Entre 12 e 18 de maio, ocorre a primeira edição do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico, em versão gratuita e online na plataforma Darkflix/Wurlak. O evento traz 41 filmes, entre obras inéditas no Brasil e destaques da cinematografia recente. Assim, os curadores Fabrício Basílio, Otávio Lima e Pedro Alves traçam um panorama da evolução do cinema de horror, ficção científica e fantasia nacional na última década.
Os títulos estão divididos em: Mostra Retrospectiva, incluindo oito longas-metragens e dez curtas-metragens realizados entre 2013 e 2020; Mostra Realizadores Fluminenses, trazendo nove curtas-metragens produzidos por equipes do Rio de Janeiro, e Mostra Inéditos do Brasil, apresentando 14 curtas-metragens de todas as partes do país, finalizados entre 2018 e 2021.

Alguns destaques do 1º FCBF são Skull: A Máscara de Anhangá (2020), feito por dois especialistas em terror, Kapel Furman e Armando Fonseca. Já Sol Alegria (2018), de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, efetua uma releitura dos movimentos libertários numa trama combinando freiras, maconha e sexo livre. Além das exibições de filmes, o evento proporciona oito debates com realizadores, cinco sessões comentadas por especialistas e uma masterclass com o curador Fabrício Basílio.
Abaixo, você descobre as críticas e informações sobre os filmes acompanhados pelo Papo de Cinema. Esta matéria será atualizada diariamente com entrevistas, críticas e notícias a respeito do festival:
:: Mostra Retrospectiva ::
 A Alegria
A Alegria
Rio de Janeiro, 2010
Ficção, 100 min.
De Felipe Bragança e Marina Meliande
Com Tainá Medina, Junior Moura, Flora Dias, César Cardadeiro, Rikle Mirando, Mariana Lima, Marcio Vito, Maria Gladys, Sandro Mattos e Clara Barbieri
Nossa crítica: “O que sobressai no filme é justamente o delineamento de uma existência demarcada pelas contingências do real e também pelas singularidades da imaginação”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller
 As Fábulas Negras
As Fábulas Negras
Espírito Santo, 2015
Ficção, 92 min.
De Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins
Com Hugo Firme Fraga, Diego Fernandes, José Mojica Marins
Nossa crítica: “Existe uma tentativa visceral de mesclar tradição e modernidade numa única premissa, reinventando as singelas figuras do imaginário brasileiro numa roupagem monstruosa”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.
 Girimunho
Girimunho
Minas Gerais, 2012
Documentário, 88 min.
De Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina
Com Bastu, Maria do Boi, Preta, Branca, Batatinha, Miltinho
Nossa crítica: “A poesia está nos detalhes, nos olhares, na singularidade de cada expressão. Nem todos perceberão esse cuidado, cada intenção ou mesmo o que está escondido por baixo da superfície”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.
 Histórias que Só Existem Quando Lembradas
Histórias que Só Existem Quando Lembradas
Brasil, Argentina, França, 2012
Ficção, 90 min.
De Júlia Murat
Com Sonia Guedes, Lisa E. Fávero, Luiz Serra, Ricardo Merkin e Antônio dos Santos
Nossa crítica: “O filme é bastante lento ao apresentar suas ideias, mas foi realizado deliberadamente desta forma. De que jeito teríamos a sensação do tempo morto em que vivem aqueles personagens não sendo em uma narrativa mais pausada?”. Leia na íntegra o texto de Rodrigo de Oliveira.
 Morto Não Fala
Morto Não Fala
Porto Alegre, 2019
Ficção, 110 min.
De Dennison Ramalho
Com Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato, Marco Ricca, Cauã Martins e Annalara Prates
Nossa crítica: “O cineasta Dennison Ramalho investe não somente na riqueza de detalhes relativos a corpos sendo eviscerados, […] mas também na delineação de um pano de fundo com várias violências”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
 O Estranho Caso de Ezequiel
O Estranho Caso de Ezequiel
Fortaleza, 2016
Ficção, 63 min.
De Guto Parente
Com Euzébio Zloccowick, Nataly Rocha, Caio Dias
Nossa crítica: “Parente concebe uma viagem sensorial cinematográfica e convida os espectadores a partilharem da jornada. Embora exagerado em alguns trechos, temos bons momentos nesta trama fantástica, com os dois pés no surreal”. Leia na íntegra a crítica de Rodrigo de Oliveira.
 Skull: A Máscara de Anhangá
Skull: A Máscara de Anhangá
São Paulo, 2020
Ficção, 90 min.
De Armando Fonseca e Kapel Furman
Com Natallia Rodrigues, Ricardo Gelli, Eduardo Semerjian, Ivo Müller, Guta Ruiz, Wilton Andrade, Greta Antoine
Nossa crítica: “Algumas cenas são bastante virtuosas do ponto de vista da execução, das técnicas bem empregadas, principalmente a da matança na casa noturna”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller.
 Sol Alegria
Sol Alegria
Paraíba, 2018
Ficção, 90 min.
De Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira
Com Mariah Teixeira, Joana Medeiros, Mauro Soares, Toreba Sagi, Suzy Medeiros, Ney Matogrosso e Tavinho Teixeira
Nossa crítica: “Não estamos, aqui, diante de um mero pastiche: a colcha de retalhos construída pelos realizadores proporciona uma experiência que não se contenta com meras citações”. Leia na íntegra a crítica de Robledo Milani.
:: Notícias ::
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