Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, serão anunciados os vencedores do 26º Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro, eleito pelos críticos de cinema de todo o país. Às 18h, em live no Instagram do Papo de Cinema, o editor-chefe Robledo Milani e o ator Christian Malheiros (Sócrates, Sintonia) revelam os filmes e artistas premiados em 24 categorias. Pacarrete, Sertânia e Todos os Mortos lideram o número de indicações.
Além disso, o Guarani entrega um prêmio honorário a um artista de grande relevância à história do audiovisual brasileiro. Este ano, a personalidade escolhida para a homenagem é Laura Cardoso. A atriz de 94 anos de idade se dedica ao cinema, à televisão e ao teatro desde os anos 1950, e segue em atividade: ela acaba de participar de novelas como A Dona do Pedaço (2019) e filmes como a comédia De Perto Ela Não É Normal (2021).
LEIA MAIS
Prêmio Guarani :: Conheça os vencedores na live de 8 de dezembro!
26º Prêmio Guarani :: Indicados de 2020

Laura Cardoso já trabalhou em mais de 60 longas-metragens e 30 telenovelas. Ela se destacou na televisão em Rainha da Sucata (1990), Mulheres de Areia (1993), Vidas Cruzadas (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Império (2014). Nos cinemas, participou de obras marcantes como Terra Estrangeira (1995), Através da Janela (2000), O Outro Lado da Rua (2004) e De Onde Eu Te Vejo (2016).
Em 2006, ela recebeu a Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo extinto Ministério da Cultura durante o governo Lula. A artista deixou claro que não tem intenções de se aposentar, e pretende seguir trabalhando enquanto houver papéis para ela. Recentemente, publicou nas redes sociais uma fotografia tomando a vacina contra a Covid-19, encorajando os cidadãos a adotarem a mesma iniciativa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *