Nesta quinta-feira, 30, o Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974) promoverá um evento especialíssimo para quem é fã de O Gabinete do Dr. Caligari (1920), um dos filmes mais importantes e influentes da História do cinema. Denominada Cine Concerto, a ocasião será uma reverência audiovisual ao estopim do Expressionismo Alemão, movimento de vanguarda que sobreveio aos horrores da Primeira Guerra Mundial e que visava, por meio de distorções e sombras acentuadas, estabelecer uma conexão direta com a subjetividade de indivíduos condicionados por uma sociedade então caótica e mergulhada em desesperança. A partir das 19h será exibido o trabalho do artista Alexandre Teles, que recriou frames do filme utilizando a técnica da monotipia. São cerca de 600 imagens que ajudam a contar a história do médico especialista em hipnose que se vale de um sonâmbulo para praticar crimes.

LEIA MAIS
Goethe-Institut São Paulo promove mostra de filmes alemães em Porto Alegre
Tarde para Morrer Jovem :: Confira o cartaz brasileiro e o trailer legendado do filme (Exclusivo)
Zombi Child :: Confira o trailer legendado em português (Exclusivo)

No Cine Concerto Caligari as monotipias serão projetadas com trilha sonora ao vivo. Logo após, haverá um bate-papo com o curador do projeto, o crítico de cinema e doutor em estética da arte Donny Correia, com quem o Papo de Cinema conversou de forma exclusiva sobre a atividade. “Caligari é, sem sombra de dúvidas, o filme mais importante da História do Cinema.  (….) Eu diria que não seria possível haver Cidadão Kane (1941) sem o expressionismo. Não apenas pela luz do filme, mas por suas liberdades narrativas. O mesmo acontece com o cinema “noir” e com as principais obras de Hitchcock, desde seu período na Inglaterra até Psicose (1960), pelo menos. O David Lynch de Eraserhead (1977), O Homem Elefante (1980), Estrada Perdida (1977) e até mesmo Twin Peaks (1990-1991) mostra vários traços que são herança do expressionismo, com um quê de dadaísmo, também. Tim Burton cita o expressionismo de forma contumaz: o Pinguim de Batman, o Retorno (1992) é uma releitura da figura do Dr. Caligari; Edward Mãos de Tesoura (1990) foi criado a partir de Cesare, o sonâmbulo manipulado por Doutor. Esse movimento emancipou a figura do diretor para se tornar Autor.”, afirmou Donny. A entrevista completa você confere aqui.

Monotipia de Alexandre Teles

 

Serviço
Cine Concerto Gabinete do Dr. Caligari
Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974)
Entrada Franca (sujeito a lotação)
Distribuição de senhas, por ordem de chegada, a partir das 18h30
Mais informações na página oficial do evento no Facebook

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *