Anualmente, o Festival de Cinema Francês traz ao Brasil o que de melhor a terra natal da Sétima Arte realiza em termos de filmes. Exemplares premiados em festivais, outros celebrados pela crítica internacional e produções de jovens iniciantes se misturando com as oriundas de mestres consagrados. Além disso, essa verdadeira festa geralmente proporciona alguns encontros significativos ao espectador brasileiro. Primeiro de tudo, com os clássicos que marcaram época. Em 2018, Z (1969), de Costa-Gavras, será exibido numa cópia restaurada, dentro da seção Clássicos. Segundo, com os artistas que veem ao país tropical para trocar experiências e discutir essa paixão em comum. Neste ano, Jérémie Renier (O Amante Duplo/Carnívoras); Yannick Renier e Zita Hanrot (Carnívoras); Fabien Gorgeart e Clotilde Hesme (O Poder de Diane); Nabil Ayouch e Maryam Touzani (Primavera em Casablanca); e Finnegan Oldfield (Marvin) fazem parte da comitiva francesa que veio saudar o público do Festival de Cinema Francês, além de conversar com a imprensa. E, claro, o Papo de Cinema está atento a tudo que acontece no evento. Fique ligado, pois aqui teremos críticas dos filmes e entrevistas especiais com as equipes.

 

FILMES SELECIONADOS

50 São os Novos 30
Marie-Francine, França/Bélgica, 2017
Comédia/Romance, 95 min
De Valérie Lemercier
Com Patrick Timsit, Hélène Vincent, Philippe Laudenbach
Confira a crítica de Matheus Bonez

 

 

O Amante Duplo
L’amant double, França, 2017
Drama/Romance/Thriller, 107 min
De François Ozon
Com Jérémie Renier, Marine Vacth, Jacqueline Bisset
Exibições: Festival de Cannes 2017
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

A Aparição
L’Apparition, França, 2018
Drama, 144 minutos
De Xavier Giannoli
Com Vincent Lindon, Galatéa Belludi, Patrick d’Assumçao
Exibições: Festival de Moscou 2018; Festival de Edimburgo 2018
Confira a crítica de Robledo Milani

 

 

A Busca do Chef Ducasse
La Quête d’Alain Ducasse, França, 2017
Documentário, 84 minutos
De Gilles de Maistre
Com Alain Ducasse
Exibições: Festival de Berlim 2018
Confira a crítica de Robledo Milani

 

 

A Excêntrica Família de Gaspard
Gaspard va au Mariage, França/Bélgica, 2018
Drama/Romance, 103 minutos
De Antony Cordier
Com Felix Moati, Christa Théret, Laetitia Dosch, Marina Foïs, Guillaume Gouix, Johan Heldenbergh, Élodie Bouchez
Exibições: Festival de Moscou 2018 (seleção oficial)
Confira a crítica de Robledo Milani

 

A Noite Devorou o Mundo
La nuit a dévoré le monde, França, 2018
Ação/Horror/Terror, 93 min
De Dominique Rocher
Com Anders Danielsen Lie, Golshifteh Farahani, Denis Lavant
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

Carnívoras
Carvinores, França/Bélgica, 2018
Drama/Thriller, 98 min
De Jérémie RenierYannick Renier
Com Leïla Bekhti, Zita Hanrot, Hiam Abbass
Confira a crítica de Marcelo Müller 

 

 

Custódia
Jusqu’à la Garde, França, 2017
Drama, 93 minutos
De Xavier Legrand
Com Denis Ménochet, Léa Drucker, Thomas Gioria, Mathilde Auneveux
Prêmios: Festival de Veneza 2017 – Melhor Direção; Melhor Primeiro Filme
Confira a crítica de Leonardo Ribeiro

 

 

De Carona para o Amor
Tout le monde debout, França/Bélgica, 2018
Comédia/Romance, 107 min
De Franck Dubosc
Com Franck Dubosc, Alexandra Lamy, Elsa Zylberstein
Confira a crítica de Marcelo Müller  

 

 

Gauguin: Viagem ao Taiti
Gauguin: Voyage de Tahiti, 2017
França, Drama, 102 minutos
De Edouard Deluc
Com Vincent Cassel, Tuheï Adams, Malik Zidi
Exibição: Festival de Haifa 2017
Confira a crítica de Robledo Milani

 

 

Marvin
Marvin ou la belle éducation, França, 2017
Drama, 115 min
De Anne Fontaine
Com Finnegan Oldfield, Jules Porier, Isabelle Huppert
Prêmio: Queer Lion – Festival de Veneza 2017
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira

 

 

Nos Vemos no Paraíso
Au revoir là-haut, França/Canadá, 2017
Drama/Crime, 117 min
De Albert Dupontel
Com Nahuel Pérez BiscayartMélanie Thierry, Laurent Lafitte
Prêmios: César 2018 – Melhor Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino, Design de Produção e Direção. Concorreu ainda nas categorias Melhor Ator (Albert Dupontel), Atriz Coadjuvante (Mélanie Thierry), Ator Coadjuvante (Niels Arestrup), Ator Coadjuvante (Laurent Lafitte), Trilha Sonora, Som, Montagem e Filme
Confira a crítica de Rodrigo de Oliveira 

 

O Orgulho
Le brio, França/Bélgica, 2017
Drama, 95 min
De Yvan Attal
Com Daniel Auteuil, Camélia Jordana, Yasin Houicha
Prêmios: César 2018 – Melhor Atriz Revelação (Camélia Jordana) e indicado a Melhor Ator (Daniel Auteuil) e Filme
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

O Poder de Diane
Diane a les épaules, França, 2018
Drama, 87 minutos
De Fabien Gorgeart
Com Clotilde Hesme, (Thomas Suire, Grégory Montel
Confira a crítica de Matheus Bonez

 

 

O Último Suspiro
Dans la brume, França/Canadá, 2017
Ação/Ficção Científica, 89 min
De Daniel Roby
Com Romain DurisOlga Kurylenko, Fantine Harduin
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

Primavera em Casablanca
Razzia, França/Marrocos/Bélgica, 2018
Drama, 119 min
De Nabil Ayouch
Com Maryam Touzani, Arieh Worthalter, Amine Ennaji
Exibição: Festival de Toronto 2017
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

Promessa ao Amanhecer
La Promesse de L’Aube, França, 2017
Drama, 131 minutos
De Eric Barbier
Com Charlotte Gainsbourg, Pierre Niney, Didier Bourdon, Jean-Pierre Darroussin, Catherine McCormack
César 2018: indicado a Melhor Atriz, Roteiro Adaptado, Figurino, Direção de Arte
Confira a crítica de Robledo Milani

 

A Raposa Má
Le grand méchant Renard et autres contes…, França/Bélgica, 2017
Animação, 83 min
De Patrick Imbert, Benjamin Renner
Prêmio: César 2018 – Melhor Longa de Animação
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

O Retorno do Herói
Le retour du héros, França/Bélgica, 2018
Comédia/História/Romance, 90 min
De Laurent Tirard
Com Jean DujardinMélanie Laurent e Noémie Merlant
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

Troca de Rainhas
L’échange des princesses, França/Bélgica, 2017
Drama/História, 100 min
De Marc Dugain
Com Lambert WilsonOlivier Gourmet, Anamaria Vartolomei
Indicações: César 2018 – indicado a Melhor Filme Estrangeiro (Bélgica)
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

 

:: CLÁSSICO ::

Z
Z, França/Argélia, 1969
Drama/Crime, 127 min
De Costa-Gavras
Com Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant
Prêmios: Oscar 1970 – Melhor Filme Estrangeiro e Montagem. Indicado ainda nas categorias de Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado; Globo de Ouro 1970 – Melhor Filme Estrangeiro; BAFTA 1970 – Melhor Trilha Sonora e indicado a Melhor Filme, Montagem e Roteiro; Festival de Cannes 1969 – Melhor Ator (Jean-Louis Trintignant) e com o Troféu do Júri
Confira a crítica de Marcelo Müller

 

:: ENTREVISTAS EXCLUSIVAS ::

Primavera em Casablanca :: Entrevista com Maryam Touzani

Primavera em Casablanca :: Entrevista com Nabil Ayouch

Carnívoras :: Entrevista com Zita Hanrot

Carnívoras :: Entrevista com Yannick Renier

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *