O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba chega em 2025 a sua 14ª edição. Ao todo serão mais de 80 filmes divididos por 10 diferentes mostras: Competitiva Internacional, Competitiva Nacional, Exibições Especiais, Olhares Clássicos, Foco, Olhar Retrospectivo, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Pequenos Olhares e Sessões de Abertura e de Encerramento. A programação se espalha por toda a capital paranaense, em espaços como a Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Cinemateca PR, Cine Guarani e Teatro da Vila.
Considerado um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do Brasil, reconhecido por sua curadoria e pela inovação, o Olhar de Cinema acontece de 11 a 19 de junho, promovendo diferentes olhares sobre determinados segmentos, pautas, idades, diretores ou estilos de produção. O Papo de Cinema, é claro, estará mais uma vez presente para conferir de perto toda a programação, com entrevistas, notícias e críticas dos principais filmes em exibição. Fique com a gente!
NOTÍCIAS
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ENTREVISTAS
Bate-papo com Antônio Gonçalves Jr., diretor do Olhar de Cinema 2025
SESSÃO DE ABERTURA
Cloud: Nuvem de Vingança
Kuraudo, Japão, 2024
Drama/Terror/Suspense, 125 min
De Kiyoshi Kurosawa
Com Masaki Suda, Kotone Furukawa, Daiken Okudaira
Seleção: representante oficial do Japão do Oscar 2025
O que nós achamos: “Entre exageros e absurdos, passando por desfechos tirados do fundo da cartola e revelações que beiram à caricatura, Kurosawa ganha a atenção da audiência ao trilhar rente ao inesperado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
COMPETITIVA BRASILEIRA
Apenas Coisas Boas
Aurora
A Voz de Deus
Brasil, 2025
Documentário/Religião, 85 min
De Miguel Antunes Ramos
Com Daniel Pentecostes, João Vitor Ota
Première nacional
O que nós achamos: “O diretor acompanha o desenrolar deste triste desfecho para os seus dois escolhidos. Mas não interfere, não agrega posicionamento, não propõe alternativas, nem busca por causas ou origens para essa situação a qual se dedica”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Cais
Explode São Paulo, Gil
Brasil/Portugal, 2025
Documentário/Experimental, 97 min
De Maria Clara Escobar
Com Gildeane Leonina, Maria Clara Escobar, Gilda Nomacce
Première Nacional
O que nós achamos: “Infelizmente, após um começo tão denso e provocador, o filme poucas vezes se esforça para alcançar notas assim tão altas no restante de sua narrativa”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Glória e Liberdade
Brasil, 2025
Animação/Ficção Científica, 73 min
De Letícia Simões
Com Larissa Góes, Iara Campos, Yumo Apurinã
Première mundial
O que nós achamos: “Talvez com menos sobre a mesa para ser analisado, o resultado se mostrasse mais poderoso. Mas isso não diminui os acertos da produção e nem mesmo o mérito da iniciativa”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Paraíso
Brasil, 2024
Documentário, 76 min
De Ana Rieper
Com Elisa Lucinda (narração)
Exibição: International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA) 2024
O que nós achamos: “Cabe à realizadora o mérito de confiar na perspicácia desse sentado na plateia, pois este, como poucos outros, é um longa que se completa por meio das sinapses verificadas no outro”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Torniquete
Brasil, 2025
Drama, 75 min
De Ana Catarina Lugarini
Com Marieta Severo, Renata Grazzini, Sali Cimi
Première nacional
O que nós achamos: “Essas três mulheres estão à solta, dispostas a tudo e todos. O que as une, além dos laços familiares, parece ser o maior mistério. Uma resposta que o filme não se preocupa em fornecer”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
COMPETITIVA INTERNACIONAL
A Árvore da Autenticidade
Ariel
Espanha/Portugal, 2025
Drama/Fantasia, 108 min
De Lois Patiño
Com Agustina Muñoz, Irene Escolar, Hugo Torres
Premiações: IndieLisboa 2025 (Melhor Filme)
O que nós achamos: “Em meio a tantos cruzamentos, até mesmo Patiño se mostra disposto ao debate. É ele quem determina o conceito perseguido em cena, por meio de sua presença nos bastidores, ou é também refém de uma lógica por demais perversa?”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Fire Supply
Argentina, 2024
Documentário/Experimental/Comédia, 156 min
De Lucia Seles
Com Martín Aletta, Pablo Ragoni, Laura Nevole
Exibições: DocLisboa 2024
O que nós achamos: “É uma utopia que se desenha, e dela se manifesta tanta vontade de se aproximar, como rejeição por suas esquinas duras, que não permitem o meio termo. Lucia Seles aponta para a inocência como meio de sobrevivência“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Medidas para um Funeral
Quando o telefone tocou
Kada je zazvonio telefon, Sérvio/EUA, 2024
Drama/História, 73 min
De Iva Radivojevic
Com Natalija Ilincic, Anton Augustinov, Slavica Bajceta
Premiação: Festival de Locarno 2024 (Menção Especial)
O que nós achamos: “Sua aparente simplicidade, portanto, confirma a execução de um cinema maduro e ciente do seu alcance”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Um Corpo Para Habitar
A Body To Live In, EUA, 2024
Documentário, 98 min
De Angelo Madsen Minax
Com Roland Edmund Loomis, Cléo Dubois
Premiações: Ann Arbor Film Festival 2025 (Troféu George Manupelli Founder’s Spirit)
O que nós achamos: “Sexo, nudez, agressões corporais, posturas libertárias e modificações estéticas compõem a narrativa, mas nada capaz de causa um impacto por demais duradouro e perturbador. O olhar se acostuma com os excessos”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
OLHAR RETROSPECTIVO – AGNÈS VARDA
Cléo das 5 às 7
Cléo de 5 à 7, França/Itália, 1962
Drama/Comédia/Romance, 90 min
De Agnès Varda
Com Corinne Marchand, Michel Legrand, Dominique Davray
Exibições: Festival de Cannes 1962
O que nós achamos: “Com a câmera focada em sua estrela principal, mas sem nunca deixar os detalhes das parisienses ou dos coadjuvantes fora de rumo, Varda apresenta uma obra intimista, nunca menos expressiva sobre o feminino e a própria sociedade“. Confira na íntegra a crítica de Matheus Bonez
As Praias de Agnès
Les plages d’Agnès, França, 2008
Documentário, 112 min
De Agnès Varda
Com Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier
Premiações: César 2009 (Melhor Documentário)
O que nós achamos: “(O filme) não é só a vida em uma obra, tampouco a obra de uma vida: é substrato da existência corporificada em retratos/pinturas, imagens e montagens de cenários que flertam com o surrealismo (“heresia”) e que beijam e mordem a arte para vê-la sangrar. Eis, pois, sua beleza“. Confira na íntegra a crítica de Pedro Henrique Gomes
EXIBIÇÕES ESPECIAIS
Hot Milk
Austrália/Grécia/Reino Unido, 2025
Drama, 93 min
De Rebecca Lenkiewicz
Com Emma Mackey, Fiona Shaw, Vicky Krieps
Exibições: Festival de Berlim 2025 (indicado ao Urso de Ouro)
O que nós achamos: “(O filme) tem muitas perguntas a fazer, e não oferecer todas as respostas conta a seu favor na maior parte do tempo”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Salomé
Brasil, 2024
Drama/Ficção Científica/Erótico, 117 min
De André Antônio
Com Aura do Nascimento, Fellipy Sizenando, Renata Carvalho
Premiação: Festival de Brasília 2024 (Melhor Filme, Júri Popular, Atriz Coadjuvante _ Renata Carvalho, Roteiro, Direção de Arte, Trilha Sonora, Prêmio Canal Like, Prêmio da Crítica ABRACCINE)
O que nós achamos: “(O filme) vai do fundo das emoções humanas aos conflitos intergalácticos para mostrar que certas relações podem ser mais antigas do que o próprio tempo e, independente dessa verdade, seguirem tão válidas quanto o despertar de um novo dia e os desafios que esse repetidamente apresenta”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
OLHARES CLÁSSICOS
A Grande Cidade
Brasil, 1966
Policial/Drama, 80 min
De Cacá Diegues
Com Leonardo Villar, Anecy Rocha, Antonio Pitanga
Premiações: Festival de Brasília 1966 (Melhor Ator Coadjuvante – Antonio Pitanga)
O que nós achamos: “O diretor apresenta quase todos os principais elementos base da proposta cinemanovista – a crítica social, as questões políticas, o experimentalismo estético e a transgressão dos moldes da estrutura narrativa tradicional – empreendendo uma provocação instigante“. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
Eraserhead
EUA, 1977
Fantasia/Terror/Comédia, 89 min
De David Lynch
Com Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph
Seleções: Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz 1978; Fantasporto 1982
O que nós achamos: “Perturbador, intenso, problemático, selvagem, violento e irremediável são algumas das palavras possíveis de descrevê-lo, ainda que nenhuma consiga fazê-lo por completo. Uma ópera visual“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
FOCO
Dahomey
Senegal/França/Benim/Singapura, 2024
Documentário, 68 min
De Mati Diop
Com Lucrèce Hougbelo, Parfait Vaiayinon, Didier Sedoha Nassangade
Premiações: Festival de Berlim 2024 (Urso de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “(O filme) é não só uma questão de justiça, mas também um passo consciente em busca de um perdão ainda em debate – afinal, quem no direito poderá concedê-lo?” Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá
Brasil, 2024
Documentário, 92 min
De Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna
Com Sueli Maxakali, Luis Kaiowá
Premiações: Festival de Brasília 2024 (Melhor Direção)
O que nós achamos: “Essa jornada, porém, é mais sobre eles e os seus, do que ao público e os que porventura por esta história se interessarem. Há de se respeitar essa escolha. Mesmo que não seja uma que permita um fácil acesso ao espectador“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Verde Oliva
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