A segunda semana de dezembro costuma trazer dezenas de listas de melhores filmes do ano publicadas nos principais veículos, mas quando celebridades apontam seus títulos preferidos, o resultado desperta atenção especial. Depois de Barack Obama colocar Bacurau (2019) entre os seus escolhidos, chegou a vez de um dos cineastas mais respeitados internacionalmente declarar os melhores títulos lançados em 2020 (mesmo que tenham sido produzidos no ano anterior).

Pedro Almodóvar publicou no site de sua produtora, El Deseo, uma lista de oito filmes, sem qualquer ordem específica, que se destacaram aos olhos do cineasta espanhol. Três deles disputaram o Urso de Ouro no Festival de Berlim (First Cow, Little Joe e Nunca Raramente Às Vezes Sempre), enquanto Another Round venceu o European Film Awards. O México é mencionado com Ya No Estoy Aqui, representante do país no Oscar 2021.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2020 :: Pedro Almodóvar e diretor do evento defendem a experiência do cinema
Pedro Almodóvar revela que fará seus primeiros filmes falados em inglês
Top 10 :: Os Melhores Filmes Brasileiros de 2020

 

Never Rarely Sometimes Always

 

Além destes, Almodóvar elogia O Diabo de Cada Dia pela “América profunda, desgarrada, poética, fanática, narrada com sutileza e precisão”, afirmando que pretende “vê-lo mais vezes”. Já Swallow provocou “uma contínua sensação de assombro”, de acordo com o espanhol. “O tema de difícil desenvolvimento não se enfraquece em momento nenhum”.

Descubra a lista completa:

 

First Cow (2020), de Kelly Reichardt
O Diabo de Cada Dia (2020), de Antonio Campos
Another Round (2020), de Thomas Vinterberg
Swallow (2019), de Carlo Mirabella-Davis
Ya No Estoy Aqui (2019), de Fernando Frías
Little Joe (2020), de Jessica Hausner
Nunca Raramente Às Vezes Sempre (2020), de Eliza Hittman
La Pintora y el Ladrón (2020), de Benjamin Ree

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *