A partir de 18 de março começa a segunda edição do Festival Mulheres+ do Audiovisual. Em formato online e gratuito, o evento traz mais de 50 filmes dirigidos por mulheres entre 2016 e 2021. Os primeiros dias se concentram em lives e debates, mas entre 26 de março e 18 de abril, o público descobre títulos divididos em três salas virtuais, dedicadas aos longas-metragens de ficção, longas-metragens documentários e curtas-metragens.

Entre os destaques, encontram-se dois documentários inéditos: Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney, e Muribeca, de Alcione Ferreira. Eles serão apresentados junto dos aclamados Mulher Oceano (2020), de Djin Sganzerla, Três Verões (2019), de Sandra Kogut, Deslembro (2018), de Flávia Castro, Praça Paris (2017), de Lúcia Murat, Torre das Donzelas (2018), de Susanna Lira, e Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil (2019), de Carol Benjamin.

LEIA MAIS
Mostra Mulheres Árabes: Cinema e Poesia começa em 7 de abril
Top 10 :: Melhores filmes brasileiros dirigidos por mulheres
Podcast 2020 #26 :: Cinema trans?

 

Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney

 

Em paralelo à exibição de filmes, o festival promove live com diretoras (incluindo Joyce Prado, Lúcia Murat e Julia Katharine) e debates sobre as mulheres na produção, as estratégias de financiamento e o mercado de trabalho para mulheres no audiovisual. As atividades ocorrem por meio do INFF – Inffinito Film Festival, onde podem ser encontradas informações sobre todos os títulos selecionados.

As curadoras Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli explicam: “Elas são mulheres. São diversas. São indígenas, são pretas, brancas, cis, trans. Elas são um universo de possibilidades. É neste encontro de singularidades que formam o olhar feminino do mundo que habitamos e oferecemos para você visitar. […] O recorte da curadoria é a potência do talento feminino em toda sua pluralidade, sem amarras ou rótulos”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *