27 jan

Mostra de Tiradentes 2021 :: Política do afeto e política da denúncia

Na última terça-feira, 26, a Mostra de Cinema de Tiradentes apresentou um filme muito especial na competição da Mostra Aurora. Trata-se de Kevin (2021), dirigido por Joana Oliveira. O documentário mineiro narra a viagem da própria cineasta a Uganda, na intenção de reencontrar uma amiga originária desse país. O projeto se concentra nas conversas carinhosas entre as duas mulheres.

A princípio, a produção aparenta valorizar apenas as intimidades das amigas, até introduzir com bastante naturalidade discussões mais amplas sobre o racismo, a maternidade e as diferenças culturais entre a América do Sul e a África. Apesar do tom despojado, o filme apresenta uma construção estética muito sólida, fruto de um trabalho de direção bastante maduro. Leia a nossa crítica.

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Kevin

 

Em chave completamente oposta, Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2020) traz outra forma de ativismo. Contra a política dos afetos de Kevin, os diretores Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero partem para uma política da denúncia, enumerando os crimes impunes de fazendeiros contra o povo Tikmũ’ũn.

O tom se justifica pela urgência e pela gravidade da questão: em raros encontros com pessoas brancas, os realizadores percebem o clima de guerra instaurado entre os dois grupos na região que divide Bahia e Minas Gerais. Por isso, os personagens narram dezenas de casos de assassinato, roubo de terras e fraude na demarcação de território. Por mais potente que seja o discurso, ele se repete sem constituir uma voz propositiva. Leia a nossa crítica.

 

Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!

 

A noite de 27 de janeiro traz a estreia da ficção paranaense A Mesma Parte de um Homem (2021), de Ana Johann, na Mostra Aurora. O filme estreia em versão online e gratuita no site da Mostra de Tiradentes, às 20h, e permanece em exibição durante 48h. Já os títulos das seções paralelas ficam disponíveis até o último dia do festival, 30 de janeiro.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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