As categorias técnicas da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são aquelas que quebram o bolão de qualquer apostador – ou mero curioso! Afinal, são questões muito específicas que estão em julgamento, detalhes que na maioria das vezes podem escapar aos olhos de fãs, cinéfilos e admiradores. Por isso, é importante estar atento ao que as premiações prévias vêm apontando. Num ano atípico como este, no qual muitas dessas cerimônias – Critics Choice, Independent Spirit, Bafta – estão atrasadas (ou seja, ainda não revelaram seus favoritos), fazer qualquer afirmação ficou ainda mais arriscado. Em Melhor Maquiagem e Cabelos, ao menos, há o reconhecimento do sindicato próprio, o Hollywood Make-up Artists and Hair Stylists Guild Awards, que revelou seus vencedores no último dia 18 de fevereiro. E das cinco categorias de cinema que essa premiação possui, o vencedor de três delas não tem como também não ser o favorito à vitória no Oscar 2022! Para se ter uma ideia, no ano passado A Voz Suprema do Blues (2022) levou dois troféus do sindicato para casa… e, pouco tempo depois, a estatueta dourada também teve o mesmo destino! Confira, a seguir, as nossas apostas!
Indicados
- Um Príncipe em Nova York 2 , de Mike Marino, Stacey Morris, Carla Farmer
- Cruella, de Nadia Stacey, Naomi Donne, Julia Vernon
- Duna, de Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
- Os Olhos de Tammy Faye, de Linda Dowds, Stephanie Ingram, Justin Raleigh
- Casa Gucci, de Göran Lundström, Anna Carin Lock, Frederic Aspiras
FAVORITO
Um Príncipe em Nova York 2 , de Mike Marino, Stacey Morris, Carla Farmer
A sequência tardia do sucesso de 1988, novamente estrelada por Eddie Murphy, concorria em três categorias do Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros de Hollywood – e ganhou em todas elas! As disputas foram em Melhor Maquiagem Contemporânea, Melhor Maquiagem de Efeitos Especiais e Melhor Penteado Contemporâneo, ou seja, abordou todas as possibilidades. Entre seus principais concorrentes, estavam justamente Duna, Casa Gucci e Os Olhos de Tammy Faye, também presentes por aqui na disputa do troféu da Academia. Esses três se baseiam basicamente nas transformações radicais dos atores Stellan Skarsgard, Jared Leto e Jessica Chastain (respectivamente), enquanto Um Príncipe em Nova York 2 oferece um resultado mais amplo, preocupado com caracterizações em conjunto e não tão pontuadas – além, é claro, do próprio Murphy, que aparece ainda como outros três personagens, além do protagonista. Resta saber agora se os votantes do Oscar irão conferir esse prêmio a um filme que não concorre em mais nenhuma categoria – seria esse, portanto, seu único mérito?
AZARÃO
Cruella, de Nadia Stacey, Naomi Donne, Julia Vernon
Na premiação do Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros de Hollywood, o spin-off em live-action de 101 Dálmatas (1961) estrelado por Emma Stone concorria em duas categorias – Melhor Penteado de Época e Melhor Maquiagem de Época – e ganhou nessa última categoria, superando concorrentes como… Duna, Casa Gucci e Os Olhos de Tammy Faye (os três saíram de mãos abanando da cerimônia). Ou seja, se a lógica for seguida também entre os membros da Academia, no caso de algo dar errado em relação a Um Príncipe em Nova York 2, o segundo voto mais seguro seria em Cruella, tanto pela caracterização estonteante da protagonista, como também pela recriação de uma Londres quase fabular. Do trio de profissionais indicados por este filme, apenas Naomi Donne possui uma indicação prévia – ela concorreu nessa mesma categoria por 1917 (2019).
SEM CHANCES
Duna, de Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
Absolutamente nenhum dos 15 profissionais indicados nessa categoria em 2022 possui um Oscar conquistado anteriormente – aliás, a grande maioria está concorrendo pela primeira vez. Love Larson e Eva von Bahr, no entanto, são os dois que mais vezes já estiveram na premiação: essa é a terceira indicação de cada um deles, que concorreram antes, também trabalhando em conjunto, por O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu (2013) e por Um Homem Chamado Ove (2015). Detalhe: os dois títulos são produções suecas, pouco vistas ao redor do mundo e que chamaram atenção basicamente apenas dos técnicos maquiadores. Dessa vez, porém, estão em um título campeão de indicações – Duna concorre a 10 prêmios ao todo – mas a disputa por aqui é tão acirrada que essa deve ser uma das que comparece com menores chances. Afinal, tanto Casa Gucci quanto Os Olhos de Tammy Faye possuem resultados mais… chamativos, digamos, graças às transformações impostas aos seus protagonistas. Infelizmente, não deve ser dessa vez que o casal de suecos finalmente conseguirão colocar suas mãos no ouro hollywoodiano.
ESQUECIDO
Apresentando os Ricardos, de Teressa Hill, Yvonne De Patis-Kupka, Melinda Dunn, Kim Santantonio
Assim como Cruella, Apresentando os Ricardos também concorria em duas categorias na premiação do Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros de Hollywood, e assim como seu concorrente, se saiu bem em apenas uma das disputas: como Melhor Penteado de Época. Nenhum dos quatro possui indicações prévias ao Oscar, mas possuem títulos de respeito no currículo – Kim Santantonio foi indicado ao Bafta por Frost/Nixon (2008), e Yvonne De Patis-Kupka foi indicada ao Emmy por WandaVision (2021), por exemplo. O trabalho deles foi lembrado também pela Hollywood Critics Association, e é parte fundamental para o trabalho de convencimento na transformação de Nicole Kidman e Javier Bardem (ambos indicados pela Academia como Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente) nos icônicos Lucille Ball e Desi Arnaz! Ainda que o filme não tenha sido recebido com tanto entusiasmo quanto se imaginava – conquistou três indicações, mas ficou de fora de Melhor Filme e Roteiro Original, por exemplo – sua presença por aqui teria sido mais do que merecida.
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