 países. Pela primeira vez foi selecionado um exemplar do Lesoto, atendendo a uma espécie de tradição de revelar cinematografias com pouca visibilidade no âmbito internacional. Também foi confirmado na ocasião que os filmes estarão integralmente disponíveis na plataforma Mostra Play tão logo comece a sessão de abertura, que se dará no dia 22, quinta-feira, às 19h30, no Belas Artes Drive-in, em São Paulo. De acordo com Renata, liberar os selecionados de uma vez visa facilitar o processo de acompanhamento por parte do público.

LEIA MAIS
Mostra de SP 2020 :: Confira o cartaz da 44ª edição, assinado por Jia Zhangke
Mostra de São Paulo 2020 confirma datas e homenagem de edição online
Festival de Gramado 2020 :: Construção vence Mostra Gaúcha de Curtas

O filme escolhido para abrir a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi Nova Ordem (2020), do cineasta Michel Franco, vencedor do grande prêmio do Júri de Veneza e que desencadeou uma série de controvérsias no certame italiano. Renata disse que espera dessa sessão uma boa discussão. Diferentemente dos outros exemplares, ele ficará disponível por um tempo menor em âmbito online (24h), a partir das 00h01 do dia 23 e com um máximo de 1000 visualizações, termos acordados com os distribuidores responsáveis. “Os filmes da Mostra são negociados por muito tempo. A Mostra física é sempre negociada por números de sessões. Geralmente, fechamos quatro ou cinco delas. Para este ano, negociamos números de views, padrão internacionalmente aceito. A maioria dois filmes disponibilizados terá um limite de 2000 views. Como essas negociações precisam ser feitas com muita antecedência, não tivemos tempo de viabilizar a exibição em salas de cinema. E, ademais, pensamos no público em primeiro lugar. Como nossas salas no Brasil são pequenas, optamos por privilegiar o acesso”.

Cena de Nova Ordem”, filme de abertura da Mostra

Mostra Play
Diante da necessidade de fazer um evento quase totalmente online, a plataforma escolhida é certamente uma questão estratégica e essencial. Sobre ela, Renata comentou os desafios específicos, não apenas de tecnologia, mas também quanto ao rompimento de certas resistências. “A Mostra Play foi uma plataforma contratada exclusivamente por algumas razões. Precisávamos convencer os produtores a colocar seus filmes online, o que sempre gera dúvidas. Muitos disseram ‘não’ num primeiro momento, mas depois voltaram atrás. Essa plataforma é a mesma utilizada pelos festivais de Cannes, Toronto e Tribeca, o que acabou facilitando esse processo de convencimento”. Haverá, ainda, a exibição de 15 filmes nas plataformas do Sesc e do SpCine, parceiros do evento.

 

Homenageados
Os homenageados da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo serão a produtora brasileira Sara Silveira, que receberá o troféu Leon Cakoff – prêmio batizado com o nome do criador da Mostra –, e o Prêmio Humanidade será outorgado ao documentarista Frederick Wiseman – que terá seu filme, City Hall (2019) exibido, e também aos funcionário da Cinemateca Brasileira. Renata ressaltou que é a primeira vez em mais de 40 anos de história que a Mostra confere essa distinção a um coletivo, mas que achava mais do que merecido festejar a resiliência dos profissionais dessa entidade que vem passando por uma de suas mais graves crises, o que coloca em risco todo o patrimônio audiovisual do Brasil. Além deles, será homenageado o cineasta Fernando Cony Campos, com a exibição de Viagem ao fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983).

 

Atividades Paralelas
Renata também confirmou que o Fórum acontecerá na plataforma do Itaú Cultural. Haverá várias mesas internacionais e algumas específicas sobre o cinema brasileiro, além da segunda edição do Fórum de Lideranças Femininas do Audiovisual. Outra novidade bastante celebrada foi o curso a ser ministrado por Ruy Guerra. Composto de quatro aulas, obviamente em ambiente virtual, ele vai dar um panorama do cinema sob sua ótica, a de um dos nossos maiores cineastas em atividade, um dos pilares do Cinema Novo.

Chico Diaz em “O Ano da Morte de Ricardo Reis”

Alguns filmes já confirmados
Renata destacou as presenças de Coronation (2020) e Vivos (2020), ambos dirigidos por Ai Weiwei; Sportin’ Life (2020) e Siberia (2020), dirigidos por Abel Ferrara; O Ano da Morte de Ricardo Reis (2020), de João Botelho, do brasileiro Casa de Antiguidades (2020) e de uma seção especial denominada Masters in Short, que contará com curtas-metragens de grandes nomes, tais como Jafar Panahi, Sergei Loznitsa, Guy Maddin e Jia Zhangke. Fique ligado no Guia da Mostra SP 2020 do Papo de Cinema, com todos os destaques da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *