O Festival Internacional de Cinema de Berlim costuma divulgar apenas em janeiro os primeiros filmes selecionados para a sua edição anual, realizada em fevereiro. Desta vez, os organizadores se anteciparam para a edição 2022, divulgando uma grande leva de títulos escolhidos para as mostras Panorama, Geração, Forum, Forum Expanded e Berlinale Special. A seleção impressiona pela quantidade expressiva de títulos dos Estados Unidos, França e Argentina.
O cinema brasileiro também tem motivos para comemorar: dois filmes já constam nesta primeira parte de anúncios, refletindo o olhar generoso da Berlinale à nossa produção. Ambos os projetos figuram na mostra Forum Expanded, voltada a iniciativas de grande radicalidade estética e narrativa. O primeiro deles vem de uma cineasta bem conhecida pelo evento alemão: Paula Gaitán, que já apresentou outros trabalhos no festival. Desta vez, ela leva o instigante curta-metragem Se Hace Camino Al Andar (2021), uma investigação de tempos, movimentos e ambientações. Leia a nossa crítica.
LEIA MAIS
Festival de Berlim divulga cartaz oficial da edição 2022
Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri
Festival de Berlim divulga cartaz oficial da edição 2022

Se Hace Camino Al Andar, de Paula Gaitán

O segundo título faz sua estreia mundial na Berlinale: O Dente do Dragão (2021), de Rafael Castanheira Parrode. Destacado pelos curadores no texto de apresentação do Forum Expanded, o filme aborda a contaminação por radioatividade em Goiânia em 1988. O cineasta goiano utiliza diversos materiais para narrar a ameaça nuclear e sua relação com a contemporaneidade. Curiosamente, no último ano, Berlim selecionou outra obra situada em Goiânia: Vento Seco (2020), de Daniel Nolasco.
Entre os demais títulos anunciados, destacam-se o norte-americano Taurus (2021), estrelado por Megan Fox e Ruby Rose, na Mostra Panorama; o islandês Against the Ice (2021), estrelado por Nikolaj Coster-Waldau, e o francês About Joan (2021), com Isabelle Huppert no papel principal. Estes dois últimos serão apresentados na seção Berlinale Special Gala, ou seja, com a presença dos artistas no tapete vermelho de Berlim. Os curadores também destacam a escolha de Home When You Return (imagem em destaque acima), de Carl Elsaesser, na Mostra Forum Expanded. O filme efetua a viagem por uma casa vazia, combinada a um melodrama amador produzido nos anos 1950.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *