Crítica
Leitores
Sinopse
Black Mirror
Black Mirror :: T06
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T06 :: Demon 79 | 15/06/2023 |
Black Mirror :: T06 :: Mazey Day | 15/06/2023 |
Black Mirror :: T06 :: Beyond the Sea | 15/06/2023 |
Black Mirror :: T06 :: Loch Henry | 15/06/2023 |
Black Mirror :: T06 :: Joan Is Awful | 15/06/2023 |
Black Mirror :: T05
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T05 :: Rachel, Jack and Ashley Too | 5/06/2019 |
Black Mirror :: T05 :: Smithereens | 5/06/2019 |
Black Mirror :: T05 :: Striking Vipers | 5/06/2019 |
Black Mirror :: T04
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T04 :: Black Museum | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T04 :: Metalhead | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T04 :: Hang the DJ | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T04 :: Crocodile | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T04 :: Arkangel | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T04 :: USS Callister | 29/12/2017 |
Black Mirror :: T03
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T03 :: Hated in the Nation | 26/10/2016 |
Black Mirror :: T03 :: Men Against Fire | 25/10/2016 |
Black Mirror :: T03 :: San Junipero | 24/10/2016 |
Black Mirror :: T03 :: Shut Up And Dance | 23/10/2016 |
Black Mirror :: T03 :: Playtest | 22/10/2016 |
Black Mirror :: T03 :: Nosedive | 21/10/2016 |
Black Mirror :: T02
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T02 :: White Christmas | 16/12/2014 |
Black Mirror :: T02 :: The Waldo Moment | 18/02/2013 |
Black Mirror :: T02 :: White Bear | 18/02/2013 |
Black Mirror :: T02 :: Be Right Back | 11/02/2013 |
Black Mirror :: T01
Episódio | Data de exibição |
---|---|
Black Mirror :: T01 :: The Entire History of You | 18/12/2011 |
Black Mirror :: T01 :: Fifteen Million Merits | 11/12/2011 |
Black Mirror :: T01 :: The National Anthem | 4/12/2011 |
Crítica
Marie (Rosemarie DeWitt) não deu à luz em um parto simples. Após complicações, se viu obrigada a recorrer a uma cesariana. Quando Sara nasceu, mal se movia. A mãe, ansiando por um choro da criança, começou ela própria a se desesperar. Mas calma, controle sua ansiedade. Segundos depois, o bebê começa a reagir e mostra-se pronto para a luta que estava recém começando. Esse início é fundamental para o que irá se desenrolar nos próximos cinquenta minutos de Arkangel, segundo episódio da quarta temporada de Black Mirror. E, por mais estranho que soe aos aficionados da série, fará pleno sentido dentro do universo conspiratório que permeia quase todos os seus capítulos, revelando ser esse um dos mais maduros – e, crivelmente, assustadores – de toda a coletânea.
Essa maturidade não vem por acaso. Além de ter sido escrito por Charlie Brooker, o criador do programa, Arkangel tem no comando a direção segura de Jodie Foster. Atriz na atividade desde a infância e dona de dois Oscars, ela pode estar, nos últimos anos, cada vez mais afastada dos holofotes – o último filme dela foi Elysium (2013), há cinco anos – mas isso tem um motivo, e esse é sua dedicação crescente ao ofício da direção. Após três longas em vinte anos (1991-2011), nos últimos tempos comandou episódios de séries como House of Cards (2014) e Orange is the New Black (2013-2014), além do thriller Jogo do Dinheiro (2016). Essa experiência acumulada mostra-se eficaz ao drama que pretende aqui contar, sem atropelos, porém com passos certeiros e muito bem pontuados.
Mãe solteira de uma linda menina, Marie fez da filha o seu mundo. Quando, ao levá-la para brincar num pequeno parque próximo de onde moram, a criança desaparece após um breve descuido seu, vê tudo ruir em questão de instantes. A vizinhança se mobiliza, e não demora para que um outro pai a encontre: estava perto de um riacho, onde se perdeu ao seguir o caminho de um gato vira-lata. Pressupõe-se que esse tenha sido o segundo grande susto, quando acreditou, mais uma vez, tê-la perdido. E ela não está disposta a correr esse risco novamente. É por isso que decide participar de um método – tão experimental quanto revolucionário – oferecido pela empresa Arkangel. A partir de um pequeno implante, ela não só ganha acesso – através da tela de um tablet – a tudo o que se passa com Sara, como também passa a monitorar a própria existência da garota.
Sim, pois o novo recurso não apenas lhe possibilita ter acesso à localização da filha através de um GPS contínuo, como também observar de perto todas as suas variáveis físicas. Mais do que isso, um acesso óptico lhe permite, ainda, não somente ver o que a menina enxerga, mas também decidir o que pode ou não ser visto – os tais controles parentais. Assim, Sara cresce alheia ao mundo real. E quando esse, ainda que tarde, enfim se manifestar, qual será sua reação? Uma vez tão dependente desse recurso – o controle, motivado por uma boa desculpa, logo se revelará uma obsessão – como aprender a confiar e se virar sem ele? Afinal, até que ponto é importante saber de tudo? Não haveriam situações em que o melhor é a ignorância?
Em atuação cativante, DeWitt oferece uma figura maternal que tenta ser quase uma amiga da filha única – os conflitos e crises voltam com tudo durante a adolescência de Sara – mas como entender que é preciso soltar para se ter por perto? Jodie Foster, que já foi ela própria uma jovem vigiada por tudo e todos, sabe bem do que está falando. Cada vértice desse conflito que se estabelece entre mãe e filha possui suas próprias razões, justificáveis para si, mas seriam compreensíveis diante a lógica da outra? Um mundo triste se desenha entre elas, e a solidão e o desamparo da casa onde moram se revela em relacionamentos descartáveis vividos pela mais velha e por uma ânsia da outra por experimentar tudo aquilo que lhe foi negado por tanto tempo. O desfecho, como já é de se esperar, não será feliz. Mas quem garante que a esperança não reside após o ponto final?
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Dying: A Última Sinfonia - 5 de dezembro de 2024
- O Melhor Amigo - 3 de dezembro de 2024
- Pacto da Viola - 3 de dezembro de 2024
Grade crítica
Crítico | Nota |
---|---|
Robledo Milani | 9 |
Matheus Bonez | 9 |
Mariani Batista | 8 |
Yuri Correa | 6 |
Cecilia Barroso | 6 |
Francisco Carbone | 6 |
MÉDIA | 7.3 |