Mesmo contra todas as ondas nefastas que vem se abatendo contra o cinema brasileiro nos últimos anos, continuamos resistindo e fazendo bonito. E o mais novo capítulo lindo dessa resistência é o fato de Regra 34 (2022), o novo longa-metragem da cineasta Júlia Murat, ter vencido o Leopardo de Ouro, reconhecimento máximo do Festival de Cinema de Locarno (um dos mais importantes e prestigiados do mundo), neste sábado, 13. Para se ter uma ideia da importância do feito da brasileira, nosso país tinha vencido esse cobiçado prêmio apenas uma vez e há 55 anos, com Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha. “Ganhar esse prêmio nesse momento em que a extrema direita detém o poder no país, valoriza um filme que representa tudo o que eles odeiam e tentam exterminar”, disse Júlia logo depois da premiação que lhe consagrou em território suíço. Regra 34 competiu com quase 20 produções do mundo todo e, novamente, mostrou do que é feito o cinema brasileiro.

LEIA MAIS
Lilo, Lilo, Crocodilo :: Animação ganha cartaz oficial. Confira!
Só Se For Por Amor :: Série com Lucy Alves e Filipe Bragança ganha teaser e data de estreia
Porto Alegre ganha mostra em homenagem aos 80 anos de Tabajara Ruas

Regra 34 não foi o único brasileiro premiado no Festival de Locarno 2022. Soberane (2022) ganhou o Leopardo de Ouro de Melhor Curta-metragem. Embora seja listado no evento como uma produção cubana, o filme é atuado e dirigido por Wara, artista indígena e não binária de Fortaleza, no Ceará, e que estuda na EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión, de Cuba. Big Bang (2022), de Carlos Segundo, ganhou o Pardino de Ouro, láurea de melhor curta-metragem de autor. Por fim, ainda na seara dos curtas-metragens, É Noite na América (2022), de Ana Vaz, traz para o Brasil a menção especial no Pardo Verde, dedicada a filmes de temática ambiental.

Em Regra 34, Simone (Sol Miranda) é uma jovem negra que recentemente passou na prova para a defensoria pública e que pagou os seus estudos trabalhando como camgirl. Como defensora, ela atende principalmente mulheres que foram vítimas de violência doméstica, cenário que lhe apresenta a diversas formas do machismo se manifestar brutalmente. No entanto, seus próprios interesses sexuais a levam a adentrar num mundo de selvageria e erotismo. O elenco do longa-metragem ainda conta com Lucas Andrade, Lorena Comparato e Isabela Mariotto. O filme ainda não tem data definida para a estreia no Brasil, então, enquanto isso, fique com o teaser de Regra 34.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *