Um dos mais importantes eventos cinematográficos do sul do Brasil, o Olhar de Cinema chega neste ano à sua 13ª edição. Com sede em Curitiba, o festival reconhecido pela qualidade de sua curadoria acontece de 12 a 20 de junho. Os filmes brasileiros selecionados às mostras competitivas disputam os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atuação, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Montagem – os curtas disputam Melhor Filme e Especial do Júri. Já os exemplares internacionais concorrem às estatuetas de Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri (curtas só a de Melhor Filme). Além disso, há o sempre destacado espaço para filmes clássicos exibidos em cópias restauradas e a homenagem, que neste ano é feita ao cineasta chinês Hou Hsiao-Hsien. E, claro, o Papo de Cinema está na capital paranaense para acompanhar de perto tudo o que acontecerá nesses dias em que a cidade se transforma num polo de exibição e discussão cinematográfica. Nosso editor-chefe, Robledo Milani, está a postos para reportar os encontros, trazer em primeira mão as críticas dos filmes exibidos nas mostras competitivas e especiais, além de conversar com as personalidades presentes em entrevistas exclusivas. Concentraremos neste artigo especial os links com todo o conteúdo dessa cobertura do 13º Olhar de Cinema de Curitiba.
:: NOTÍCIAS ::
– Confira a lista de vencedores do Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba 2024
– Seminários se destacam na programação do evento paranaense
– Começa a 13ª edição do Festival Internacional de Curitiba
– Anunciados os filmes que competem na 13ª edição do festival paranaense
:: FILME DE ABERTURA ::
Retrato de um Certo Oriente
Brasil/Itália/Líbano, 2024
Drama, 90 minutos
De Marcelo Gomes
Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
Premiações: Festival de Huelva 2024 (Melhor Filme/Melhor Roteiro/Melhor Fotografia)
O que nós achamos: “Tem como base o romance de Milton Hatoum, mas dele se apropria sem agarras ou desrespeito, mantendo a reverência pelo original ao mesmo tempo em que o assume como inédito. Eis a possibilidade de crescer e assim, evoluir, ou se deixar levar por um passado que não mais tem valia. A decisão, tanto técnica quanto emocional, está em ambos os lados da tela“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: FILME DE ENCERRAMENTO ::
Salão de Baile: This is Ballroom
Brasil, 2024
Documentário, 92 minutos
De Juru, Vitã
Premiações: Festival do Rio 2024 (Melhor Montagem)
O que nós achamos: “A pegada é energética, a montagem dinâmica e a junção de imagens que valorizam os corpos e música contagiante cria uma sensação de êxtase e celebração“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
:: MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA ::
A Mensageira
Brasil, 2024
Drama, 140 minutos
De Cláudio Marques
Com Vladimir Brichta, Clara Paixão, Daniel Farias
Premiações: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Som)
O que nós achamos: “Porém, que se evite posturas superficiais e avaliações prematuras: a discussão está só começando, e num país tão contraditório como este, é saudável tal disposição por assumir riscos. Por maior que seja o risco de se queimar no processo“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Greice
Brasil/Portugal, 2024
Comédia/Drama/Romance, 110 minutos
De Leonardo Mouramateus
Com Amandyra, Dipas, Bruna Pessoa, Isabel Zuáa
Premiações: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Filme/Roteiro/Atuação)
O que nós achamos: “Greice é fruto de um país que cansou de sofrer, de lidar com a desilusão e o desamparo, e ao invés de seguir em busca de algo que nem sabe ao certo o valor, voltou-se para aqueles que dela retiraram os privilégios de partida em um protesto pelo que lhe é de direito“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Praia Formosa
Brasil, 2024
Drama, 90 minutos
De Julia De Simone
Com Lucília Raimundo, Maria D’Aires, Samira Carvalho
Premiações: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Direção de Arte/Direção de Fotografia)
O que nós achamos: “Um filme que esgota rapidamente a sua capacidade de nos engajar nessa fábula nascida de um cruzamento temporal”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Tijolo por Tijolo
Brasil, 2024
Documentário, 102 minutos
De Victória Álvares, Quentin Delaroche
Premiações: Olhar de Cinema 2024 (Melhor Direção/Montagem/Prêmio da Crítica)
O que nós achamos: “Um passo de cada vez e assim se vai ao longe, afirma o ditado. Aqui, essa verdade pode ser substituída por um caminhão de cimento, um novo seguidor, um filho recém-chegado, ou mesmo um sorriso que reafirma a certeza no amanhã. Dito assim, pode parecer simples, e por vezes até mesmo banal. Mas está na capacidade em lidar com o pouco que o tanto necessário será alcançado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Um Dia Antes de Todos os Outros
Brasil, 2024
Drama, 73 minutos
De Fernanda Bond, Valentina Homem
Com Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt, Elvira Helena
O que nós achamos: “Numa lógica intimista, com poucas personagens e, basicamente, no interior do apartamento que precisa ser desmontado, fala de sororidade, classe e raça“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
:: MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL ::
Caminhos Cruzados
Suécia/Dinamarca/França/Turquia/Geórgia, 2024
Drama, 105 minutos
De Levan Akin
Com Mzia Arabuli, Lucas Kankava, Deniz Dumanlı
Premiações: Olhar de Cinema 2024 (Prêmio do Público)
O que nós achamos: “O importante aqui é não desistir, é estar disposto a alterar a forma como vê o mundo e se manter aberto ao que lhe é diferente, mas não menos fascinante. Parece tão simples, mas sua força é arrebatadora“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Pepe
República Dominicana, 2024
Drama, 122 minutos
De Nelson Carlo de Los Santos Arias
Com Jhon Narváez, Sor María Ríos, Fareed Matjila
Premiações: Festival de Berlim 2024 (Melhor Direção); Olhar de Cinema 2024 (Melhor Filme)
O que nós achamos: “Estranho e irregular, é também ousado enquanto forma e provocador em igual medida pelo conteúdo que reúne. Nem sempre tais vontades conseguem se combinar com igual potência. Los Santos Arias não acerta em todos os passos, mas em nenhum momento demonstra dúvida em seguir em frente“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: EXIBIÇÕES ESPECIAIS ::
A Transformação de Canuto
Brasil, 2023
Documentário, 130 minutos
De: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Com: Álvaro Benitez, Thiny Ramirez, Ariel Kuaray Ortega
O que nós achamos: “É nessa ausência de uma idealização artificial que o todo se confirma tão atraente, seja pelo inusitado que ostenta, como pela naturalidade com que abraça aquilo não comum, mas absolutamente passível de identificação“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Lista de Desejos para Superagüi
Brasil, 2024
Documentário, 72 min
De Pedro Giongo
O que nós achamos: “É um filme empenhado em se desdobrar como documentário, principalmente, tendo em vista a utilização da tradição de histórias de marinheiros transmitidas pela humanidade das mais diversas maneiras (tradição oral, literatura, artes plásticas, cinema, etc.)”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
Mario de Andrade: O Turista Aprendiz
Brasil, 2024
Documentário, 92 minutos
De Murilo Salles
Com Rodrigo Mercadante, Dora de Assis, Dora Freind
O que nós achamos: “Um filme que nega completamente as abordagens convencionais ao misturar projeções, telas verdes, colagens e uma série de outros procedimentos cinematográficos que, antes de qualquer coisa, se reportam ao modernismo do qual seu protagonista foi um dos principais expoentes“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
:: OLHARES CLÁSSICOS ::
O Comboio do Medo
Estados Unidos, 1977
Drama/Aventura/Suspense, 121 minutos
De William Friedkin
Com Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal
O que nós achamos: “Atravessado por um niilismo presente em quase todo o cinema de Friedkin, mas que aqui atinge seu ápice”. Confira na íntegra a crítica de Wallace Andrioli
:: OLHAR RETROSPECTIVO – TRÊS TEMPOS DE HOU HSIAO-HSIEN ::
A Assassina
China/França/Tailândia, 2015
Drama, 105 minutos
De Hou Hsiao-Hsien
Com Chen Chang, Qi Shu, Yun Zhou
Premiações: Festival de Cannes 2015 (Melhor Direção/Trilha Sonora)
O que nós achamos: “O filme ganha uma configuração imagética completamente distinta do ponto de vista cromático, deixando para trás a oposição marcada, a dualidade do claro e escuro, passando a exibir uma pluralidade impressionante de matizes“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller
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