Entre os dias 15 e 22 de maio, o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira apresenta sua 11ª edição, a primeira realizada em formato inteiramente online e gratuito, devido à pandemia de Covid-19. O evento que se iniciou com foco na produção da tri-fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru expande o escopo para toda a produção brasileira e latino-americana autoral.

Ao longo de oito dias, serão apresentados dezenas de longas e curtas-metragens com o eixo temático “Mirações, a transcendência, um outro mundo possível”. A seleção é organizada na Mostra Competitiva de Longas Latinos, Mostra Cinema É Política, Mostra Originários, Mostra Amazônia, Mostra Escola de Cinema da Amazônia e Mostra Geraldo Sarno, em referência ao cineasta de Sertânia (2019), homenageado na edição 2021. O argentino Fernando Solanas e o mexicano Paul Léduc também recebem homenagens.

 

 

O festival se inicia com a exibição do longa-metragem Libório (2021), retrato inédito no Brasil sobre o líder dominicano, e se encerra com a projeção de King Kong en Asunción (2020), vencedor do Festival de Gramado 2020. Camilo Cavalcante, diretor do filme, também ministra a oficina “Produção de filmes de baixo orçamento” entre os dias 16 e 21 de maio. Além disso, o XI Pachamama propõe uma série de debates e atrações culturais. Você descobre a programação completa no site oficial. Abaixo, confira as críticas, entrevistas e informações sobre os filmes selecionados. A matéria será atualizada diariamente durante o festival.

 

 

:: Filme de Abertura:: 

 

Libório
República Dominicana, 2021
Ficção, 99 min.
De Nino Martínez
Com Vicente Santos, Karina Valdez, Fidia Peralta, Ramón Emilio Candelario, Jeffrey Holsman, Freddy Ginebra, Anderson Mojica
Nossa crítica: “Conforme mergulhamos na trama, o profeta passa a ser visto apenas por impressões de terceiros, que combinam fatos, rumores e a fé pessoal nos milagres”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: Mostra Competitiva ::

 

Las Ranas
Argentina, 2020
Documentário, 77 min.
De Edgardo Castro
Nossa crítica: “Esta abordagem permite fugir à armadilha da espetacularização do universo carcerário. […] Castro busca compensar a aparência de frieza com a extrema proximidade da câmera”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Supa Layme
Peru, 2020
Documentário, 104 min.
De Fumito Fujikawa
Nossa crítica: “O diretor consegue criar uma obra simultaneamente caseira (pois focada no lar, nas relações entre esposa e marido, entre pais e filhos) e global, ao analisar a vida deste núcleo enquanto metonímia de uma sociedade mais ampla”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Subterrânea
Brasil, 2020
Ficção, 83 min.
De Pedro Urano
Com Silvana Stein, Negro Léo, Helena Ignez, Clara Choveaux, Alexandre Dacosta
Nossa crítica: “A principal ambição se encontra em tornar a História e a Geologia atraentes ao público médio por meio de uma aventura no Rio de Janeiro”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Días de Invierno
México, 2020
Ficção, 85 min.
De Jaiziel Hernández
Com Emma Mirthala Cantú, Anahi Davila, Saidee García, Leticia Huijara, Miguel Narro, Cesar Ramones e Peter Theis
Nossa crítica: “A trama demora um pouco a engrenar, patina até a mostrar ao que veio. Seus primeiros movimentos são um tanto desconexos para quem ainda não foi apresentado ao contexto”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

 

Visión Nocturna
Chile, 2019
Documentário, 80 min.
De Carolina Moscoso Briceño
Nossa crítica: “[A diretora busca] no próprio passado uma ferida ainda viva, latente e incômoda, que precisava ser encarada de frente para, quem sabe, encontrar algum tipo de redenção”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

 

 

 

A Mesma Parte de um Homem
Brasil, 2021
Ficção, 99 min.
De Ana Johann
Com Irandhir Santos, Clarissa Kiste, Laís Cristina, Otavio Linhares, Zeca Cenoviz
Nossa crítica: “O filme parte de um diagnóstico tão doentio, no sentido estrito do termo, quanto humano, a respeito das relações de dependência, afeto e exploração entre familiares”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “As mulheres são muito sozinhas no campo. Não existe a opção de pedir socorro”, afirma Ana Johann

 

 

Sirena
Bolívia, 2019
Ficção, 76 min.
De Carlos E. Piñeiro
Com Benjamín Pari, Andrés Rojas, Brian Ramírez, Daniel Aguirre, Ariel Mariaca, Kike Gorena
Nossa crítica: É louvável que se mantenha fiel à tentativa de fazer do cinema uma evocação”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Rio Turbio
Argentina, 2020
Documentário, 82 min.
De Tatiana Mazú González
Nossa crítica: “Ao se concentrar no vilarejo carbonífero ao redor do Rio Turbio, a autora efetua uma crônica da desigualdade contemporânea na Argentina profunda”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Chaco
Bolívia e Argentina, 2020
Ficção, 80 min.
De Diego Mondaca
Com Fabián Arenillas, Omar Calisaya, Raimundo Ramos, Ariel Nuñez, Fausto Conde, Mauricio Toledo, Jorge Arias
Nossa crítica: “Ao invés de desenhar heróis e anti-heróis, de resgatar passagens específicas desta batalha, Mondaca prefere criar um teatro do absurdo a respeito das guerras em geral”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

La Chucha Perdida de los Incas
Peru, 2019
Documentário, 83 min.
De Fernando Gutiérrez
Nossa crítica: “Para o diretor Fernando Gutiérrez, as sociedades são estruturadas em torno do sentimento de orfandade. Os adultos estariam em constante busca de uma figura paterna”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Harley Queen
Chile, 2019
Documentário, 100 min.
De Carolina Adriazola e José Luis Sepúlveda
Nossa crítica: “O documentário surpreende pela articulação inesperada de roteiro e montagem. A trama se desenvolve em blocos autônomos, dotados de pouca, ou nula, relação entre si”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

Nosotros, Los Bárbaros
Bolívia, 2020
Documentário, 85 min.
De Juan Alvarez-Durán
Nossa crítica: “O cineasta combina estilos e recursos incomuns tanto nos documentários sociológico-etnográficos quanto nas docuficções de teor afetuoso”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: Homenagem a Geraldo Sarno ::

 

Sertânia
Brasil, 2019
Ficção, 97 min.
De Geraldo Sarno
Com Vertin Moura, Julio Adrião, Lourinelson Vladmir, Edgar Navarro, Kécia Prado
Nossa crítica: “O filme ousa ser incômodo, mas em momento nenhum deseja chocar, como talvez fizessem os diretores inexperientes”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “É isso que eu faço: penso sobre o homem brasileiro”, explica Geraldo Sarno

 

 

 

:: Sessão Especial ::

 

Edna
Brasil, 2021
Documentário, 64 min.
De Eryk Rocha
Nossa crítica: “A violência se converte em poesia, não para atenuá-la ou desculpá-la, mas para revelar a maneira como o cinema de criação pode estabelecer, dentro do registro documental, um diálogo metafórico com o real”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

:: Mostra Originários ::

 

Yãmiyhex: As Mulheres-Espírito
Brasil, 2019
Documentário, 76 min.
De Sueli Maxakali e Isael Maxakali
Nossa crítica: “Existe uma noção de mise en scène para além da captação do documentário: o ritual, em si, constitui a experiência de uma criação coletiva de autoria compartilhada”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

A Flecha e a Farda
Brasil, 2020
Documentário, 76 min.
De Miguel Antunes Ramos
Nossa crítica: “Embora o acúmulo de entrevistas desempenhe um papel vital à reconstituição dessa página obscurecida da História, o enrijecido aspecto formal das mesmas gera uma reiteração contraproducente”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

 

 

Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!
Brasil, 2020
Documentário, 70 min.
De Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero
Nossa crítica: “O tom das falas carrega a indignação de um povo que protesta há centenas de anos, mas ainda não tem sua voz escutada”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: Mostra Amazônia ::

 

Por Onde Anda Makunaíma?
Brasil, 2020
Documentário, 89 min.
De Rodrigo Séllos
Nossa crítica: “O autor trabalha com entrevistas e imagens de arquivo, mas também interstícios poéticos, fusão de sons e imagens não reincidentes, construções metafóricas, cenas espontâneas e cenas controladas”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

 

 

A Última Floresta
Brasil, 2020
Documentário, 74 min.
De Luiz Bolognesi
Nossa crítica: “Esqueça o senso de urgência comum a tantos documentários políticos nos quais o conteúdo se sobrepõe à forma: aqui, a estética expressa um posicionamento político consciente”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
Entrevista :: “Era fundamental que o filme mostrasse a força do povo Yanomami”, explica o diretor Luiz Bolognesi

 

 

 

:: Mostra Tri Fronteira ::

 

Um Dia Qualquer
Brasil, 2020
Ficção,
De Pedro von Krüger
Com Mariana Nunes, Augusto Madeira, Tainá Medina, Vinícius de Oliveira, Juan Paiva, Willean Reais, Eli Ferreira
Nossa crítica: “Há um artificialismo na encenação, algo também visto na afetação que prevalece nos cenários montados”. Leia na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

 

 

 

:: Mostra Cinema É Política ::

 

#eagoraoque
Brasil, 2020
Ficção, 70 min.
De Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald
Com Vladimir Safatle, Jean-Claude Bernardet, Palomaris Mathias
Nossa crítica: “O filme parte do pressuposto que a esquerda precisa se questionar quanto à fronteira separando teoria e prática”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

Entre Nós Talvez Estejam Multidões
Brasil, 2020
Documentário, 99 min.
De Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
Nossa crítica: “A maneira como o dispositivo cinematográfico adentra os espaços se mostra coerente com o posicionamento político dos realizadores: a imagem se abre àquela realidade sem controlar o que se passa à sua frente”. Leia na íntegra a crítica de Bruno Carmelo.

 

 

 

 

:: Filme de Encerramento ::

 

King Kong en Asunción
Brasil, 2020
Ficção, 90 min.
De Camilo Cavalcante
Com Andrade Júnior, Ana Ivanova, Juan Carlos Aduviri, Fernando Teixeira, Maycon Douglas, Georgina Genes
Nossa crítica: “A única voz que efetivamente importa é a da Morte, cuja poética e sonoridade sobressaem. Ela age como uma espécie de compensação aos silêncios prolongados do homem”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.

 

 

 

:: Notícias ::

 

XI Festival Pachamama anuncia seleção e abre inscrições para oficina com Camilo Cavalcante
XI Festival Pachamama :: “Chamamos atenção ao potencial do cinema enquanto ferramenta de luta, conscientização e conhecimento”, explicam os organizadores
XI Festival Pachamama online começa com o inédito Libório e show de Timpana
XI Festival Pachamama :: Domingo tem Mostra Competitiva e sessão de Sertânia
XI Festival Pachamama :: Segunda tem Geraldo Sarno e Cinema da Amazônia
XI Festival Pachamama :: Terça-feira tem cinema feminino e debate latino-americano
XI Festival Pachamama :: O ousado cinema latino-americano na Mostra Competitiva
XI Festival Pachamama :: Filmes brasileiros debatem ditadura, ocupações e Makunaíma
XI Festival Pachamama :: Penúltimo dia de programação traz A Última Floresta
XI Festival Pachamama :: O chileno Visión Nocturna leva o prêmio principal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *