No último domingo, 29 de março, se encerrou a 22ª edição do BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente. Os principais vencedores do ano vêm do cinema argentino e mexicano, respectivamente: enquanto Mi Última Aventura, de Ezequiel Salinas e Ramiro Sonzini, levou o Grande Prêmio da Competição Internacional, o filme Cosas que No Hacemos, de Bruno Santamaría Razo, ficou com o Grande Prêmio da Competição Americana.

O cinema brasileiro tem motivos para comemorar. Na Competição Americana, o prêmio de melhor atuação foi dividido entre duas brasileiras: Simone Spoladore, por O Livro dos Prazeres (2020), dirigido por Marcela Lordy, e Ayla Gresta, por Ainda Temos a Imensidão da Noite (2019), dirigido por Gustavo Galvão. O Livro dos Prazeres também recebeu uma menção especial de longa-metragem nesta categoria.

LEIA MAIS
Ainda Temos a Imensidão da Noite :: “O rock deu identidade a Brasília”, afirma Gustavo Galvão
Ainda Temos a Imensidão da Noite :: “Queria me relacionar com a música, mas mulheres são ensinadas a se relacionar com homens”, diz Ayla Gresta
5+1 :: Simone Spoladore

 

Ayla Gresta em Ainda Temos a Imensidão da Noite. Foto: André Carvalheira

 

Em paralelo, o documentário O Amor Dentro da Câmera (2021), de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov, levou dois prêmios: a menção especial de longa-metragem dentro da Competição Internacional, e a menção especial do prêmio SIGNIS (Associação Católica Mundial para a Comunicação). A brasileira Ilda Santiago também participou do evento como jurada da Competição Argentina, que premiou Implosión, de Javier Van de Couter.

O BAFICI sela a bela trajetória dos três longas-metragens. O Livro dos Prazeres havia vencido o prêmio de melhor atriz, melhor roteiro e menção honrosa de melhor fotografia no Festival de Vitória, além da seleção da Mostra de São Paulo. Ainda Temos a Imensidão da Noite também passou pela Mostra de São Paulo e pelo Festival de Brasília. Já O Amor Dentro da Câmera estreou no Panorama Coisa de Cinema.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *