Hoje, 15 de maio, começa a 11ª edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, em versão online e gratuita. O evento dedicado à produção autoral latino-americana traz uma cerimônia virtual de abertura, às 18h30 (horário do Acre) e 20h30 (horário de Brasília), nas redes sociais do festival. A atriz Lucélia Santos faz uma participação especial, introduzindo a homenagem ao cineasta Geraldo Sarno, autor de Viramundo (1964) e de Sertânia (2019).

O primeiro dia também conta com a apresentação de um filme inédito no Brasil: Libório (2021), de Nino Martínez Sosa. O longa-metragem, selecionado no festival de Roterdã, resgata a memória do camponês Papá Libório, líder revolucionário e profeta dominicano. Segundo a lenda, ele teria morrido durante um furacão, porém ressuscitado e voltado à terra para salvar seu povo.

LEIA MAIS
Cobertura :: 11º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira (2021)
XI Festival Pachamama :: “Chamamos atenção ao potencial do cinema enquanto ferramenta de luta, conscientização e conhecimento”, explicam os organizadores

 

Libório

 

“Este cinema desperta a aparência de familiaridade, não apenas pelo passado comum de exploração norte-americana e de golpes antidemocráticos. Existe um paralelo na reconstituição de lideranças e insurgências por um prisma fabular, aproximando a história do país do realismo fantástico e do terror. Joaquim (2017), Vazante (2017) e Todos os Mortos (2020) vêm à mente”. Leia na íntegra a nossa crítica.

Além desta exibição, a primeira noite do 11º Pachamama conta com uma performance musical. A boliviana Timpana apresenta o álbum Gwandena às 18h30 (horário do Acre) e 20h30 (horário de Brasília). A artista é conhecida por combinar elementos populares e nativos com uma sonoridade eletrônica, incorporando ferramentas do teatro e do audiovisual.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *