Como grande parte dos eventos que tiveram de se acomodar no âmbito on-line enquanto perdurava a pandemia da Covid-19, a 8½ Festa do Cinema Italiano colheu frutos nessa nova forma de exibição. Em 2020 e 2021, o evento alcançou mais de 200 mil espectadores. Em 2019, na última edição presencial, ele contou com 44.120 cinéfilos. Mas, com a situação sanitária muito melhor resolvida em nosso país atualmente (obrigado, vacina), a programação está de volta ao âmbito presencial. Programado para acontecer entre 28 de julho e 10 de agosto, o evento vai ocupar espaços de 20 cidades brasileiras, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Recife, Vitória, Santos e Maringá. Portanto, se você estiver em algumas dessa localidades, por favor, não perca a seleção especialíssima que a curadoria montou para reverenciar o que de melhor o cinema italiano vem fazendo.  O evento irá celebrar a obra de Ennio Morricone, falecido em 2020. Para tanto, fará a première do documentário Ennio, O Maestro (2021), dirigido pelo premiado cineasta Giuseppe Tornatore, que aborda vida e obra do responsável por trilhas sonoras de clássicos como Era uma Vez no Oeste (1968), Os Intocáveis (1987) e, claro, dos spaghetti westerns de Sergio Leone. O Papo de Cinema é, mais uma vez, um dos parceiros oficiais da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, e contará com cobertura completa da edição desse ano aqui no site. Então, fiquem ligados por aqui para saber tudo e mais um pouco sobre essa verdadeira celebração da Sétima Arte realizada na Velha Bota. 

 

:: NOTÍCIAS ::

Mulheres Rebeldes vence o prêmio do público
Vote em seu filme favorito e concorra a prêmios
– 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes premiados no Festival de Veneza
Evento estreia em novas cidades. Confira!
– 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes vencedores do Prêmio David di Donatello
Evento começa em diversas cidades do Brasil
Evento terá sessões de abertura em seis cidades nesta terça
– 8½ Festa do Cinema Italiano anuncia seleção completa de filmes da edição 2022
Ennio Morricone será homenageado na 8½ Festa do Cinema Italiano 2022
8½ Festa do Cinema Italiano anuncia volta do formato presencial entre julho e agosto

 

 

:: ARTIGO ::

Opinião :: 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 – Celebrar as tradições e dar espaço aos que vêm

 

 

 

:: ENTREVISTAS ::

Ennio, O Maestro :: “Meu pai tinha alma de menino”, diz Marco Morricone

 

Il Buco :: “Não impor significados únicos é um ato político”, diz Michelangelo Frammartino

 

 

:: PODCAST ::

 

:: FILMES SELECIONADOS ::

Ennio, O Maestro
Itália/Bélgica/Holanda/Japão/China/Alemanha, 2021
Documentário, 156 min
De Giuseppe Tornatore
Nossa crítica: “é como se Giuseppe Tornatore renunciasse um pouco ao direito de oferecer uma perspectiva singular sobre o gênio, criando assim um espaço suficientemente confortável para ele próprio contar a sua história, sem contratempos e/ou contradições” Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

Eu, Leonardo
Itália, 2019
Biografia/Drama, 90 min
De Jesus Garces Lambert
Com Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo De Lorenzo
Nossa crítica: “Uma colagem burocrática das frações mal encenadas de uma vida evidentemente extraordinária”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Freaks Out
Itália/Bélgica, 2021
Aventura/Drama/Fantasia, 141 min
De Gabriele Mainetti
Com Claudio Santamaria, Aurora Giovinazzo, Franz Rogowski
Nossa crítica: “O mais bonito aqui é a ênfase na capacidade do próprio cinema, senão de modificar literalmente a história, mas de oferecer a possibilidade de conjecturar a partir de elementos até mesmo extraordinários”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

Guia Romântico para Lugares Perdidos
Itália, 2020
Drama, 106 min
De Giorgia Farina
Com Clive Owen, Jasmine Trinca, Irène Jacob
Nossa crítica: Se possui algum valor, está mais no elenco feminino do que na participação do galã indicado ao Oscar”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

Il Buco
Itália/França/Alemanha, 2021
Drama, 93 min
De Michelangelo Frammartino
Com Claudia Candusso, Paolo Cossi, Mila Costi
Nossa crítica: “Como nas melhores poesias, há a intenção do autor, mas também abertura para a variedade de percepções”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Laços
Itália/França, 2020
Drama, 110 min
De Daniele Luchetti
Com Alba Rohrwacher, Giovanna Mezzogiorno, Adriano Giannini
Nossa crítica: “Vai além do mero drama familiar para se colocar como uma parábola de erros e perdões”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

Leonora, Adeus
Itália, 2021
Comédia, 90 min
De Paolo Taviani
Com Fabrizio Ferracane, Matteo Pittiruti, Dania Marino
Nossa crítica: Taviani afasta o teor solene em prol de uma pequena obra solar e divertida. Baseando-se livremente em fatos, imagina o transporte tragicômico das cinzas de Pirandello”Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Mulheres Rebeldes
Itália, 2022
Drama, 120 min
De Francesco Costabile
Com Lina Siciliano, Fabrizio Ferracane, Anna Maria De Luca

 

 

 

O Rei do Riso
Itália/Espanha, 2021
Biografia/Drama, 133 min
De Mario Martone
Com Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell’Anna
Nossa crítica: “O problema está no modo acelerado/superficial como registra as crises”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

Tempos Super Modernos
Itália, 2021
Comédia/Drama/Ficção Científica, 108 min
De Pif
Com Fabio De Luigi, Ilenia Pastorelli, Pif
Nossa crítica: “É o cinema como comentarista do seu tempo, não apenas observador, mas apto a provocar a transformação da qual tanto se anseia“. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

 

Tintoretto: Um Rebelde em Veneza
Itália, 2019
Documentário, 96 min
De Giuseppe Domingo Romano
Nossa crítica: “Um filme-tese com jeitão de biografia televisiva criada para dizer aquilo que já foi dito anteriormente em suportes e com técnicas diferentes”. Leia na íntegra o texto de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

:: HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE PIER PAOLO PASOLINI ::

 

Mamma Roma
Itália, 1962
Drama, 106 min
De Pier Paolo Pasolini
Com Anna Magnani, Ettore Garofolo, Franco Citti
Nossa crítica: “A mulher que empresta o apelido pelo qual se tornou conhecida ao batismo do filme é não apenas força, mas também sentimento de uma história sobre almas perdidas, lutando desesperadamente para se encontrar, refletindo, portanto, o drama do próprio país“. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *