A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais escolheu a presidente do Comitê de Seleção do Oscar 2021. A cineasta Viviane Ferreira coordenará a decisão do representante brasileiro ao troféu de melhor filme internacional. Vale lembrar que a organização possui autonomia para determinar nosso candidato, sem sofrer pressões do governo.

Ferreira preside a APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, além de ser advogada, sócia-diretora da Odun Filmes e mestre em políticas do audiovisual pela UnB. Seu filme mais recente, Um Dia com Jerusa (2019), foi exibido na Mostra de Tiradentes 2020, discutindo a sororidade e a transmissão de conhecimento entre diferentes gerações de mulheres negras. Léa Garcia estrela a obra.

 

Viviane Ferreira

 

LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Governo busca influenciar na escolha do representante brasileiro
Oscar 2021 :: Otto Guerra, Vincent Carelli e mais quatro brasileiros são convidados pela Academia
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 :: Bacurau lidera indicações, confira a lista

Ferreira elegerá o filme junto dos diretores de fotografia Affonso Beato e Lula Carvalho, da cineasta Laís Bodanzky e dos produtores Clélia Bessa, Leonardo Monteiro de Barros, Renata Magalhães, Rodrigo Teixeira e Roberto Berliner. A partir de todas as inscrições de projetos elegíveis, a comissão define uma lista de dez finalistas, dentre os quais será eleito o representante brasileiro.

Este ano, o processo foi dificultado pela pandemia de Covid-19, que atrasou produções e lançamentos comerciais, além de provocar o fechamento das salas de cinema e o adiamento ou cancelamento de festivais. Mesmo assim, o Brasil possui bons títulos capazes de postular à estatueta, como Pacarrete (2019) e Fim de Festa (2019), que já estrearam comercialmente, Três Verões (2019), prestes a estrear no mês de setembro, além de Breve Miragem de Sol (2019), Um Animal Amarelo (2020) e Casa de Antiguidades (2020), passíveis de qualificação caso organizem o lançamento oficial até 31 de dezembro de 2020.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *