26 fev

Cinefantasy 2021 divulga lista de 140 filmes selecionados

A 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico divulgou a seleção 2021, incluindo 140 filmes de terror, ficção científica e fantasia escolhidos entre os mais de 780 títulos inscritos, pertencentes a 69 países diferentes. Os vencedores receberão o Troféu Mojica Marins, além do Prêmio FANTLATAM para obras brasileiras.

O evento ocorre entre os dias 16 e 29 de abril, com a integralidade das exibições por meio da plataforma online Belas Artes à la Carte. A sessão de abertura traz o filme inédito Horror Noire: A História Do Horror Negro (2019), de Xavier Burgin, que analisa a representação história de personagens negros nas histórias de horror desde a década de 1890 até hoje.

LEIA MAIS
Cinefantasy 2021 :: Abertas as inscrições para a 11ª edição do evento
Fantaspoa 2021 :: Divulgado o cartaz do evento e o calendário prévio de lives/palestras
Bones & All :: Timothée Chalamet estrelará terror dirigido por Luca Guadagnino

 

Morgana (2019), documentário australiano de Isabel Peppard e Josie Hess

 

Entre os destaques brasileiros se encontram Voltei! (2020), de Glenda Nicácio e Ary Rosa, Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó) (2020), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra, e Rosa Tirana (2020), de Rogério Sagui, três destaques da última Mostra de Cinema de Tiradentes. A Senhora Que Morreu No Trailer (2020), de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira, e Como Vivem Os Bravos (2020), de Daniell Abrew, também integram a seleção.

Já os longas-metragens estrangeiros incluem o holandês Porcelana (2019), de Jenneke Boeijink, selecionado no último Festival de Roterdã, Post-Mortem (2020), de Péter Bergendy, vencedor do Festival de Trieste e selecionado em Sitges e Varsóvia, o documentário Morgana (2019), de Isabel Peppard e Josie Hess, exibido em Merlinka, e o colombiano A Vingança de Jairo (2019), vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sitges.

Quanto aos curtas-metragens, eles se dividem em treze mostras, dedicadas à obra de cineastas mulheres, à cultura negra, à diversidade sexual e de gênero, à temática adolescente e aos títulos de animação, entre outros. A lista completa de filmes selecionados se encontra na página oficial do Cinefantasy.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *