Qual foi o primeiro filme brasileiro dirigido por uma mulher? Atualmente, quantos filmes feitos por mulheres chegam aos cinemas, em comparação com aqueles de cineastas homens? A história de um cinema nacional feito por mulheres constitui o tema de As Protagonistas (2021), série dirigida e narrada por Tata Amaral.
Ao longo de 13 episódios, a cineasta narra a evolução deste panorama social e de gênero, começando por O Caso do Dominó Preto (1931), de Cleo de Verberena. Em seguida, analisa a presença feminina nos filmes pioneiros, nas produções de estúdio da Atlântida e Vera Cruz, durante o Cinema Novo, na Boca do Lixo, nos grandes sucessos populares etc.
LEIA MAIS
Opinião :: Mulheres revolucionárias antiditadura do nosso cinema
Top 10 :: Melhores filmes brasileiros dirigidos por mulheres
Cinema de animação :: Mulheres lançam plataforma própria em busca de igualdade
![As Protagonistas :: Série de Tata Amaral apresenta 70 diretoras brasileiras 2 20210610 as protagonistas julia rezende papo de cinema 1200](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2021/06/20210610-as-protagonistas-julia-rezende-papo-de-cinema-1200-750x313.jpeg)
No total, são citadas 70 cineastas mulheres, dentre as quais Adélia Sampaio, Helena Ignez, Sandra Kogut, Tizuka Yamasaki, Suzana Amaral, Lúcia Murat, Carla Camurati, Anna Muylaert, Laís Bodanzky, Viviane Ferreira, Eliane Caffé e Julia Rezende. A série é elaborada por uma equipe majoritariamente feminina, incluindo Josefina Trotta e Eliana Natividade no roteiro, Camila Freitas na direção de fotografia e a dupla formada por Beatriz Pomar e Lia Kulakauskas na montagem.
As Protagonistas está disponsível tanto no canal CineBrasil TV quanto pelas plataformas Divertenet e Oi Play. Novos episódios são apresentados todos os sábados, às 21h. Segundo Tata Amaral, “as cineastas foram protagonistas dos mais importantes momentos da nossa história audiovisual. Meu objetivo é compartilhar este olhar para que nossas obras estejam sempre presentes nos livros, nas pesquisas, nos ensaios, nas instituições de ensino, e nas listas de melhores filmes”.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário