Um dos diretores mais ativos do cinema contemporâneo – criando de dois a três filmes por ano – Hong Sang-Soo também é um dos mais apreciados em grandes festivais, e um dos raros a conseguir emplacar tantas produções nos cinemas brasileiros. A popularidade se deve não apenas à qualidade dos filmes, mas também ao fato de serem acessíveis aos espectadores que evitam obras muito herméticas.

Após os bem recebidos Certo Agora, Errado Antes (2015), Na Praia à Noite Sozinha (2017) e The Woman Who Ran (2019) – este último, vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim – o sul-coreano tem um novo filme apresentado ao público brasileiro: O Hotel às Margens do Rio (2018), que estreia dia 28 de maio na plataforma online Belas Artes à la Carte.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2020 :: Comédia sul-coreana e drama norte-americano são bons candidatos ao Urso de Ouro
Parasita :: Kleber Mendonça Filho elogia cinema sul-coreano por investimento público e proteção aos filmes nacionais
Festival de Cannes 2019 :: Sul-coreano ganha a Palma de Ouro e Brasil faz bonito na Croisette

 

O Hotel às Margens do Rio (2018)

 

Na trama, Younghwan é um poeta que se muda para o hotel de seus amigos, próximo ao rio Han. Convencido de que vai morrer em breve, apesar de não ter problemas de saúde, ele chama os filhos para o visitarem, separadamente. Enquanto isso, no mesmo hotel, Sanghee é uma jovem se recuperando de um relacionamento terminado. Um dia, a vida de ambos se cruza.

O Hotel às Margens do Rio venceu o prêmio de melhor ator (Gi Ju-bong) no Festival de Locarno. Segundo a crítica do Papo de Cinema, o filme “cativa pelo enlace de diversos componentes, principalmente os afetivos, como a culpa do pai pela ausência durante o crescimento dos filhos, as frustrações que os agora adultos carregam por conta do trauma da separação dos genitores e o peso de quem perdeu um grande amor”. Confira na íntegra o texto de Marcelo Müller.

Abaixo, você descobre em exclusividade o cartaz nacional do drama, sublinhando o ambiente frio e a solidão dos personagens:

 

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *