A pandemia de Covid-19 tem provocado algumas configurações inéditas no circuito brasileiro de festivais. A Mostra de Tiradentes, um dos principais eventos dedicados ao cinema ousado e experimental, criou há alguns anos uma itinerância em São Paulo para permitir que o público da cidade também descubra as obras. Em 2021, teremos a itinerância virtual de um festival virtual: tanto o evento original quanto esta segunda janela de exibição ocorrem em formato online.

Na prática, isso significa que o público ganha uma segunda oportunidade de assistir à forte seleção 2021, entre 18 e 24 de março, de modo totalmente gratuito. Entre os destaques encontram-se os sete filmes exibidos na Mostra Aurora, principal competição de Tiradentes. O vencedor Açucena será exibido ao lado de Oráculo, Rosa Tirana, Kevin, A Mesma Parte de um Homem, O Cerco e Eu, Empresa.

LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 :: Cinema de abraços e assombrações (Balanço final)
Mostra de Tiradentes 2021 :: Açucena vence o prêmio de melhor filme
Cobertura :: 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2021)

 

Açucena

 

A nona edição da Mostra Tiradentes SP também reprisa na íntegra a programação da Mostra Olhos Livres, que analisa novas proposições do cinema brasileiro, e a Mostra Foco, voltada aos curtas-metragens. Estas seções incluem os belos Amador, Rodson ou (Onde o Sol não Tem Dó) e 4 Bilhões de Infinitos. A edição paulistana traz quatro debates inéditos, com 16 convidados entre diretores, atores, atrizes e produtores dos filmes selecionados.

O festival ocorre por meio da plataforma online do Sesc SP. Segundo os curadores Lila Foster e Francis Vogner dos Reis, “retornar a essas imagens, ou ir de encontro a elas pela primeira vez, é o que propõe a Mostra Tiradentes | SP, um espaço privilegiado para a ampliação do debate sobre o cinema brasileiro contemporâneo e o processo criativo de artistas do nosso país”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *