Em 9 de agosto começa a 6ª edição do Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (Pernambuco). Em adequação às medidas sanitárias relacionadas à Covid-19, o evento ocorre de modo online até o dia 28 de agosto, tanto pelo site oficial quanto através da plataforma Cardume, em acesso gratuito. No total, serão apresentados 6 longas-metragens brasileiros e 33 curtas-metragens produzidos no Brasil, México, Argentina e Espanha, todos previamente apresentados e premiados em grandes festivais de cinema.
A abertura do evento traz a reexibição do clássico Corisco e Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, que completa 25 anos. Em paralelo, o Cine Jardim traz cinco mostras paralelas de curtas-metragens. O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o festival, atualizando a matéria com críticas e entrevistas:

 

 

:: Notícias ::

 

VI Cine Jardim :: Os curtas-metragens preferidos da redação do Papo de Cinema
VI Cine Jardim :: Filmes da Mostra Diversidade de Voos discutem gênero e sexualidade
VI Cine Jardim :: Participe do voto popular e conheça os jurados da edição 2021
VI Cine Jardim :: Papo de Cinema organiza três lives com realizadores
VI Cine Jardim :: Descubra a data de exibição dos longas-metragens na Mostra Competitiva
VI Cine Jardim :: Semana apresenta três lives especiais sobre o festival
VI Cine Jardim exibe o clássico Corisco e Dadá em versão online e gratuita
VI Cine Jardim :: Começa o festival online com o tema Cinema e Educação
VI Cine Jardim :: Inscrições abertas para oito oficinas gratuitas de cinema
VI Cine Jardim divulga 46 filmes selecionados nas Mostras Paralelas
VI Cine Jardim :: Anunciados os filmes das mostras competitivas

 

 

 

:: Sessão de Abertura ::

 

Corisco e Dadá
Brasil, 1996
Ficção, 112 minutos
De Rosemberg Cariry
Com Chico Diaz, Dira Paes, Virginia Cavendish, Chico Alves, Regina Dourado, Denise Milfont
Festivais: Festival de Brasília, Festival de Gramado, Festival de Havana, Festival de Cuiabá
Nossa crítica: “É um filme de estrada, mas sem promessas de recompensas, aprendizados ou remissões”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

Especial 25 Anos :: Corisco e Dadá

 

 

 

:: Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros ::

 

 

A Mulher da Luz Própria
São Paulo, 2019
Documentário, 74 minutos
De Sinai Sganzerla
Com Helena Ignez
Festivais: Festival do Rio, Mostra de Cinema de Gostoso, FIM – Festival Internacional de Mulheres, Festival Guarnicês, Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo, DIGO – Festival de Diversidade Sexual
Nossa crítica: “Parte considerável dos méritos deste documentário provém da própria atriz, dançarina e cineasta. Muito franca, ela narra tanto os traumas quanto as conquistas, enaltecendo os filmes em que participou sem vangloriar a si própria”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

As Órbitas da Água
Maranhão, 2020
Ficção, 70 minutos
De Frederico Machado
Com Antonio Saboia, Rejane Arruda, Flávia Bittencourt, Auro Juriciê
Festivais: Mostra Internacional de São Paulo, Festival de Brasília, Fest Aruanda do Cinema Brasileiro, Festival Audiovisual de Campina Grande
Nossa crítica: “A dupla jovem da cidade passa a ameaçar o modo de vida dos pescadores. Sem qualquer troca de palavras, o primeiro terço prepara o terreno à tragédia que virá”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Casa
Pernambuco, 2019
Documentário, 94 minutos
De Letícia Simões
Festivais: Festival do Rio, Festival de Cinema de Vitória, Mostra de Cinema de Gostoso, Olhar de Cinema, Panorama Internacional Coisa de Cinema
Nossa crítica: “Em diversos instantes os bate-papos se transformam em discussões, oportunidades para amarguras virem à tona. Letícia afirma sua posição de perscrutadora”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
Entrevista: “Certos conflitos e situações tiveram graus elevados porque todos sabiam que havia uma câmera ali”, diz Letícia Simões

 

 

Vermelha
Goiás, 2019
Ficção, 78 minutos
De Getúlio Ribeiro
Com Osvaldo Marques, Carlos Alberto Ferreira, Débora Marques, Maria Divina, Jonatas Borges, Vasconcelos Neto
Festivais: Mostra de Tiradentes, Mostra de Cinema de Gostoso, Festival Ecrã, Semana de Cinema, Fronteira Sur Festival
Nossa crítica: “Seja pela banalidade do dia a dia, da inconsistência das estruturas ou da inconsciência da própria ingenuidade, este é um filme que se eleva acima de qualquer mediocridade”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

 

 

Vil, Má
São Paulo, 2020
Documentário, 86 minutos
De Gustavo Vinagre
Com Wilma Azevedo, Juliana Elting
Festivais: Festival de Berlim, Festival Mix Brasil, Cine Esquema Novo, Panorama Internacional Coisa de Cinema, Cinéma du Réel, Festival Transamazônico
Nossa crítica: “O dispositivo lembra uma sessão de terapia com um trono-divã, exceto pelo fato que o discurso não provém da paciente, e sim de uma fonte ao fundo, análoga a uma voz da consciência”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Sertânia
Ceará/Bahia, 2020
Ficção, 97 minutos
De Geraldo Sarno
Com Vertin Moura, Júlio Adrião, Kécia Prado, Lourinelson Vladmir, Edgar Navarro, Sara Galvão, Igor de Carvalho
Festivais: Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema, Festival Pachamama: Cinema de Fronteira, Festival Ecrã, Festival Guarnicê
Nossa crítica: Sertânia transborda de ideias. Poderia ser considerado uma obra de cineasta jovem, do tipo que deseja incluir estilos e conceitos demais num único filme”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista: “É isso que eu faço: penso sobre o homem brasileiro”, explica o diretor de Sertânia

 

 

 

:: Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Latino-Americanos ::

 

 

23 Minutos
Minas Gerais, 2020
Ficção, 16 minutos
De Rodrigo Beetz e Wesley Figueiredo
Com Agnaldo Pereira Santos, Bryan Pinto de Oliveira, Daniel Filipe de Lima e Nikolas Oliveira Costa
Festivais: Mostra de Tiradentes, Festival Entretodos
Nossa crítica: “Esta não é apenas uma história de injustiça, e sim uma crônica sobre lutas e a busca por saídas. Há tanta pulsão de vida quanto de morte no curta-metragem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Ailin en la Luna
Argentina, 2019
Animação, 5 minutos
De Claudia Ruiz
Com Francesca Paroni Peleteiro, Carolina Cano
Festivais: Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, CineFEM, Cinefest, Finde, Aguilar Film Festival
Nossa crítica: “Ganha pontos valiosos ao aliar um visual meio abrutalhado com a doçura que predomina entre a mãe estressada e sua filha cantarolante”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Ângela
Minas Gerais, 2019
Ficção, 14 minutos
De Marília Nogueira
Com Teuda Bara, Gláucia Vandeveld, Antônia de Resende Ramos, Alzira Pereira, Maria José Novais Oliveira
Festivais: Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe, Festival de Vitória, Goiânia Mostra Curtas, Santos Film Festival
Nossa crítica: “E o movimento se dá com elipses que, além de suprimir camadas intermediárias, torna tudo abrupto demais”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Aquele Casal
Paraná, 2019
Ficção, 20 minutos
De William de Oliveira
Com Luiz Bertazzo, Helmann Padilha, Cinara Vitor, Vinicius Sant, Igor Kierke, Patrícia Cipriano, Helder Clayton, Geísa Costa
Festivais: Mostra de Tiradentes, Olhar de Cinema, Festival Mix Brasil, Festival de Cinema de Petrópolis
Nossa crítica: “Oliveira se concentra numa esfera rica psicologicamente, porém distanciada em termos sociológicos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Atordoado, Eu Permaneço Atento
Rio de Janeiro, 2020
Documentário, 15 minutos
De Lucas H. Rossi dos Santos e Henrique Amud
Com Dermi Azevedo
Festivais: Festival de Gramado, Cine Esquema Novo, Festival de Cinema de Vale do Jaguaribe, Vienna Shorts Film Festival, Festival Santa Cruz de Cinema
Nossa crítica: “Além da importância sócio-política-ideológica-histórica, este curta-metragem vale o quanto pesam os seus arranjos cinematográficos que dão conta não apenas de dizer, mas de expressar e convocar à reflexão”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Baile
Santa Catarina, 2019
Ficção, 18 minutos
De Cíntia Domit Bittar
Com Chico Caprario, Patricia Saravy, Emilly de Jesus, Elaine Sallas, Adriane Canan, Adélia Domingues Garcia, Giovana Valgas, Osmarina Maria de Souza
Festivais: Festival do Rio, Festival de Vitória, Festival Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Guarnicê, Goiânia Mostra de Curtas
Nossa crítica: “A capacidade de embalsamação do real pela imagem constitui o tema do fascinante curta-metragem que encontra no olhar infantil uma forma de atribuir distanciamento ao mundo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Cabeça de Rua
Minas Gerais, 2019
Ficção, 15 minutos
De Angélica Lourenço
Com Cora Rufino, Danielle Sendin
Festivais: Festival Visões Periféricas, Festival de Brasília, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Curta Neblina
Nossa crítica: “A narrativa traça uma guinada ampla, partindo das canções evangélicas do letreiro de abertura, rumo ao hino lésbico no encerramento”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Cadeia Alimentar
Rio de Janeiro, 2019
Ficção, 15 minutos
De Raphael Medeiros
Com Mateus Solano, David Junior, Guilherme Ferraz, Iane Santos
Festivais: Mostra Curta Vazantes, Festival de Cinema de Rondônia, Petit Pavé, Festival POE de Cinema Fantástico, Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina
Nossa crítica: “É de se lamentar que o filme insista em ser verborrágico, que frequentemente coloque na boca das pessoas concepções mastigadas, como se estivesse pregando”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Caranguejo Rei
Pernambuco, 2019
Ficção, 23 minutos
De Enock Carvalho e Matheus Farias
Com Clébia Sousa, Tavinho Teixeira, Arilson Lopes
Festivais: Olhar de Cinema, Mostra Ecofalante de Cinema, Fantaspoa, Panorama Internacional Coisa de Cinema
Nossa crítica: “Enock Carvalho e Matheus Farias fazem uma alegoria sobre o progresso desenfreado vendido como inevitável e bem-vindo símbolo de futuro que minimiza os efeitos colaterais”.  Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Carne
Brasil/Espanha, 2019
Documentário, 12 minutos
De Camila Kater
Com Rachel Patrício, Larissa Rahal, Raquel Virgínia, Valquiria Rosa, Helena Ignez
Festivais: Festival de Locarno, Festival de Annecy, Festival do Rio, DocTela
Nossa crítica: “Um curta-metragem sucinto e incisivo, múltiplo imageticamente, mas focado na costura dos depoimentos para consolidar o feminino enquanto entidade”. Leia o texto completo de Marcelo Müller.

 

 

Cinema Contemporâneo
Pernambuco, 2019
Documentário, 5 minutos
De Felipe André Silva
Com Gustavo Patriota
Festivais: Mostra de Tiradentes, Festival Mix Brasil, Recifest, Curta Kinoforum, Curta Brasília
Nossa crítica: “Muitas coisas cabem nesses cinco minutos pungentes, instigantes, íntimos e propositivos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Como Ficamos da Mesma Altura
Alagoas, 2019
Ficção, 17 minutos
De Laís Santos Araújo
Com Anne Carolayne, Julien Costa, Ticiane Simões, Karina Liliane
Festivais: Festival de Roterdã, Festival de Vitória, LoboFest
Nossa crítica: “Fica nesse jogo de gestos e conversas que não se encaixam por conta de insatisfações comuns”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Êles
Rio Grande do Sul, 2019
Ficção, 14 minutos
De Roberto Burd
Com João Pedro Prates, Teca Pereira, Álvaro Rosacosta, Janaina Pelizzon, Sidnei Borba, Maria Antônia Giulian, Nadya Mendes
Festivais: Mostra de Tiradentes, Festival de Gramado, Festcine, Cineserra, Mumbai Shorts International Film Festival
Nossa crítica: “Êles aponta o dedo ao desdém pela empregada doméstica, embora faça pouco esforço para se dissociar deste olhar objetificante”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Epirenov
Argentina, 2019
Animação, 15 minutos
De Alejandro Ariel Martin
Festivais: Boston Latino International Film Festival, La Guarimba Film Festival, Carmel International Short Film Festival
Nossa crítica: “Em pouco menos de 15 minutos, Alejandro Ariel Martin fala sobre solidão e abdicação de uma forma bonita, mas também pesarosa”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Ex-Humanos
Pernambuco, 2019
Ficção, 17 minutos
De Mariana Porto
Com Cláudio Marinho, Vera Valdez, Arthur Schmidt, Natali Silva
Festivais: CinePE, Festcine, Curta Caicó, Festival POE de Cinema Fantástico
Nossa crítica: “Investe na repetição como procedimento para determinar, em poucos gestos e ainda menos palavras, de qual sociedade estamos falando”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Ilhas de Calor
Alagoas, 2019
Ficção, 20 minutos
De Ulisses Arthur
Com Lucas Siqueira, Vyctoria Tenóryo, Vitor Santos, Anny Santos, Fernanda Monalisa, Edilene da Silva, Adriana da Silva, Carleane Alves, Alyston dos Santos, Antônio Vitor, Claudiane Clemente, Claudio Henrique, Gisele Henrique, Jackysson Santos, Kennedy Honório, Mary Correia, Robert Moura, Ronyzinho D’Ávila Weverton Lima, Professora Janete Bomfim, Professor Zé da Silva
Festivais: Festival de Vitória, Cine Ceará, Festival Mix Brasil, Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo
Nossa crítica: “As liberdades vão da fratura do fluxo adotado, com a intromissão bem-vinda de um excerto mimetizando os videoclipes da música pop, à literal quebra da quarta parede”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

 

Interrogação (ou Psicopata Legalizado)
São Paulo, 2019
Animação, 1 minuto
De Moisés Pantolfi
Festivais: CachoeiraDoc, Festival do Minuto, Festival Entretodos
Nossa crítica: “A linguagem da animação contribui ao olhar crítico: os fortes traços do desenho se opõem ao realismo, fortalecendo o distanciamento dos fatos”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

La Última y nos Vamos
México, 2021
Animação, 16 minutos
De Susy López Pérez
Com Susy López Pérez, Blanca Lander, Pillar Gómez, Carlitos Monfil, Roberto Carlos Carrizales
Festivais: Mostra Curta Vazantes, Vancouver Latin American Film Festival, San Diego Latino Film Festival
Nossa crítica: “Seria apropriado descrever o projeto como uma apresentação de títeres filmada, ao invés de uma obra de cinema na qual por acaso se inserem os títeres”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Mansão do Amor
Pernambuco, 2020
Ficção, 14 minutos
De Renata Pinheiro
Com Everaldo PontesTavinho Teixeira
Nossa crítica: “Não denuncia a hipocrisia heteronormativa, se restringindo a ser o retrato singelo de um instante em que corpos se querem como se houvesse entre eles um núcleo magnético”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Memórias de Quintal
Espírito Santo, 2019
Ficção, 19 minutos
De Lorena d’Ávila e Simony Leite Siqueira
Com Cynthia Dessaune, Priscilla Gomes, Nathaly Christiny, Brenda Siqueira, Yasmin Modolo, Lyria Julya Barcelos
Nossa crítica: “O problema se encontra no retrato da miséria em cor-de-rosa. É muito difícil acreditar que Rita esteja sobrevivendo sozinha na rua”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Migrante
Argentina, 2019
Ficção, 5 minutos
De Esteban Ezequiel Dalinger e Daniel Iezzi
Festivais: Festival de Annecy, Mostra de Cinema Infantil, Visioni Urbane, Mercosul Audiovisual
Nossa crítica:Em menos de seis minutos de duração, sucedem-se 26 testemunhos de narradores em off […]. Isso representa míseros 13 segundos para cada personagem explicar seu percurso, refletir a respeito e compor o mosaico sonhado pelos cineastas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Nilson, Filho do Campeão
Rio Grande do Sul, 2021
Ficção, 18 minutos
De Diego Tafarel
Com Frederico Vittola, Kaya Rodrigues, Tony Lopes e Édina Marquês
Festivais: Festival de Gramado, CineSerra
Nossa crítica: “Diego Tafarel se aproveita bem da proximidade de Nilson com outros personagens parecidos, repetindo deles gestos e atitudes que facilitar a identificação por simples associação”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Nimbus
Pernambuco, 2020
Ficção, 11 minutos
De Marcos Buccini
Festival: FestCurtas Fundaj, Cinefantasy, Festival de Cinema de Bento Gonçalves
Nossa crítica: “Quando as peças da trama finalmente se encaixam, o roteiro se interrompe, encarregando o público de tirar as conclusões necessárias”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Nome de Batismo: Frances
Pernambuco, 2019
Documentário, 16 minutos
De Tila Chitunda
Festivais: É Tudo Verdade, Africa in Motion Film Festival
Nossa crítica: “O curta de Tila Chitunda parece um ensaio para algo maior. Isso, porque tanto os assuntos que vêm à tona nas interlocuções quanto os vários evocados pelas temáticas tangenciadas não são expandidos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Rebento
Bahia, 2019
Ficção, 17 minutos
De Vinícius Eliziário
Com Jessica Duarte, Pedro Riccardo, Gabriel Piedade, Juliete Nascimento e João Pedro
Festivais: Curta Caicó, Festival de Cinema Baiano, Festival Taguatinga de Cinema
Nossa crítica: “Embora faltem pais no filme, a direção compensa este sentimento com uma dose generosa de paternalismo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Receita de Caranguejo
São Paulo, 2019
Ficção, 19 minutos
De Issis Valenzuela
Com Thaís Melo e Preta Ferreira
Festivais: Cinélatino, Festival de Gramado, Curta Kinoforum, Afrocine
Nossa crítica: “Preta Ferreira transmite corporeidade e fala de impressionante naturalidade – poucos projetos conseguem obter este nível de leveza de seus intérpretes”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

Ruído Branco
São Paulo, 2019
Documentário, 15 minutos
De Gabriel Fonseca
Festivais: Curta Kinoforum, Festival Taguatinga de Cinema, Amazônia DOC
Nossa crítica: “O pouco tempo à disposição inviabiliza o aprofundamento de determinadas questões vitais, mas não há a sensação residual de que o conteúdo propício a um longa acabou sendo comprimido em minutos”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Sangro
São Paulo, 2019
Documentário, 7 minutos
De Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR
Com Caio Deroci
Festivais: Anima Mundi, Festival de Vitória, Festival de Havana, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Curta Brasília
Nossa crítica: “Mais do que um indivíduo, fala-se por todos. E é justamente nessa universalidade que o filme apresenta o maior dos seus méritos”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

 

 

Sem Asas
São Paulo, 2019
Ficção, 19 minutos
De Renata Martins
Com Grace Passô, Melvin Santhana, Kaik Pereira
Festivais: FIMCine, Festival do Rio, Curta Santos, Curta Kinoforum, Festival Finos Filmes
Nossa crítica: “Faz um recorte sintomático do perigo que a população negra/periférica corre ao realizar coisas banais”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

Seremos Ouvidas
Paraná, 2020
Documentário, 13 minutos
De Larissa Nepomuceno
Festivais: Guarnicê, Cine Esquema Novo, Festival Taguatinga, FestCurtasBH, ROTA, Festival de Vitória
Nossa crítica: “Demonstra consciência de suas limitações (de tempo, principalmente) e se propõe a ser uma síntese da situação de mulher surda numa sociedade com poucos mecanismos de inclusão”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

Severines
Pernambuco, 2020
Documentário, 29 minutos
De Eduardo Monteiro
Com Maria dos Prazeres da Silva, Ana Cristina, João Carlos da Costa Neto, Wagner Bezerra da Silva, Esdras Ezequiel da Conceição, Victor Floriano de Lima
Nossa crítica: “Trata-se de um cinema político clássico – uma obra de mensagem onde o autor concorda com seus personagens que concordam entre si”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Teoria sobre um Planeta Estranho
Minas Gerais, 2019
Ficção, 15 minutos
De Marco Antônio Pereira
Com Larissa Bocchino, Gerson Marques
Festivais: Festival de Gramado, Festival de Vitória, Festival Santa Cruz de Cinema
Nossa crítica: “Os conceitos de Teoria de um Planeta Estranho são instigantes, mas a execução deixa um pouco a desejar, sobretudo quanto à obtenção de certos efeitos (como o lírico) por meio da variação da textura da imagem”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

 

Vai Melhorar
Rio Grande do Norte, 2020
Ficção, 17 minutos
De Pedro Fiuza
Com Cássia Damasceno, Henrique Fontes, Rogério Ferraz
Festivais: Cine PE 2020: 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Nossa crítica: “Embora o realizador não escancare as tensões, elas são plenamente identificáveis em momentos específicos, como quando homens assediam uma desconhecida”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *