A prestigiosa revista francesa Cahiers du Cinéma divulgou nas redes sociais sua tradicional lista de melhores filmes do ano, ainda nos primeiros dias de dezembro. Além dos autores venerados anualmente pela equipe editorial (Philippe Garrel, Emmanuel Mouret, Hong Sang-Soo com dois filmes distintos), a seleção destaca em primeiro lugar o documentário City Hall (2020), do americano Frederick Wiseman.

Trata-se de um filme de mais de quatro horas de duração sobre a rotina na prefeitura de Boston, cidade natal do cineasta. Fascinado pelas instituições, e buscando pontos de contato entre diversas culturas e origens, Wiseman acompanha tanto as reuniões burocráticas do prefeito quanto os encontros municipais e o trabalho de operários da construção civil. Confira a nossa crítica.

LEIA MAIS
Jornalistas pedem demissão coletiva na revista Cahiers du Cinéma
Bacurau é eleito um dos dez melhores filmes do ano pela revista Cahiers du Cinéma
Opinião :: A nova experiência da 44ª Mostra de São Paulo

 

City Hall

 

Outros títulos familiares aos brasileiros são o drama Joias Brutas (2019), disponível na Netflix, e estrelado por Adam Sandler, e o romeno Malmkrog (2020), destaque da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Apenas uma mulher figura na lista: Sophie Letourner, pela comédia Énorme (2019). Descubra o top 2020 da Cahiers du Cinéma:

 

  1. City Hall (2020), de Frederick Wiseman
  2. The Woman Who Ran (2020), de Hong Sang-Soo
  3. Joias Brutas (2019), de Joshua Safdie e Ben Safdie
  4. Malmkrog (2020), de Cristi Puiu
  5. Les Choses qu’on Dit, les Choses qu’on Fait (2020), de Emmanuel Mouret
  6. O Hotel às Margens do Rio (2018), de Hong Sang-Soo
  7. Dwelling in the Fuchun Mountains (2019), de Gu Xiaogang
  8. The Salt of Tears (2020), de Philippe Garrel
  9. Énorme (2019), de Sophie Letourneur
  10. A Virgem de Agosto (2019), de Jonás Trueba
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *