O ano foi cheio de surpresas no podcast do Papo de Cinema. Nós preparamos conversas especiais, seja com os membros da redação ou com convidados, a respeito de temas e filmes variados. Discutimos o representante do Brasil no Oscar (Deserto Particular), os lançamentos mais polêmicos (Marighella, A Menina que Matou os Pais), séries brasileiras (Manhãs de Setembro), séries da Marvel (Loki, Falcão e o Soldado Invernal) e festivais de cinema (8 1/2 Festa do Cinema Italiano, Festival Varilux de Cinema Francês).
Em paralelo, também organizamos dossiês e discussões mais amplas sobre o cinema, e foi uma bela surpresa descobrir que estes foram os temas preferidos dos leitores em 2021. Os dois episódios mais populares do nosso podcast quinzenal foram as Partes 1 e 2 do especial Woody Allen, embora o cineasta esteja numa fase pouco prestigiada, lançando apenas um filme no final do ano, de maneira discreta, e com repercussões modestas (O Festival do Amor). Mesmo assim, os ouvintes ficaram interessados pela retrospectiva filme a filme que Marcelo Müller e Robledo Milani fizeram, desde o início da carreira do norte-americano.
Os esnobados do Oscar vieram em terceiro lugar, com mais audiência do que os favoritos ao Oscar — sinal de que vocês estavam atrás de uma polêmica, não é? O balanço de vários acontecimentos no mês de janeiro e o apanhado do Festival de Berlim 2021 completam a lista. Abaixo, você descobre o nosso top 5.
Não se esqueça de curtir o podcast Papo de Cinema no seu player preferido, para não perder nenhuma edição!
Spotify | Apple | Google Podcasts | Anchor | Breaker | Radio Public | Pocket Casts | RSS

1. Especial :: Woody Allen – Parte 1
Como Woody Allen começou a sua carreira? Que resposta de crítica e público obteve a partir das primeiras comédias, e de que maneira este estilo foi amadurecendo? Um mergulho em filmes como Bananas (1971), Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar (1972) e Dorminhoco (1973).

2. Especial :: Woody Allen -Parte 2
Uma vez consagrado como cineasta, o nova-iorquino criou algumas de suas obras mais ousadas e premiadas, além de se arriscar pelos dramas inspirados em Ingmar Bergman. Um olhar a clássicos como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Manhattan (1979), Memórias (1980) e Zelig (1983).

3. Os esnobados do Oscar 2021
O Oscar consagrou algumas surpresas este ano e confirmou os favoritos, mas muitos filmes e artistas bons ficaram de fora da disputa. Uma Noite em Miami teve poucas indicações, Sophia Loren foi ignorada por um belo trabalho, Delroy Lindo escapou de uma merecida indicação. Uma análise categoria por categoria.

4. Resumão de janeiro
No começo do ano, a gente estava generoso, e decidiu compilar vários acontecimentos numa conversa só: as chances do Brasil no Oscar, os destaques inéditos do MyFrenchFilmFestival, que ocorreu de modo online, as obras arriscadas e autorais das da Mostra de Tiradentes, e o retorno inesperado de Máquina Mortífera.

5. Festival de Berlim 2021
Em fevereiro, o Papo de Cinema cobriu novamente o Festival de Berlim, um dos maiores do mundo, e o evento internacional que confere maior destaque ao cinema brasileiro. A 71ª edição da Berlinale teve uma Palma de Ouro polêmica sobre a Covid-19, dramas sobre os males do mundo e títulos como A Última Floresta e Se Hace Camino al Andar dando orgulho da produção nacional.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *