Mais um campeão de bilheteria consegue causar impacto no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, que a cada ano, desde 1996, reconhece os melhores do cinema brasileiro. Tropa de Elite 2, o filme nacional de maior bilheteria de todos os tempos, com mais de 11 milhões de espectadores, ganhou em 8 das 9 categorias a que fora indicado, num resultado fenomenal. Além de ser eleito o Melhor Filme do ano, foi escolhido o melhor de 2010 nas categorias Direção (José Padilha), Ator (Wagner Moura), Roteiro Original, Edição, Som, Efeitos Visuais e Elenco. Padilha e Moura repetem a conquista obtida no Prêmio Guarani 2007, quando foram premiados pelo primeiro filme. Irandhir Santos, outro destaque de Tropa de Elite 2, ganhou o prêmio de Ator Coadjuvante, mas por seu desempenho em outro filme, o drama Olhos Azuis.

Um título que também teve um bom retorno junto aos mais de 50 votantes – entre críticos de cinema, jornalistas culturais, cineastas, atores e cinéfilos – foi As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky, que rendeu vitórias para os protagonistas Francisco Miguez (Revelação do Ano) e Denise Fraga (Atriz Coadjuvante). Igualmente com dois resultados positivos saiu o impactante Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho. O drama adolescente filmado no interior do Rio Grande do Sul foi considerado o melhor do ano nas categorias de Roteiro Adaptado e Fotografia. Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Ainouz e Marcelo Gomes, foi premiado pela Trilha Sonora, enquanto que Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, foi o único dos cinco indicados a Melhor Filme a ficar de mãos abanando.

Entre os demais premiados estão a fantástica performance de Ana Lucia Torre no divertido Reflexões de um Liquidificador, escolhida como Melhor Atriz, a maquiagem de Quincas Berro D’Água, e a volta de Arnaldo Jabor para atrás das câmeras em A Suprema Felicidade, escolhido nas categorias de Figurino e Direção de Arte. Uma Noite em 67 foi o Melhor Documentário, enquanto que o argentino O Segredo dos seus Olhos figurou como Melhor Filme Estrangeiro, repetindo o feito alcançado também no Oscar. Confira abaixo a lista completa de indicados e todos os premiados:

 

FILME

Tropa de Elite 2, produzido por José Padilha, Marcos Prado

 

Indicados:

 

Com os 8 Guaranis conquistados, Tropa de Elite 2 ficou atrás apenas de Cidade de Deus, Tropa de Elite e A Festa da Menina Morta (cada um com 9 vitórias) como um dos mais premiados em 16 anos de Prêmio Guarani!

 

DIREÇÃO

José Padilha, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

Essa é a segunda vitória – e terceira indicação – de José Padilha ao Prêmio Guarani. Ele ganhou antes justamente pelo primeiro Tropa de Elite, mas havia sido indicado também em 2004 pelo documentário Ônibus 174. Laís Bodanzky é outra que também já foi premiada (esta é sua terceira indicação), enquanto que Ana Luiza Azevedo, Esmir Filho e Malu de Martino estão todos em suas primeiras indicações nesta categoria. Em 16 anos de premiação, em apenas 4 edições mulheres não foram indicadas ao prêmio de Direção, mas esta é a primeira vez, desde o Guarani 1996 que temos a maioria de representantes femininas entre os indicados!

 

ATOR

Wagner Moura, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

Wagner Moura já é dono de um Guarani, e pelo primeiro Tropa de Elite. Ele ganhou também como Revelação por Deus é Brasileiro. Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Pára e A Festa da Menina Morta) e Marco Nanini (Carlota Joaquina: Princesa do Brasil e O Auto da Compadecida) já ganharam, cada um, em duas ocasiões, enquanto que Caio Blat e Nelson Xavier estão em suas primeiras indicações.

 

ATRIZ

Ana Lúcia Torre, por Reflexões de um Liquidificador

 

Indicadas:

 

Esta foi a primeira indicação de Ana Lúcia Torre – uma veterana do teatro e da televisão, mas com poucas participações no cinema – ao Prêmio Guarani, e já resultou num mais que merecido reconhecimento. Alice Braga (Cidade Baixa) e Glória Pires (A Partilha e É Proibido Fumar) já foram premiadas antes, enquanto que Ana Paula Arósio e Nanda Costa estão em suas primeiras indicações!

 

ATOR COADJUVANTE

Irandhir Santos, por Olhos Azuis

 

Indicados:

 

Dos cinco indicados, apenas Tony Ramos já havia sido lembrado anteriormente no Prêmio Guarani. Essa é sua quarta indicação. Irandhir, que esteve presente neste ano também nos filmes Tropa de Elite 2, Viajo porque preciso volto porque te amo e Quincas Berro d’Água, ganhou pelo impressionante desempenho em Olhos Azuis. Eduardo Moscovis, Murilo Rosa e Otávio Müller estavam todos concorrendo pela primeira vez.

 

ATRIZ COADJUVANTE

Denise Fraga, por As Melhores Coisas do Mundo

 

Indicadas:

 

Esta é a terceira indicação de Denise Fraga – concorreu em 2000 como Melhor Atriz, por Por Trás do Pano, e em 2001 como Melhor Atriz Coadjuvante, por O Auto da Compadecida – e sua primeira vitória. Entre as demais indicadas, as duas atrizes de A Suprema Felicidade – Elke Maravilha e Mariana Lima – estão concorrendo pela primeira vez. Natália Lage já havia sido indicada uma vez, também como Coadjuvante, enquanto que essa é a quinta indicação de Andréa Beltrão.

 

DOCUMENTÁRIO

Uma Noite em 67, produzido por Beth Accioly

 

Indicados:

 

 

ROTEIRO ORIGINAL

Bráulio Mantovani, José Padilha, Rodrigo Pimentel, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

 

ROTEIRO ADAPTADO

Ismael Caneppele, Esmir Filho, por Os Famosos e os Duendes da Morte, baseado no romance homônimo de Ismael Caneppele

 

Indicados:

 

 

EDIÇÃO

Daniel Rezende, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

 

 

FOTOGRAFIA

Mauro Pinheiro Jr, por Os Famosos e os Duendes da Morte

 

Indicados:

 

 

TRILHA SONORA

Chambaril, por Viajo porque preciso, volto porque te amo

 

Indicados:

 

 

SOM

Alessandro Laroca, Lilian Nakahodo, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

 

FIGURINO

Rita Murtinho, Valeria Stefani, por A Suprema Felicidade

 

Indicados:

 

 

DIREÇÃO DE ARTE

Tulé Peake, por A Suprema Felicidade

 

Indicados:

 

 

MAQUIAGEM

Marisa Amenta, por Quincas Berro D’Água

 

Indicados:

 

 

EFEITOS VISUAIS

Andre Waller, Bruno Van Zeebroeck, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

  • Mauricio Couto Bevilaqua, Marcelo Souza, por Chico Xavier
  • Nills Bonetti, Rogério Marinho, Raquel Sancinetti, por Eu e Meu Guarda-Chuva
  • Geoff D. E. Scott, por Nosso Lar
  • Sergio Farjalla Jr, Andre Waller, por O Bem Amado

 

 

ELENCO

Fátima Toledo, por Tropa de Elite 2

 

Indicados:

 

A categoria de Melhor Elenco é a mais recente do Prêmio Guarani, e existe há apenas 3 anos. Mesmo assim, essa é a segunda vitória da preparadora de elenco Fátima Toledo, que havia ganho também no Guarani 2008 por Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas.

 

 

REVELAÇÃO DO ANO

Francisco Miguez, por As Melhores Coisas do Mundo

 

Indicados:

 

Desde o Guarani 2008 a categoria de Revelação é exclusiva, ou seja, os indicados aqui não podem concorrer nas demais categorias. Desde então os premiados foram um diretor e duas atrizes. Esta é, portanto, a primeira vez que um ator ganha, e ainda mais o protagonista do filme! Chamou atenção ainda o fato de apenas um adulto ter sido indicado – Marat tem vasta experiência no teatro, mas está começando agora a se destacar no cinema e na televisão. Os demais concorrentes são crianças ou adolescentes.

 

 

FILME ESTRANGEIRO

O Segredo dos seus Olhos, de Juan Jose Campanella (ARGENTINA)

 

Indicados:

 

Essa e a quinta indicação da Argentina, e sua primeira vitória. O Segredo dos seus Olhos foi premiado também com o Oscar nessa categoria. O diretor Juan José Campanella é responsável também por O Filho da Noiva, indicado ao Guarani 2002.

 

Tropa de Elite 2

Um total de 26 filmes foram indicados ao Prêmio Guarani 2010 em ao menos uma das 20 categorias da premiação. Destes, 8 foram reconhecidos. É o maior número de premiados desde 2007, quando 10 produções saíram vitoriosos.

 

FILMES PREMIADOS (indicações / vitórias)
Tropa de Elite 2 (nove indicações): Filme, Direção, Ator, Edição, Roteiro Original, Som, Efeitos Especiais e Elenco
As Melhores Coisas do Mundo (oito indicações): Atriz Coadjuvante e Revelação
Os Famosos e os Duendes da Morte (sete indicações): Roteiro Adaptado e Fotografia
A Suprema Felicidade (cinco indicações): Direção de Arte e Figurino
Viajo porque preciso, volto porque te amo (seis indicações): Trilha Sonora
Quincas Berro D’Água (três indicações): Maquiagem
Reflexões de um Liquidificador (duas indicações): Atriz
Olhos Azuis (duas indicações): Ator Coadjuvante
Uma Noite em 67 (uma indicação): Documentário

 

FILMES INDICADOS:
Antes que o Mundo Acabe (oito indicações)
O Bem Amado (oito indicações)
Como Esquecer (cinco indicações)
Chico Xavier (cinco indicações)
Sonhos Roubados (quatro indicações)
Cabeça a Prêmio (quatro indicações)
Insolação (três indicações)
Nosso Lar (três indicações)
Histórias de Amor duram apenas 90 minutos (duas indicações)
Lula: O Filho do Brasil (duas indicações)
Os Inquilinos (duas indicações)
400 Contra 1 (uma indicação)
Caro Francis (uma indicação)
Dzi Croquettes (uma indicação)
Utopia e Barbárie (uma indicação)
Terra Deu Terra Come (uma indicação)
Eu e Meu Guarda-Chuva (uma indicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *