Até o dia 28 de agosto, o VI Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim apresenta sua programação online e gratuita, tanto no site do evento quanto na plataforma Cardume. Enquanto os longas-metragens são exibidos em datas específicas, os curtas-metragens restam disponíveis durante a integralidade do evento.
O Papo de Cinema já teve a oportunidade de assistir a cerca de 30 curtas do Cine Jardim, com críticas atualizadas diariamente em nossa matéria especial. Caso esteja escolhendo sua lista de filmes para aproveitar antes do fim do festival, selecionamos os sete curtas preferidos da redação até agora!
LEIA MAIS
Cobertura :: VI Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2021)
VI Cine Jardim :: Participe do voto popular e conheça os jurados da edição 2021
VI Cine Jardim :: Papo de Cinema organiza três lives com realizadores

 

23 Minutos (2020), de Rodrigo Beetz e Wesley Figueiredo
Sinopse: Três amigos se encontram – dois deles trabalham como mecânicos, e o terceiro busca emprego. Uma batida policial transforma a vida deles para sempre.
Nossa nota: 4,5/5
Nossa crítica: “Esta não é apenas uma história de injustiça, e sim uma crônica sobre lutas e a busca por saídas. Há tanta pulsão de vida quanto de morte no curta-metragem”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Atordoado, Eu Permaneço Atento (2020), de Henrique Amud e Lucas H. Rossi
Sinopse: O jornalista e ativista Dermi Azevedo avalia a escalada do autoritarismo no Brasil.
Nossa nota: 4,5/5
Nossa crítica: “Há recortes familiares misturados com fragmentos de filmes, trechos que fazem parte de acervos públicos e/ou privados, tudo bem orquestrado em consonância com o que o jornalista fala”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Baile (2019), de Cíntia Domit Bittar
Sinopse: Uma garota observa o trabalho da mãe com fotografia e decide produzir suas próprias imagens num mundo dominado por homens de poder.
Nossa nota: 4/5
Nossa crítica: “A capacidade de embalsamação do real pela imagem, descrita por André Bazin, constitui o tema do fascinante curta-metragem que encontra no olhar infantil uma forma de atribuir distanciamento ao mundo”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Carne (2019), de Camila Kater
Sinopse: Diferentes vozes refletem sobre as fases da vida, da infância à velhice, pela perspectiva feminina.
Nossa nota: 4,5/5
Nossa crítica: “Um curta-metragem sucinto e incisivo, múltiplo imageticamente, mas focado na costura dos depoimentos para consolidar o feminino enquanto entidade”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Cinema Contemporâneo (2019), de Felipe André Silva
Sinopse: Uma fotografia serve de ponto de partida para discutir o estupro sofrido pelo autor durante a infância.
Nossa nota: 4/5
Nossa crítica: “O narrador medita sobre o status de vítima, traz à tona opiniões convergentes e divergentes da sua, relativiza determinados eventos […]. O protagonista afirma que ninguém mais poderia contar a história”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

Receita de Caranguejo (2020), de Issis Valenzuela
Sinopse: Tendo perdido o pai recentemente, uma adolescente viaja com a mãe para a praia, onde restam roupas e objetos do falecido. Ao longo do fim de semana, Lari amadurece.
Nossa nota: 4,5/5
Nossa crítica: “A narrativa promove um olhar à circularidade da natureza: para que alguns organismos cresçam, se desenvolvam e reproduzam, é preciso que outros morram”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Sangro (2019), de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR
Sinopse: Um homem vivendo com HIV revela seus sentimentos e sua jornada de aceitação.
Nossa nota: 5/5
Nossa crítica: “Poderia, tranquilamente, ser [um filme] sobre a morte. Mas, pelo contrário, é na abundância da vida em que encontra a sua riqueza”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *