Ótima notícia para o cinema brasileiro: A Última Floresta (2021), documentário dirigido por Luiz Bolognesi, venceu o prêmio do público no Festival de Berlim 2021. Ele foi escolhido o melhor filme da Mostra Panorama entre 16 produções internacionais, após 5.658 votos da audiência. Este é o segundo projeto consecutivo do cineasta com uma recompensa em Berlim, após a menção especial do júri para Ex-Pajé, em 2018.

A Última Floresta acompanha a rotina de uma comunidade Yanomami situada no coração da Amazônia, tendo pouco contato com os homens brancos. Através de imagens belíssimas, o diretor segue a rotina destes índios, lutando para sobreviver contra os invasores preservar a sua cultura. Ao mesmo tempo, eles recriam para as câmeras os mitos fundadores de suas crenças. Leia a nossa crítica.

LEIA MAIS
A Última Floresta :: “Era fundamental que o filme mostrasse a força do povo Yanomami”, explica o diretor Luiz Bolognesi
Podcast 2021 #33 :: Festival de Berlim 2021
Cobertura :: 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2021)

A Última Floresta

Embora os filmes da 71ª Berlinale tenham sido apresentados à imprensa e ao mercado em fevereiro, de modo online, o avanço na contenção da pandemia de Covid-19 permitiu aos organizadores realizarem uma segunda parte do evento, com exibições ao ar livre para o público. Bolognesi esteve presente para a sessão e os debates com espectadores locais.

O festival também divulgou os vencedores do público dentro da Mostra Competitiva, incluindo 15 títulos. Com 8.498 votos contabilizados, o preferido foi o alemão Mr. Bachmann and His Class (2021), documentário de 3h37 sobre novas propostas para o sistema educativo infantojuvenil, onde as disciplinas tradicionais são combinadas com música e esportes dentro do mesmo aprendizado.

Confira a lista dos premiados pelo público:

Mostra Competitiva
1º lugar: Mr. Bachmann and His Class (Alemanha), de Maria Speth
2º lugar: I’m Your Man (Alemanha), de Maria Schrader
3º lugar: Ballad of a White Cow (Irã/França), de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam

Mostra Panorama
1º lugar: A Última Floresta (Brasil), de Luiz Bolognesi
2º lugar: Miguel’s War (Líbano/Alemanha/Espanha), de Eliane Raheb
3º lugar: Genderation (Alemanha), de Monika Treut

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *