Os estúdios Amazon anunciaram o início das filmagens de um drama com o qual os brasileiros poderão facilmente se identificar: Argentina, 1985. A trama baseada em fatos se passa durante a ditadura militar na Argentina, quando um golpe de Estado destituiu Isabelita Perón e colocou no poder uma junta composta por Exército, Marinha e Aeronáutica. No contexto de perseguição política e violação de direitos humanos, um pequeno grupo de argentinos enfrentou os militares na justiça para honrar as vítimas do regime.
Os papéis principais são ocupados pelo astro Ricardo Darín (O Segredo dos Seus Olhos, 2009) e por Peter Lanzani (O Clã, 2015), sob direção de Santiago Mitre, cineasta responsável por algumas das produções latino-americanas mais ambiciosas dos últimos anos, como A Cordilheira (2017), Paulina (2015) e O Estudante (2011). Ele também assina o roteiro, junto de Mariano Llinás (Histórias Extraordinárias, 2008).
LEIA MAIS
BAFICI 2021 :: Três filmes brasileiros são premiados no festival argentino
Os pareceres (ignorantes) da censura imposta pela Ditadura ao cinema brasileiro
Ainda Estou Aqui :: Walter Salles prepara filme sobre crimes da ditadura militar

Os produtores certamente apostam no projeto para ser um sucesso de crítica e público: o filme estreará nos cinemas argentinos antes de chegar à plataforma do Amazon Prime Video, onde estará disponível em 240 países. Esta é a primeira produção original da empresa na Argentina, e não surpreenderá se os criadores tentarem incluir o drama na temporada de premiações.
As filmagens em andamento ocorrem nos espaços reais onde os fatos se passaram. Em comunicado à imprensa, os produtores afirmam: “Estamos entusiasmados em apoiar a perspectiva de Santiago Mitre neste thriller emocionante da vida real que reflete um julgamento que mudou a justiça”. Argentina, 1985 ainda não tem previsão de lançamento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *