20250612 olhar de cinema 2025 papo de cinema 2 e1749745132290

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba chega em 2025 a sua 14ª edição. Ao todo serão mais de 80 filmes divididos por 10 diferentes mostras: Competitiva Internacional, Competitiva Nacional, Exibições Especiais, Olhares Clássicos, Foco, Olhar Retrospectivo, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Pequenos Olhares e Sessões de Abertura e de Encerramento. A programação se espalha por toda a capital paranaense, em espaços como a Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca PR, Cine Guarani e Teatro da Vila.

Considerado um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do Brasil, reconhecido por sua curadoria e pela inovação, o Olhar de Cinema acontece de 11 a 19 de junho, promovendo diferentes olhares sobre determinados segmentos, pautas, idades, diretores ou estilos de produção. O Papo de Cinema, é claro, estará mais uma vez presente para conferir de perto toda a programação, com entrevistas, notícias e críticas dos principais filmes em exibição. Fique com a gente!

 

NOTÍCIAS

 

ENTREVISTAS

Bate-papo com Antônio Gonçalves Jr., diretor do Olhar de Cinema 2025

 

SESSÃO DE ABERTURA

20250606 cloud nuvem de vinganca papo de cinema cartaazCloud: Nuvem de Vingança
Kuraudo, Japão, 2024
Drama/Terror/Suspense, 125 min
De Kiyoshi Kurosawa
Com Masaki Suda, Kotone Furukawa, Daiken Okudaira
Seleção: representante oficial do Japão do Oscar 2025
O que nós achamos: “Entre exageros e absurdos, passando por desfechos tirados do fundo da cartola e revelações que beiram à caricatura, Kurosawa ganha a atenção da audiência ao trilhar rente ao inesperado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

COMPETITIVA BRASILEIRA

Apenas Coisas Boas

 

Aurora

 

20250614 a voz de deus cartaz papo de cinemaA Voz de Deus
Brasil, 2025
Documentário/Religião, 85 min
De Miguel Antunes Ramos
Com Daniel Pentecostes, João Vitor Ota
Première nacional
O que nós achamos: “O diretor acompanha o desenrolar deste triste desfecho para os seus dois escolhidos. Mas não interfere, não agrega posicionamento, não propõe alternativas, nem busca por causas ou origens para essa situação a qual se dedica”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Cais

 

20250611 explode sao paulo gil papo de cinema cartazExplode São Paulo, Gil
Brasil/Portugal, 2025
Documentário/Experimental, 97 min
De Maria Clara Escobar
Com Gildeane Leonina, Maria Clara Escobar, Gilda Nomacce
Première Nacional
O que nós achamos: “Infelizmente, após um começo tão denso e provocador, o filme poucas vezes se esforça para alcançar notas assim tão altas no restante de sua narrativa”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250615 gloria e liberdade poster papo de cinemaGlória e Liberdade
Brasil, 2025
Animação/Ficção Científica, 73 min
De Letícia Simões
Com Larissa Góes, Iara Campos, Yumo Apurinã
Première mundial
O que nós achamos: “Talvez com menos sobre a mesa para ser analisado, o resultado se mostrasse mais poderoso. Mas isso não diminui os acertos da produção e nem mesmo o mérito da iniciativa”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250612 paraiso papo de cinema cartazParaíso
Brasil, 2024
Documentário, 76 min
De Ana Rieper
Com Elisa Lucinda (narração)
Exibição: International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA) 2024
O que nós achamos: “Cabe à realizadora o mérito de confiar na perspicácia desse sentado na plateia, pois este, como poucos outros, é um longa que se completa por meio das sinapses verificadas no outro”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250612 torniquete papo de cinema cartazTorniquete
Brasil, 2025
Drama, 75 min
De Ana Catarina Lugarini
Com Marieta Severo, Renata Grazzini, Sali Cimi
Première nacional
O que nós achamos: “Essas três mulheres estão à solta, dispostas a tudo e todos. O que as une, além dos laços familiares, parece ser o maior mistério. Uma resposta que o filme não se preocupa em fornecer”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

COMPETITIVA INTERNACIONAL

A Árvore da Autenticidade

 

20250610 ariel papo de cinema cartazAriel
Espanha/Portugal, 2025
Drama/Fantasia, 108 min
De Lois Patiño
Com Agustina Muñoz, Irene Escolar, Hugo Torres
Premiações: IndieLisboa 2025 (Melhor Filme)
O que nós achamos: “Em meio a tantos cruzamentos, até mesmo Patiño se mostra disposto ao debate. É ele quem determina o conceito perseguido em cena, por meio de sua presença nos bastidores, ou é também refém de uma lógica por demais perversa?”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250515 fire supply 2024 papo de cinema carazFire Supply
Argentina, 2024
Documentário/Experimental/Comédia, 156 min
De Lucia Seles
Com Martín Aletta, Pablo Ragoni, Laura Nevole
Exibições: DocLisboa 2024
O que nós achamos: “É uma utopia que se desenha, e dela se manifesta tanta vontade de se aproximar, como rejeição por suas esquinas duras, que não permitem o meio termo. Lucia Seles aponta para a inocência como meio de sobrevivência“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

Medidas para um Funeral

 

20250612 quando o telefone tocou papo de cinema cartazQuando o telefone tocou
Kada je zazvonio telefon, Sérvio/EUA, 2024
Drama/História, 73 min
De Iva Radivojevic
Com Natalija Ilincic, Anton Augustinov, Slavica Bajceta
Premiação: Festival de Locarno 2024 (Menção Especial)
O que nós achamos: “Sua aparente simplicidade, portanto, confirma a execução de um cinema maduro e ciente do seu alcance”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250612 um corpo para habitar papo de cinema cartazUm Corpo Para Habitar
A Body To Live In, EUA, 2024
Documentário, 98 min
De Angelo Madsen Minax
Com Roland Edmund Loomis, Cléo Dubois
Premiações: Ann Arbor Film Festival 2025 (Troféu George Manupelli Founder’s Spirit)
O que nós achamos: “Sexo, nudez, agressões corporais, posturas libertárias e modificações estéticas compõem a narrativa, mas nada capaz de causa um impacto por demais duradouro e perturbador. O olhar se acostuma com os excessos”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

OLHAR RETROSPECTIVO – AGNÈS VARDA

20170117 cleo das 5 as 7Cléo das 5 às 7
Cléo de 5 à 7, França/Itália, 1962
Drama/Comédia/Romance, 90 min
De Agnès Varda
Com Corinne Marchand, Michel Legrand, Dominique Davray
Exibições: Festival de Cannes 1962
O que nós achamos: “Com a câmera focada em sua estrela principal, mas sem nunca deixar os detalhes das parisienses ou dos coadjuvantes fora de rumo, Varda apresenta uma obra intimista, nunca menos expressiva sobre o feminino e a própria sociedade“. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez

 

20250612 as praias de agnes papo de cinemaAs Praias de Agnès
Les plages d’Agnès, França, 2008
Documentário, 112 min
De Agnès Varda
Com Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier
Premiações: César 2009 (Melhor Documentário)
O que nós achamos: “(O filme) não é só a vida em uma obra, tampouco a obra de uma vida: é substrato da existência corporificada em retratos/pinturas, imagens e montagens de cenários que flertam com o surrealismo (“heresia”) e que beijam e mordem a arte para vê-la sangrar. Eis, pois, sua beleza“. Confira na íntegra a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

 

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

20250709 hot milk poster papo de cinemaHot Milk
Austrália/Grécia/Reino Unido, 2025
Drama, 93 min
De Rebecca Lenkiewicz
Com Emma Mackey, Fiona Shaw, Vicky Krieps
Exibições: Festival de Berlim 2025 (indicado ao Urso de Ouro)
O que nós achamos: “(O filme) tem muitas perguntas a fazer, e não oferecer todas as respostas conta a seu favor na maior parte do tempo”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20250616 salome poster papo de cinemaSalomé
Brasil, 2024
Drama/Ficção Científica/Erótico, 117 min
De André Antônio
Com Aura do Nascimento, Fellipy Sizenando, Renata Carvalho
Premiação: Festival de Brasília 2024 (Melhor Filme, Júri Popular, Atriz Coadjuvante _ Renata Carvalho, Roteiro, Direção de Arte, Trilha Sonora, Prêmio Canal Like, Prêmio da Crítica ABRACCINE)
O que nós achamos: “(O filme) vai do fundo das emoções humanas aos conflitos intergalácticos para mostrar que certas relações podem ser mais antigas do que o próprio tempo e, independente dessa verdade, seguirem tão válidas quanto o despertar de um novo dia e os desafios que esse repetidamente apresenta”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

OLHARES CLÁSSICOS

20201220 a grande cidade papo de cinema cartazA Grande Cidade
Brasil, 1966
Policial/Drama, 80 min
De Cacá Diegues
Com Leonardo Villar, Anecy Rocha, Antonio Pitanga
Premiações: Festival de Brasília 1966 (Melhor Ator Coadjuvante – Antonio Pitanga)
O que nós achamos: “O diretor apresenta quase todos os principais elementos base da proposta cinemanovista – a crítica social, as questões políticas, o experimentalismo estético e a transgressão dos moldes da estrutura narrativa tradicional – empreendendo uma provocação instigante“. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

20180201 eraserhead papo de cinema cartazEraserhead
EUA, 1977
Fantasia/Terror/Comédia, 89 min
De David Lynch
Com Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph
Seleções: Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz 1978; Fantasporto 1982
O que nós achamos: “Perturbador, intenso, problemático, selvagem, violento e irremediável são algumas das palavras possíveis de descrevê-lo, ainda que nenhuma consiga fazê-lo por completo. Uma ópera visual“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

FOCO

20240910 dahomey papo de cinema 750Dahomey
Senegal/França/Benim/Singapura, 2024
Documentário, 68 min
De Mati Diop
Com Lucrèce Hougbelo, Parfait Vaiayinon, Didier Sedoha Nassangade
Premiações: Festival de Berlim 2024 (Urso de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “(O filme) é não só uma questão de justiça, mas também um passo consciente em busca de um perdão ainda em debate – afinal, quem no direito poderá concedê-lo?Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

20241204 yog atak meu pai kaiowa poster papo de cinemaYõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá
Brasil, 2024
Documentário, 92 min
De Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna
Com Sueli Maxakali, Luis Kaiowá
Premiações: Festival de Brasília 2024 (Melhor Direção)
O que nós achamos: “Essa jornada, porém, é mais sobre eles e os seus, do que ao público e os que porventura por esta história se interessarem. Há de se respeitar essa escolha. Mesmo que não seja uma que permita um fácil acesso ao espectador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Verde Oliva

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *