Mais que nunca, é necessário incentivar a presença feminina no audiovisual: na frente das câmeras, atrás delas, nos bastidores, em todos os lugares, onde elas quiserem. Em sua segunda edição, adequada ao formato online por conta da Covid-19, o Cabíria Festival chega para destacar vozes das mulheres nos cinemas, nas televisões, nos streamings, enfim, onde couber a expressão por meio de sons e imagens. Neste ano, o Cabíria exibirá 35 filmes, entre curtas e longas-metragens, de 18 a 29 de novembro e, claro, o Telecine não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Para dar ainda mais visibilidade ao evento e às causas por ele defendidas, o hub decidiu convidar as curadoras do festival para que criassem uma cinelist com longas que, de maneiras distintas, reforçam a riqueza feminina no cinema. Nós do Papo de Cinema escolhemos 10 produções entre as componentes da cinelist Cabíria Festival. Confira essa listagem e lembre-se que o streaming do Telecine dá 30 dias grátis aos novos assinantes. Vai perder essa moleza?

 

As Boas Maneiras (2017)
Codirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, esse filme repleto de referências começa com a relação entre duas mulheres sendo atravessada pelo extraordinário. Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa) para ajudá-la domesticamente ao saber-se grávida. Coisas estranhas começam a acontecer, a gestante sai à noite ávida por carne humana, elas iniciam um relacionamento sexual e tudo culmina com o nascimento de um pequeno lobisomem. Exemplar imperdível do recente cinema brasileiro. Assista ao filme no Telecine.

 

Pendular (2017)
Dirigido por Julia Murat, este filme se debruça sobre a dinâmica de um casal de artistas convivendo num espaço em que a vida e a criação se misturam. Porém, as atenções principais são direcionadas ao dilema da personagem simplesmente denominada Ela (Raquel Karro), aquela que faz do corpo um estandarte, seu meio de expressão. Bloqueios criativos, frustrações, a notícia de uma gravidez inesperada, e o que vemos é, além de outras coisas, uma mulher reivindicando a soberania sobre seu próprio corpo. Assista ao filme no Telecine.

 

Deslembro (2018)
Depois de chamar atenção com o excelente Diário de uma Busca (2010), a cineasta Flávia Castro mudou de registro, buscando na ficção o suporte para continuar refletindo acerca dos estilhaços da ditadura que governou o Brasil por lamentáveis 21 anos. Aqui o foco é numa menina exilada na França que retorna ao Brasil depois do decreto da Lei da Anistia. Ela é cercada de memórias amargas por todos os lados, mas a pouca idade ainda lhe confere tempo e lastro suficientes para construir seu próprio futuro. Assista ao filme no Telecine.

 

Papicha (2019)
Dirigido por Mounia Meddour, esse filme celebra a resistência feminina em tempos de crescimento do obscurantismo. A trama se passa na Argélia, no fim dos anos 1990 – ou seja, não faz tanto tempo assim –, quando grupos extremistas desejam impor regras baseadas em preceitos religiosos claramente contrários à expressão feminina. Desviando habilmente de lugares-comuns, a cineasta traça um panorama muito bonito da bem-vinda insurreição juvenil quando o mundo parece inclinado a encaretar violentamente. Assista ao filme no Telecine.

Varda por Agnés (2019)
Expoente do cinema europeu, nome suprimido injustamente da lista dos pilares da Nouvelle Vague Francesa, Agnès Varda deixou este filme-testamento como uma espécie de síntese de seu processo criativo. Passeando despreocupadamente por vários momentos de sua carreira, ela demonstra uma energia criadora imensa e um amor quase incomensurável por aquilo que a define enquanto artista. Um daqueles documentários que fazem a gente querer cancelar todos os compromissos e mergulhar numa cinematografia. Assista ao filme no Telecine.

 

Indianara (2019)
Codirigido por Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, este filme aborda a valentia de Indianara Siqueira, mulher transexual que milita incansavelmente pelo direito das pessoas inadvertidamente marginalizadas. O filme expõe os preconceitos aos quais a comunidade trans é submetida diariamente e acompanha com verdadeira admiração a trajetória dessa mulher que não tem outra escolha, senão lutar diariamente contra opressões, colocando sua vida em constante risco. Uma bela e necessária homenagem. Assista ao filme no Telecine.

 

A Despedida (2019)
Dirigido por Lulu Wang, este filmaço – sobre o qual chegamos a fazer um podcast especial – fala sobre um embate entre a tradição e a modernidade, para isso utilizando o afeto como condutor. Uma jovem sino-americana descobre que sua avó está prestes a morrer. Ela acompanha a família rumo à China para celebrar os últimos momentos dessa mulher que não sabe estar próxima ao fim, mas cuja história de fibra vai sendo descortinada com uma sensibilidade impressionantes. Uma produção meticulosa e linda. Assista ao filme no Telecine.

Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
Essa obra-prima dirigida por Céline Sciamma restringe a presença masculina aos condutores marítimos do início e ao emissário pouco auspicioso do encerramento. No mais, é um filme que lida profundamente com questões femininas, indo da repressão dos sentimentos à necessidade de atender a certas convenções de uma sociedade extremamente patriarcal. O amor entre duas mulheres, a forma linda por meio da qual elas se revelam mutuamente e a intensidade de um querer sufocado pelas regras castradoras. Assista ao filme no Telecine.

 

Os Olhos de Cabul (2019)
Codirigida por Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, esta animação que fez bonito no prestigiado Festival de Cannes apresenta um conflito matrimonial engatilhado pela adesão do marido às regras sociais que vergonhosamente restringem a mulher a um lugar de subalternidade. A esposa não aceita esse tipo de comportamento, ensaiando uma árdua emancipação dentro da sociedade do Afeganistão, um país em ruínas, construído sobre o rígido e patriarcal regime dos talibãs que oprime as mulheres. Assista ao filme no Telecine.

Três Verões (2019)
E para fechar a nossa lista, dá-lhe mais filme brasileiro. Dirigida por Sandra Kogut, esta produção que teve sua première comercial no streaming do Telecine aborda uma série de crises que denunciam os intestinos de um Brasil classe-média. Esquemas de corrupção são desmantelados e esse movimento acaba afetando outras famílias, como as dos funcionários, grupo encabeçado por Madalena (Regina Casé), mulher que comanda o casarão e também a narrativa. Além disso, um elenco recheado de estrelas.  Assista ao filme no Telecine.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *