Após o lançamento de Música para Quando as Luzes se Apagam (2017) nas salas de cinema brasileiras em julho de 2021, o filme dirigido por Ismael Caneppele já está disponível online nas principais plataformas de streaming: Looke, Google, iTunes, Apple, Now e Vivo. Esta é a oportunidade de ver ou rever a combinação de documentário e drama que venceu o prêmio do júri no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de ser premiado no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival de Sheffield, no Reino Unido.
A trama acompanha a jornada de Emelyn (Emelyn Fisher), moradora de uma pequena cidade no sul do Brasil. Quando uma escritora (Júlia Lemmertz) chega ao local, buscando se inspirar na história da garota para uma nova obra, Emelyn mergulha em sua identidade e sexualidade, passando a se identificar como Bernardo. A produção ocorreu ao longo de diversos meses, permitindo às protagonistas se conhecerem e gerarem interações espontâneas para a câmera.
LEIA MAIS
Música para Quando as Luzes se Apagam :: “Discursos de ódio se corroem sozinhos”, afirma Ismael Caneppele
Música para Quando as Luzes se Apagam ::”Todo mundo ainda tem uma parte de si para descobrir”, afirma Emelyn Fisher

Música para Quando as Luzes se Apagam

Em entrevista ao Papo de Cinema, o autor revela que a discussão sobre liberdade artística e diversidade sexual e de gênero se torna ainda mais importante no Brasil atual: “O cinema brasileiro foi aniquilado nesses últimos anos. Se o filme antes tinha uma potência poética, algo mais atrelado ao meta-cinema, acho que atualmente ele ganha uma urgência, um tom político e social. Eu já sabia que ele tinha essa potência, mas não imaginei que as pessoas veriam dessa forma”.
O roteiro é baseado num livro homônimo de autoria de Caneppele, que assinou recentemente os roteiros de Verlust (2020) e Os Famosos e os Duendes da Morte (2009), ambos dirigidos por Esmir Filho. Como ator, estrelou a comédia Domingo (2018), de Fellipe Barbosa e Clara Linhart, além da série Desalma (2020). Seu próximo projeto será o longa-metragem de ficção Questão de Pele, produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre.
Assista ao trailer de Música para Quando as Luzes se Apagam:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *