Nesta quarta-feira, 23, aconteceu a festa do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o evento reuniu um número considerável de astros, estrelas e outras figuras importantes do cinema brasileiro. E Marte Um (2022), de Gabriel Martins, foi o grande vencedor da noite com oito troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som. A produão escolhida para representar o Brasil no Oscar 2023 – e que, infelizmente, não chegou entre os cinco concorrentes na categoria Filme Internacional – desbancou concorrentes fortes, tais como Medida Provisória (2022), o campeão de indicações.

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Dias melhores chegaram! Mas isso não significa que ainda não haja muito trabalho pela frente para garantir que dias melhores sejam constantes. Esse é um ano muito especial para o cinema brasileiro: são 125 anos de existência, valendo lembrar que o Brasil, o Rio de Janeiro especificamente, foi um dos primeiros lugares do mundo onde se filmou. Essa noite é uma celebração a toda essa história. Uma viagem através do tempo e dos olhares desses nossos grandes documentaristas”, disse durante a cerimônia a presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Renata Almeida Magalhães. A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro distribuiu 29 estatuetas ao todo. Confira abaixo a lista completa dos premiados.

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
Marte Um, de Gabriel Martins

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA (Voto Popular)
Bem-Vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
Pluft, O Fantasminha, de Rosane Svartman

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo

MELHOR DIREÇÃO
Gabriel Martins, por Marte Um

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Carolina Markowicz, por Carvão

MELHOR ATRIZ
Dira Paes, por Pureza

Dira Paes / Foto: divulgação

MELHOR ATOR
Carlos Francisco, por Marte Um

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Adriana Esteves, por Medida Provisória

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Cícero Lucas, por Marte Um

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Leonardo Feliciano, por Marte Um

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Gabriel Martins, por Marte Um

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Angelo Defanti, por O Clube dos Anjos

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Viagem de Pedro, de Adrian Cooper

MELHOR FIGURINO
A Viagem de Pedro, de Marjorie Gueller, Joana Porto e Patrícia Dória

MELHOR MAQUIAGEM
A Viagem de Pedro, de Tayce Vale e Blue

MELHOR EFEITO VISUAL
Pluft, O Fantasminha, de Sandro Di Segni

MELHOR MONTAGEM
Marte Um, de Thiago Ricarte e Gabriel Martins

Gabriel Martins. Foto/divulgação

MELHOR SOM
Marte Um, de Marcos Lopes e Tiago Bello

MELHOR TRILHA SONORA
Eduardo e Mônica, de Pedro Guedes, Fabiano Krieger e Lucas Marcier

MELHOR FILME IBEROAMERICANO
Argentina, 1985 (Argentina), de Santiago Mitre

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Elvis (EUA), de Baz Luhrman

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Território Pequi, de Takumã Kuikuro

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
Big Bang, de Carlos Segundo

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO
Vamos Brincar com  Turma da Mônica – 1ª Temporada

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez – 1ª Temporada

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO
Manhãs de Setembro – 2ª Temporada

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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