Entre os dias 2 e 9 de junho ocorre a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia. Esta edição especial da Mostra se dedica à discussão específica sobre a situação atual da Amazônia, alvo de investigações atualmente devido à gestão negligente do governo federal. Serão apresentados 16 longas-metragens, duas séries, além de debates e cursos.

Na seleção de longas-metragens, os destaques ficam por conta de Edna (2020), novo documentário de Eryk Rocha sobre as sangrentas disputas por terras no Norte do país; A Última Floresta (2020), documentário de Luiz Bolognesi, representante do Brasil no Festival de Berlim, registrando as práticas e mitos das comunidades Yanomami, e Soldados da Borracha (2019), de Wolney Oliveira, sobre a exploração desumana de trabalhadores brasileiros durante a guerra.

LEIA MAIS
Mostra Ecofalante 2020 :: Indianara é o grande vencedor do evento
Festival Transamazônico exibe filmes LGBTQIA+ gratuitos online
Cobertura :: 11º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira (2021)

 

A Última Floresta

 

Na programação de séries, os espectadores descobrem Transamazônica: Uma Estrada para o Passado, projeto da HBO sob direção de Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel. A dupla efetua um olhar à obra gigantesca, jamais concluída, dos tempos da ditadura militar. Adrian Cowell e Vicente Rios também apresentam a série A Década da Destruição.

Quanto aos debates, a Mostra Ecofalante propõe conversas virtuais com a líder indígena Sônia Guajajara, o cineasta João Moreira Salles e o professor Ricardo Abramovay, entre outros convidados. A masterclass “O cinema ambiental de Jorge Bodanzky” e o webinar “A crise climática e a Amazônia” completam a programação, disponibilizada tanto no site oficial quanto pela plataforma Belas Artes à la Carte.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *