Nesta terça-feira, 18 de agosto, o tradicional Festival de Cinema de Gramado anunciou os longas-metragens indicados à 48ª edição, a primeira a ser realizada em formato online devido à pandemia de coronavírus. Serão sete filmes brasileiros (escolhidos entre 146 inscritos) e oito filmes latino-americanos (escolhidos entre 93 inscritos) concorrendo pelos Kikitos. A curadoria foi efetuada pelo crítico Marcos Santuário, o cineasta Pedro Bial e a atriz Soledad Villamil.

A seleção está particularmente forte em 2020. Entre os títulos nacionais, os destaques ficam por conta de Todos os Mortos (2020), drama histórico de Caetano Gotardo e Marco Dutra, que disputou o Urso de Ouro em Berlim, Aos Pedaços (2019), novo filme de Ruy Guerra sobre um homem ameaçado de morte, e Um Animal Amarelo (2020), fábula de Felipe Bragança sobre o impacto da colonização portuguesa no Brasil contemporâneo.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2020 :: Anunciados os curtas brasileiros e artistas homenageados
Festival de Gramado 2020 :: Anunciados os curtas-metragens da Mostra Gaúcha
Festival de Gramado 2020 adota edição online

 

 

Na disputa latino-americana, chamam atenção o paraguaio Matar a un Muerto (2019), drama de Hugo Giménez sobre a herança sombria do regime militar no país, e o boliviano Tu me Manques (2019), de Rodrigo Bellott, sobre um pai (Oscar Martínez) descobrindo a homossexualidade do filho morto.

Completando o quadro de homenageados da 48ª edição, a atriz Denise Fraga receberá o Troféu Cidade de Gramado. Ela já foi recompensada com o Kikito de melhor atriz pelo filme Por Trás do Pano (1999), e comemorou a distinção dentro de um festival “particularmente importante em minha vida”, em suas palavras. Já o Troféu Kikito de Cristal será atribuído ao ator uruguaio César Troncoso, habituado ao cinema brasileiro após o trabalho em Faroeste Caboclo (2013), Tim Maia (2014) e Elis (2016), entre outros.

Eles se juntam a dois homenageados previamente anunciados: Laís Bodanzky, cineasta escolhida para o Troféu Eduardo Abelin, e o ator Marco Nanini, agraciado com o Troféu Oscarito. Descubra os longas-metragens das mostras competitivas do Festival de Gramado, que ocorre entre os dias 18 e 26 de setembro:

 

Longas-metragens brasileiros

King Kong en Asunción (PE, 2020), dir. Camilo Cavalcante
Por que Você Não Chora? (DF, 2020), dir. Cibele Amaral
Aos Pedaços (RJ, 2019), dir. Ruy Guerra
Todos os Mortos (SP, 2020), dir. Caetano Gotardo e Marco Dutra
Um Animal Amarelo (RJ, 2020), dir. Felipe Bragança
Me Chama que Eu Vou (SP, 2020), dir. Joana Mariani
O Samba É Primo do Jazz (RJ, 2020), dir. Angela Zoé

Longas-metragens latino-americanos

La Frontera (Colômbia, 2019), dir. David David
Los Fuertes (Chile, 2019), dir. Omar Zúñiga
Tu me Manques (Bolívia, 2019), dir. Rodrigo Bellott
Dias de Invierno (México, 2020), dir. Jiaziel Hernández
El Gran Viaje al País Pequeño (Uruguai, 2019), dir. Mariana Viñoles
El Silencio del Cazador (Argentina, 2019), dir. Martin Desalvo
Matar a un Muerto (Paraguai, 2019), dir. Hugo Giménez
A Son of a Man – La Maldición del Tesoro de Atahualpa (Equador, 2019), dir. Jamaicanoproblem

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *