O Festival do Rio 2022 vai acontecer entre 06 e 16 de outubro no Rio de Janeiro. E, como não poderia deixar de ser, nesse período a capital fluminense vai se tornar um palco para festejar, principalmente, o cinema brasileiro. Nesta terça-feira, 30, foram anunciados os filmes nacionais escolhidos para fazer parte dessa que é uma das maiores celebrações do cinema da América Latina. Há produções que terão sua première mundial na Cidade Maravilhosa e outras que ganharão as suas primeiras exibições no Brasil depois de fazerem bonito em evento internacionais. Ao todo, o Festival do Rio recebeu a inscrição de 450 curtas e 200 longas. Os 70 títulos selecionados estão nas mostras competitivas – Competição Oficial e Novos Rumos – e nas mostras especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. Entre os destaques estão Regra 34 (2022), filme que ganhou recentemente o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; e Carvão (2022), representante brasileiro no festival de San Sebastian. Sem mais delongas, confira abaixo a lista completa com os integrantes das diversas mostras que o Festival do Rio dedica exclusivamente para celebrar o nosso tão combalido, mas resistente cinema brasileiro.

A Première Brasil foi criada para ser uma grande janela para o cinema brasileiro. Nos interessa – mais que tudo – tornar nossos filmes acessíveis e conhecidos dentro do Brasil e para todos os públicos. O Festival do Rio também se consolidou como uma importante plataforma para o cinema brasileiro no exterior, projetando nosso prestígio e talento internacionalmente” – diz Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.

 

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PREMIÈRE BRASIL: COMPETITIVAS

LONGAS FICÇÃO
Bem-Vinda, Violeta, de Fernando Fraiha
Bocaina, de Ana Flávia Cavalcanti, Fellipe Barbosa
Carvão, de Carolina Markowiczs
Fogaréu, de Flávia Neves
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós, Joana Pimenta
Paloma, de Marcelo Gomes
Paterno, de Marcelo Lordello
Perlimps, de Alê Abreu
Propriedade, de Daniel Bandeira
Regra 34, de Julia Murat
Transe, de Carolina Jabor, Anne Pinheiro Guimarães

LONGAS DOCUMENTÁRIOS
7 Cortes de Cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo, Pedro Rossi
A Assembleia – Brasil, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente
Exu e o Universo, de Thiago Zanato
Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes
Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie
Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor, de Luis Carlos de Alencar
Nossa Pátria Está Onde Somos Amados, de Felipe Hirsch
Sociedade do Medo, de Adriana Dutra

CURTAS
Abscesso, de Bianca Iatallese
Big Bang, de Carlos Segundo
Cinema Vivo, de Chris MN
Contando Aviões, de Fabio Rodrigo
Escasso, de Gabriela Gaia Meirelles
Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo
Kokoro: De coração a coração, de André Hayato Saito
Mulheres Árvore, de Wara
Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo
O Senhor do Trem, de Aída Queiroz, Cesar Coelho
Último Domingo, de Joana Claude, Renan Barbosa Brandão
Selfie, de Alex Sernambi
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
Tiro de Misericórdia, de Augusto Barros


PREMIÈRE BRASIL – NOVOS RUMOS

COMPETIÇÃO LONGAS
A Cozinha, de Johnny Massaro
A Filha do Caos, de Juan Posada
Canção ao Longe, de Clarissa Campolina
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zaumpaulo
O Acidente, de Bruno Carboni
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre
Lilith, de Bruno Safadi
Ciclo, de Ian SBF

COMPETIÇÃO CURTAS – NOVOS RUMOS
Aluísio, o Silêncio e o Mar, de Luiz Carlos Vasconcellos
Caminhos Afrodiaspóricos do Recôncavo da Guanabara, de Wagner Novais
Curupira e a Máquina do Destino, de Janaína Wagner
E nada mais disse., de Júlia Menna Barreto
Entre a Colônia e as Estrelas, de Lorran Dias
Êra Punk, de Flávio Galvã
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
Iceberg, de Will Domingos

HORS CONCOURS
Abestalhados 2, de Marcos Jorge, Marcelo Botta
Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz
A Praga, de José Mojica Marins + A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo
Matheus Sundfeld, de Pedro Junqueira
Derrapada, de Pedro Amorim
Down Quixote, de Leonardo Cortez
Miucha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte
Pérola, de Murilo Benício

NOVOS RUMOS / HORS CONCOURS
Domingo à noite, de André Bushatsky

PREMIERE BRASIL: O ESTADO DAS COISAS
Boicote, de Julia Bacha
Corpolítica, de Pedro Henrique França
Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun
Fio do Afeto, de Bianca Lenti
Palco de Luta, de Iberê Carvalho
Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado, de Maria Clara Parente
Um Tiro no Escuro, de Paulo Ferreira

CURTAS
Romão, de Clementino Júnior
Socorro, de Susanna Lira
Sinfonia da Vacina, de Guilherme Coelho, Julia De Simoni
Tekoha, de Carlos Adriano

PREMIERE BRASIL: RETRATOS
Belchior: Apenas um Coração Selvagem, de Natália Dias, Camilo Cavalcante
Daniel Senise: Nem Tudo Tem que ser Sobre Alguma Coisa, de Bernardo Pinheiro
De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira
Elton Medeiros: o Sol Nascerá, de Pedro Murad
Luzes Mulheres Ação, de Eunice Gutman
Otto: de trás p/ diante, de Helena Lara Resende, Marcos Ribeiro
Quando a Coisa Vira Outra, de Marcio de Andrade

PREMIERE BRASIL: ESPECIAL CLÁSSICOS
O Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias
O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte

OUTRAS MOSTRAS:
MIDNIGHT
O País da Pornochanchada, de Adolfo Lachtermacher

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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