Após o começo oficial em 28 de julho, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano está mostrando sua energia pelo país. Disponível nos cinemas de 12 cidades brasileiras, o evento está exibindo diversos títulos da cena cinematográfica italiana atual. Este ano, inclusive, três projetos se destacam na relação de selecionados por terem deixado sua marca na última edição do Festival de Veneza, um dos mais relevantes eventos cinematográficos de todo o mundo. Ao todo, Il Buco (2021), O Rei do Riso (2021) e Freaks Out (2021), faturaram 14 prêmios na popular mostra. A seguir, confira alguns detalhes dos longas em questão.

PODCAST
#75 :: 8½ Festa do Cinema Italiano 2022

IL BUCO

Dirigido por Michelangelo Frammartino (As Quatro Voltas, 2010), o drama apresenta a história do edifício mais alto da Europa, que está sendo construído na Itália nos anos 1960. Do outro lado da Velha Bota, jovens espeleólogos estudam a caverna mais profunda do continente, situada no interior intocado da Calábria. Na “Biennale di Venezia”, o projeto garantiu três conquistas: troféu FEDIC, La Pellicola d’Oro para o operador de câmera Luca Massa e o Prêmio Especial do júri oficial.
LEIA MAIS: Entrevista exclusiva com o diretor Michelangelo Frammartino

O REI DO RISO

Estrelado pelo ícone Toni Servillo – o eterno Jep Gambardella, de A Grande Beleza (2013) – segue a história real de Eduardo Scarpetta. Símbolo do teatro italiano, encenou há mais de 100 anos uma paródia de “La figlia di Iorio“, tragédia escrita pelo maior poeta italiano da época, Gabriele D’Annunzio. Na sequência, acabou sendo processado por plágio. Com passagem também pelo Festival de Roterdã, o filme saiu de Veneza agraciado com o Pasinetti de Melhor Ator para Servillo e a Pellicola d’Oro de Melhor Figurino.

FREAKS OUT

Por fim, a seleção conta com esta fantasia ambientada nos anos 1940. Na trama, Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos num circo romano. Quando o dono do empreendimento desaparece misteriosamente, os quatro são deixados sozinhos numa cidade ocupada por nazistas. Exibida posteriormente no Festival de Sitges, a obra fez a festa na capital das gôndolas empilhando impressionantes nove honrarias. Foram elas: Bisato d’Oro de Melhor Ator para Franz Rogowski, Fanheart3, Pellicola d’Oro para as categorias de Efeitos Visuais e Departamento Elétrico, Leoncino d’Oro, NuovoImaie Talent para a novata Aurora Giovinazzo, Pasinetti Especial, Sorriso Diverso Venezia de Melhor Filme Italiano e Melhor Trilha Sonora.

Em 2022, a festa está exibindo 12 filmes em 19 cidades brasileiras. Segundo divulgado pelos organizadores, a atividade, mais uma vez, revela o “vigor da produção atual do cinema da Itália”. Os horários, municípios e valores já estão disponíveis no site oficial (basta clicar no banner abaixo). E, claro, o Papo de Cinema é, mais uma vez, um dos parceiros oficiais da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, e está promovendo uma ampla cobertura da edição desse ano aqui no site.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *