18 nov

FIM Cine 2020 :: Aos Olhos de Ernesto é o grande vencedor

Em 17 de novembro, foram anunciados os vencedores do 2º FIM Cine – Festival Internacional de Mulheres no Cinema. O evento apresentou 30 filmes, além de masterclasses, cursos e debates ministrados por profissionais femininas do audiovisual. Os organizadores estimam que, entre os três mil espectadores da edição 2020, 85% eram mulheres.

O vencedor da Mostra Competitiva Nacional foi determinado pelo voto do público. O drama Aos Olhos de Ernesto (2019), dirigido por Ana Luiza Azevedo, recebeu o prêmio principal, no valor de R$ 5 mil. A coprodução entre Brasil e Argentina traz a história de Ernesto (Jorge Bolani), homem solitário que se recusa a admitir que está perdendo a visão. Ele inicia uma amizade inesperada com Bia (Gabriela Poester), jovem rebelde que passa a frequentar seu apartamento. Leia a nossa crítica.

LEIA MAIS
FIM 2020 :: Festival Internacional de Mulheres abre inscrições para edição online
Aos Olhos de Ernesto :: “Talvez seja um cinema brasileiro menos conhecido”, defende Gabriela Poester
Telecine :: Papo indica 10 filmes da cinelist do Cabíria Festival

 

Gabriela Poester e Jorge Bolani em Aos Olhos de Ernesto

 

O prêmio da crítica foi escolhido pelo Coletivo Elviras de mulheres críticas de cinema. A instituição recompensou o drama Meio Irmão (2018), de Eliane Coster, a respeito de uma adolescente deixada pela mãe, buscando a ajuda do meio-irmão distante. Já o Prêmio Instituto Diageo: Diversidade e Inclusão foi discernido a Tea For Two (2018), curta-metragem dirigido pela cineasta transexual Julia Katharine (a entrevistada do nosso podcast da semana, aliás).

Minom Pinheiro, diretora do FIM, comemorou a edição online: “As lutas, afetos e a força criativa de mulheres de todas as idades, etnias e visões ocuparam as telas e o imaginário do público. O universo online trouxe a maravilhosa possibilidade de levar os filmes e atividades formativas do Festival para públicos de todo o país”.

Em paralelo, o evento divulgou os projetos de filmes e séries contemplados no Mentorias FIM20. Entre 250 inscritos, os dez escolhidos terão reuniões de desenvolvimento com especialistas do audiovisual:

Afrofuturismo, de Deborah Pavani (São Paulo – SP);
As Conquistadoras, de Carolina Borges de Andrade (Porto Alegre – RS);
Curae, de Claudia Gomes da Cunha (Vila Velha – ES);
Desde os Treze, de Patrícia Damous (Tarauacá – AC);
Ecoloucos – Uma Comédia Insustentável, de Cibele Amaral (Brasília – DF);
Lívia, de Luciana Bollina (idealização), Yasmin Thayná (diretora) e Maira Campos (roteirista) (Nova Iguaçu – RJ);
LONDON 70, de Rejane Zilles (Morro Reuter – RS);
Memória de Elefante, de Ailly Cavalcante (Alagoinhas – BA);
Mestre Sirso: Quando o Mundo é Silêncio a Vibração é Mestre, de Emanuela Rodrigues Palma (Santarém – PA);
Squirt, de Fernanda Mendes Magalhães (diretora) e Camila Marinho (roteirista) (Salvador – BA)

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *