25 nov

Começa o 12º Festival Varilux de Cinema Francês em todo o Brasil

Entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, o Festival Varilux de Cinema Francês inicia sua 12ª edição. Após um ano de 2020 prejudicado pela pandemia de Covid-19, os realizadores voltam a exibir sessões presenciais em cerca de 50 cidades brasileiras, de todos os Estados. No total, serão exibidos 17 longas-metragens inéditos e recentes, além de dois clássicos, parte da retrospectiva Jean-Paul Belmondo.
A seleção conta com diversos títulos selecionados no festival de Cannes 2021, a exemplo de Titane (Palma de Ouro), Enquanto Vivo, Um Conto de Amor e Desejo, Está Tudo Bem, Tralala e Paris, 13º Distrito, além de uma obra selecionada em Veneza (Ilusões Perdidas) e do grande vencedor dos prêmios César, a comédia Adeus, Idiotas.
LEIA MAIS
Festival Varilux 2021 :: Evento confirma vinda de um diretor e mais três atores franceses
Festival Varilux 2021 :: Anunciados os filmes selecionados. Confira a lista completa
Cobertura :: 12º Festival Varilux de Cinema Francês (2021)

Em paralelo, o evento traz ao Brasil quatro artistas que apresentam suas novas obras e participam de debates com o público: Olivier Rabourdin, ator do empolgante suspense Caixa Preta; Sami Outalbali, ator da série Sex Education que traz o romance Um Conto de Amor e Desejo; Benjamin Voisin, ator principal de Ilusões Perdidas, adaptação do livro homônimo de Balzac, e o diretor Philippe Le Guay, que exibe o suspense Um Intruso no Porão.
Os organizadores comemoram o retorno às salas de cinema: “Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todas as cidades”, afirma Christian Boudier. Emmanuelle Boudier completa: “Para nós, que em todos esses anos trabalhamos levando a cinematografia francesa para o público de cidades de todos os tamanhos e lugares do país, é muito gratificante voltar a oferecer cultura”.
O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o Festival Varilux, publicando novas críticas, notícias e entrevistas em nossa matéria especial.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *