Tem opção para todos os gostos nesta quinta-feira! Nada menos do que 14 novos longas estão disponíveis no circuito comercial brasileiro! Enquanto aguardamos as possíveis alterações de datas dos blockbusters de 2020 em função do Coronavírus, temos o que de melhor o cinema europeu vem no enviando, além de algumas apostas que devem agradar aos fãs da produção hollywoodiana. A sessão desta semana começa com uma comédia portuguesa exibida no Festival de Locarno 2019, um drama polonês condecorado no Festival de Sundance 2019 e um arrasa-quarteirão norueguês que tem dado o que falar – após ser premiado no Amanda Awards 2019. diretamente da França, temos uma trama baseada em uma história real premiada no César 2020, um drama elogiado no Festival de Cannes 2019 e um documentário com o carimbo do Festival de Veneza 2019. No cardápio, ainda temos um suspense nacional apresentado no Festival de Gramado 2019, um filme de grande orçamento estrelado por um conhecido astro do cinema de ação e uma obra russa que dá sequência a um horror de 2015. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!

 

Technoboss
Portugal, 2019
Comédia/Musical/Romance, 112 minutos
De João Nicolau
Com Miguel Lobo Antunes, Luísa Cruz, Américo Silv
Curiosidades: Festival de Locarno 2019: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota do IMDB: 6,3/10
Bilheteria Mundial: US$ 8,9 mil
Estreia nacional
O que nós achamos: “Existe um sarcasmo corrosivo por trás deste embate de gerações e, principalmente, pelo uso de linguagem cinematográfica.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor João Nicolau

 

Doce Entardecer na Toscana
Dolce fine giornata, Polônia, 2019
Drama, 92 minutos
De Jacek Borcuch
Com Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Antonio Catania
Curiosidades: Festival de Sundance 2019: premiado com o Troféu Especial pela atuação de Krystyna Janda;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 6,1/10
Bilheteria Mundial: US$ 747 mil
Estreia nacional
O que nós achamos: “O apuro visual é uma destas cartas, assim como a atuação de Krystyna Janda, oferecendo total credibilidade a sua Maria repleta de contrastes.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Terremoto
Skjelvet, Noruega, 2018
Drama/Ação, 106 minutos
De John Andreas Andersen
Com Kristoffer Joner
Curiosidades: Amanda Awards 2019: premiado como Melhores Efeitos Visuais. Indicado a Melhor Filme e Design de Produção;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 6,2/10
Nota do Metacritic: 70/100
Orçamento: NOK 52 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 13,7 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Pode não ser tão impactante ou inovador, mas com um elenco coeso e uma trama que vai direto ao ponto, funciona com precisão ao conduzir seus espectadores por uma história de tirar o fôlego.” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

O Oficial e o Espião
J’accuse, França/Itália, 2019
Drama/Thriller, 132 minutos
De Roman Polanski
Com Jean Dujardin, Louis Garrel, Mathieu Amalric, Melvil Poupaud
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 7,3/10
Nota do Metacritic: 56/100
Orçamento: EUR 25,5 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 18,5 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Este é um filme de tribunal cujos habituais sobressaltos de julgamento têm espaço menor, por vezes até um tanto quanto abruptos, em nome de uma maior atenção em compreender os interesses, pessoais e coletivos, envolvidos.” Confira na íntegra a crítica de Francisco Russo

 

Liberté
França/Portugal/Espanha/Alemanha, 2020
Drama/História, 132 minutos
De Albert Serra
Com Helmut Berger, Marc Susini, Iliana Zabeth
Curiosidades: Festival de Cannes 2019: premiado com o Troféu Especial da Mostra Um Certo Olhar;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 4,7/10
Nota do Metacritic: 47/100
Bilheteria Mundial: US$ 54,4 mil
Estreia nacional
O que nós achamos: “Ainda assim, é preferível um filme que sustente a sua personalidade com brios, sob o risco de perder a adesão de uma parcela da plateia, do que aqueles seduzidos pelos modismos fáceis.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Mulher
Woman, França, 2019
Documentário, 105 minutos
De Yann Arthus-Bertrand, Anastasia Mikova
Curiosidades: Festival de Veneza 2019: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota do IMDB: 7,6/10
Bilheteria Mundial: US$ 315,9 mil
Estreia nacional
O que nós achamos: “O respeito esbarra numa instrumentalização pouco proveitosa em termos de representação artística.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Nóis por Nóis
Brasil, 2020
Drama, 103 minutos
De Aly Muritiba, Jandir Santin
Com Ma Ry, Matheus Moura, Maicon Douglas
Curiosidades: O longa trabalha com atores naturais e traz no casting jovens que pertencem ao movimento negro e do RAP;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A necessidade de introduzir o “real” traduz pouca confiança no alcance da representação fictícia.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Alva
Portugal/Argentina/França, 2020
Drama/Crime, 98 minutos
De Ico Costa
Com Henrique Bonacho
Curiosidades: 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota do IMDB: 5/10
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 483
Estreia nacional
O que nós achamos: “O longa termina com a sensação de uma história alongada para além de seu real potencial de interesse.” Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Disforia
Brasil, 2019
Drama/Suspense, 97 minutos
De Lucas Cassales
Com Rafael Sieg, Janaina Kremer
Curiosidades: Festival de Gramado 2019: selecionado para a mostra competitiva de longas gaúchos;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Deixa de causar inquietação, como no princípio faz muito bem, na medida em que perde o viço do que há no horizonte.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

As Primeiras Férias Não Se Esquece Jamais
Premières vacances, França, 2018
Comédia/Romance, 102 minutos
De Patrick Cassir
Com Jonathan Cohen, Camille Chamoux, Camille Cottin
Curiosidades: Biografilm Festival 2019: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 6/10
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 2,5 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Opera dentro do mecanismo do amor salvador e inevitável, espécie de destino dos protagonistas, unidos desde a primeira cena pela montagem paralela.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Aprendiz de Espiã
My Spy, EUA, 2020
Ação, 99 minutos
De Peter Segal
Com Dave Bautista, Ken Jeong
Curiosidades: Mesmo cineasta responsável pelas comédias Como se Fosse a Primeira Vez (2004) e Agente 86 (2008);
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota do IMDB: 5,2/10
Bilheteria Mundial: US$ 3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Exageradamente violento em algumas sequências e por demais pueril em outras, carece à narrativa um equilíbrio que conseguisse dosar as transições entre um extremo e outro“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Bloodshot
EUA/China, 2020
Ação/Drama/Ficção-Científica, 109 minutos
De Dave Wilson
Com Vin Diesel, Toby Kebbell, Guy Pearce
Curiosidades: Baseado na HQ homônima de Bob Layton, Don Perlin e Kevin VanHook;
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota do IMDB: 5,6/10
Orçamento: US$ 45 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 96,6 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “O protagonista está exatamente igual a tudo o que já fez antes. Mas o entorno merecia um tratamento mais adequado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

A Maldição do Espelho
Pikovaya dama. Zazerkalye, Rússia, 2019
Horror, 83 minutos
De Aleksandr Domogarov
Com Angelina Strechina, Daniil Izotov, Yan Alabushev
Curiosidades: Sequência do horror russo A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas (2015);
Nota Papo de Cinema: 1/10
Nota do IMDB: 5/10
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 1,8 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “O diretor prefere a imagem genérica da figura feminina (sempre feminina, diga-se de passagem) histérica e perigosa, obsessiva e profundamente materna, do tipo que o cinema do século XXI precisaria urgentemente abandonar.” Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Solteira Quase Surtando
Brasil, 2020
Comédia, 80 minutos
De Caco Souza
Com Mina Nercessian, Stepan Nercessian, Rafael Infante, Daniele Valente
Curiosidades: Mesmo cineasta responsável pelo drama criminal 400 Contra 1: Uma História do Crime Organizado (2010);
Nota Papo de Cinema: 1/10
Orçamento: R$ 2,7 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Exibe uma falha gritante no tocante à dublagem, com falas dessincronizadas e até entonações claramente destoantes. A composição dos quadros é displicente, caracterizada por um artificialismo tão sobressalente quanto as inserções publicitárias esquemáticas.” Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *