2 jul

Lázaro Ramos é homenageado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Entre 1 e 4 de julho, ocorre na França o tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A 23ª edição do evento presta homenagem a Lázaro Ramos, reconhecido tanto enquanto ator (por Madame Satã, 2002; Tudo que Aprendemos Juntos, 2015; O Beijo no Asfalto, 2017; O Silêncio da Chuva, 2020) quanto pelo trabalho de diretor (por Medida Provisória, 2020). Todos estes títulos serão exibidos ao público local na edição 2021.

Em Medida Provisória, ainda inédito no Brasil, Ramos narra uma distopia onde o governo decide apresentar uma reparação pelo histórico de escravidão. No entanto, a controversa medida faz com casais sejam obrigados a se separar, a exemplo de Capitu (Taís Araújo) e Antônio (Alfred Enoch), que abrigam um primo (Seu Jorge) em casa.

LEIA MAIS
Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, é selecionado em festival na Rússia
Pedido de boicote a filme de Lázaro Ramos mostra que diretor está no caminho certo
Lázaro Ramos :: “Não queria que a gente desistisse da tela grande”

 

Lázaro Ramos dirige Adriana Esteves em Medida Provisória

 

O grande elenco ainda traz Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Jéssica Ellen, Pedro NercessianFlávio Bauraqui e Emicida. Baseado na peça Namíbia Não, de Aldri Anunciação, o filme já foi exibido no Festival Internacional de Moscou, e selecionado no prestigioso SXSW, nos Estados Unidos, embora o evento tenha sido cancelado devido à pandemia de Covid-19. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris também exibe Veneza (2019), de Miguel Falabella; Marighella (2019), de Wagner Moura; Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2019), de Bárbara Paz; O Samba É Primo do Jazz (2020), de Angela Zoé; Três Verões (2019), de Sandra Kogut; Aos Nossos Filhos (2019), de Maria de Medeiros e Simonal (2018), de Leonardo Domingues.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *