Em 30 de maio de 2021 serão anunciados os vencedores do Grande Prêmio FANTLATAM, organizado pela Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico. Os vencedores de cada festival se tornam elegíveis ao prêmio de melhor longa-metragem e melhor curta-metragem, escolhidos por um júri independente. O anúncio será feito de modo online através da plataforma Cultura em Casa, às 21h no horário de Brasília.

Este ano, 29 filmes concorrem ao prêmio principal, sendo 14 concorrentes ao troféu de melhor longa-metragem, e 15 concorrentes a melhor curta-metragem. O Brasil tem forte presença entre os indicados, com três longas na disputa: Cabrito (2020), de Luciano de Azevedo, O Cemitério das Almas Perdidas (2020), de Rodrigo Aragão, e Morto Não Fala (2018), de Dennison Ramalho.

LEIA MAIS
Cinefantasy 2021 divulga lista de 140 filmes selecionados
Fantaspoa 2021 :: Divulgado o cartaz do evento e o calendário prévio de lives/palestras
6º Festival POE de Cinema Fantástico começa em 21 de abril

 

O Cemitério das Almas Perdidas

 

Em paralelo, quatro curtas representam o país: 5 Estrelas (2020), de Fernando Sanches, Noite Macabra (2020), de Felipe Lesbick, Para Minha Gata Mieze (2018), de Wesley Gondim, e Who’s That Man Inside My House? (2019), de Lucas Reis. Apesar de o Brasil ser representado apenas por obras de diretores homens, analisadas por um júri majoritariamente masculino, a Aliança é presidida por uma mulher, a brasileira Mônica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy.

Em comunicado à imprensa, ela comunica a intenção de “fortalecer a representação feminina no cinema de gênero latino-americano, seja ela nas obras ou na direção de festivais”. Vale lembrar que a FANTLATAM é uma instituição recente, criada em setembro de 2019 para reforçar a visibilidade e o alcance das produções de fantasia latino-americanas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *