Enfim, uma boa notícia relacionada à pandemia de coronavírus! Parte do circuito cinematográfico da China voltou a funcionar neste último fim de semana, dando início à reabertura total das salas locais. Até o momento apenas 507 salas estão em funcionamento, cerca de 4,5% da totalidade existente no país, mas já é um alento.

A intenção é que a reabertura das salas siga pelas próximas semanas, com duas levas distintas de filmes em exibição. De início serão apenas exibidos produções que foram sucesso junto ao público local, a preços reduzidos, como Cafarnaum (2018), Lobo Guerreiro 2 (2017), The Wandering Earth (2019), Espírito de Lobo (2015) e Sonhos Americanos na China (2013). Uma versão em 3D de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), restaurada em 4K, também está prevista para o período.

Versão remasterizada de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” será lançada na China

Outra leva de filmes virá na segunda quinzena de abril e será composta de lançamentos dos últimos meses que não chegaram ao público chinês, devido ao fechamento total das salas de cinema desde janeiro. Dentre eles estão 1917 (2019), Jojo Rabbit (2019), Bad Boys para Sempre (2020), Dolittle (2020) e Sonic (2020). A expectativa é que todo o circuito cinematográfico chinês esteja em funcionamento no feriado de 1º de maio.

Neste primeiro fim de semana as salas ainda estiveram bem vazias, fruto do temor em sair de casa e ir a locais onde haja aglomerações. Entretanto, com o número de casos caindo dia após dia, a expectativa é que, em breve, a vida retorne à normalidade.

Vale lembrar que a China teve 81.093 infectados e 3.270 falecimentos devido ao coronavírus. Mundialmente, a doença já infectou 334.981 pessoas e vitimou 14.652, até o encerramento desta matéria.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *