A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, anunciou os novos convidados a integrarem a instituição. Pressionada por maior diversidade e representatividade social, a direção convidou 395 pessoas de 50 países. 53% dos novos membros são não-americanos, sendo 25 vencedores do Oscar e 89 indicados.

No total, 46% dos novos membros se identificam como mulheres, e sete categorias (produção, produção executiva, música, diretor de elenco, figurinista, documentário e relações públicas) convidaram mais mulheres do que homens. Em paralelo, cinco categorias (atuação, direção, roteiro, música e figurino) possuem uma maioria de novos integrantes pertencentes a minorias étnicas e raciais.

LEIA MAIS
Oscar 2022 :: Academia anuncia data do evento e manutenção de regras de elegibilidade
Festival de Cannes 2021 :: Mais três filmes brasileiros são selecionados
Festival de Roterdã 2021 :: Brasil tem cinco filmes selecionados na segunda etapa

 

Acima: Wagner Moura, Karen Akerman, João Atala, Paula Barreto
Abaixo: Fabiano Gullane, Émilie Lesclaux, Andrea Barata Ribeiro, Carolina Markowicz

 

Os novos membros votarão em suas respectivas categorias (atores votam em atuação, documentaristas em documentário, e assim por diante), sabendo que os convites podem ser recusados, obviamente. No último ano, a montadora brasileira Cristina Amaral foi selecionada pela Academia, porém declinou o convite. Em 2021, o Brasil está representado por oito nomes – na verdade, sete nomes, mas fazemos questão de incluir a francesa Émilie Lesclaux, radicada no Brasil desde 2002, efetuando um trabalho fundamental na cinematografia brasileira. Entre os oito nomes, quatro são de produtores e produtoras.

A lista internacional também inclui Vanessa Kirby, Carrie Coon, Laverne Cox, Henry Golding, Robert Pattinson, Leslie Odom Jr., Andra Day, Maria Bakalova, Nathan Lane, Issa Rae, Steve Yeun e Jurnee Smollett, que passam a ter poder de voto dentro da premiação.

 

Descubra abaixo a lista completa de brasileiros convidados:

Wagner Moura (ator de Tropa de Elite, 2007)
Karen Akerman (editora de O Processo, 2018; A Sombra do Pai, 2018)
João Atala (editor de Democracia em Vertigem, 2019)
Paula Barreto (produtora de Lula, o Filho do Brasil, 2009)
Fabiano Gullane (produtor de Carcereiros: O Filme, 2019; Bingo: O Rei das Manhãs, 2017)
Émilie Lesclaux (produtora de Bacurau, 2019; Aquarius, 2016)
Andrea Barata Ribeiro (produtora de Marighella, 2019; Cidade de Deus, 2002)
Carolina Markowicz (diretora do curta-metragem O Órfão, 2018)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *