20211110 marighella podcast papo de cinema 800

Marighella (2021), longa-metragem dirigido por Wagner Moura, confirmou o favoritismo (tinha 17 indicações) e foi o principal vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022. A cinebiografia de Carlos Marighella levou para casa os troféus de Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. A cerimônia da premiação, organizada pela Academia Brasileira de Cinema, aconteceu nesta terça-feira, 10, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira. Aliás, a festa voltou à Cidade Maravilhosa depois de dois anos acontecendo em São Paulo. Durante a cerimônia de entrega dos 32 Troféus Saci, foram celebradas as mulheres produtoras de cinema e ainda os 60 anos de lançamento de O Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Sem mais delongas, vamos à lista com todos os vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022.

LEIA MAIS
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes vencedores do Prêmio David di Donatello
Prêmio ABRA de Roteiro divulga vencedores de sua 6ª edição
DIGO 2022 :: Festival da Diversidade Sexual e Gênero divulga vencedores de sua 7ª edição

20220811 camila pitanga gp cinema brasileiro papo de cinema
Camila Pitanga, uma das apresentadoras da noite. Foto: Rogério Resende

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
Marighella, de Wagner Moura

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
Depois A Louca Sou Eu, de Julia Rezende

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende

MENÇÃO HONROSA – LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral

MELHOR LONGA-METRAGEM – VOTO POPULAR
O Auto Da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte

MELHOR DIREÇÃO
Daniel Filho, por O Silêncio da Chuva

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Wagner Moura, por Marighella

MELHOR ATRIZ
Dira Paes, por Veneza

MELHOR ATOR
Seu Jorge, por Marighella

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Zezé Motta, por Doutor Gama

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Rodrigo Santoro, por 7 Prisioneiros

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Adrian Teijido, por Marighella

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Henrique dos Santos e Aly Muritiba, por Deserto Particular

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Felipe Braga e Wagner Moura, por Marighella

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Frederico Pinto, por Marighella

MELHOR FIGURINO
Verônica Julian, por Marighella

MELHOR MAQUIAGEM
Martín Macías Trujillo, por Veneza

MELHOR EFEITO VISUAL
Pedro De Lima Marques, por Contos do Amanhã

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
Karen Harley, por Piedade

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
Ricardo Farias, por A Última Floresta

MELHOR SOM
George Saldanha, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Renan Deodato, por Marighella

MELHOR TRILHA SONORA
André Abujamra e Márcio Nigro, por Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT
Angeli The Killer – 2a Temporada (Canal Brasil). Direção Geral: Cesar Cabral

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT Transamazônica: Uma Estrada Para O Passado – 1a Temporada (HBO e HBO GO) Direção Geral: Jorge Bodanzky

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT
Dom – 1a Temporada (Amazon Prime Video) Direção Geral: Breno Silveira

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV ABERTA
Sob Pressão – 4a Temporada (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Mitos Indígenas Em Travessia, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Yaõkwa, Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Ato, de Bárbara Paz

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
Ema (Chile), de Pablo Larraín

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Nomadland (EUA), de Chloe Zhao

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *