Em 4 de dezembro, começa a quarta edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. Até o dia 20 de dezembro, serão apresentados 52 filmes, em exibições gratuitas, com foco na cultura negra e na música baiana. 42 títulos terão exibições online, através das páginas YouTube e Facebook do evento, enquanto 10 títulos ganham sessões presenciais.

Este ano, o CachoeiraDoc presta homenagem a Makota Valdina, professora e líder religiosa. A celebração, a partir de 19h do dia 4, conta com a presença do cantor e compositor Mateus Aleluia, tema do documentário baiano Aleluia, o Canto Infinito do Tincoã (2020), de Tenille Bezerra. Três outros títulos da edição evocam a memória da pensadora.

LEIA MAIS
9º CachoeiraDoc confirma datas e abre inscrições para oficinas online
Griot :: 3º Festival de Cinema Negro Contemporâneo começa em 11 de dezembro
M-8: Quando a Morte Socorre a Vida :: “O genocídio da juventude negra é um problema da sociedade brasileira”, diz Jeferson De

 

Aleluia, o Canto Infinito do Tincoã

 

O festival traz oito filme inéditos, incluindo as pré-estreias de Kalunga: Memórias de um Mar sem Fim (2020) e Acervo ZUMVI: O Levante da Memória (2020), além da estreia do longa-metragem pernambucano O Bem Virá (2020) e do curta-metragem baiano Essa Festa É Minha Vida (2020). Confira a lista completa de títulos selecionados:

 

(Outros) Fundamentos (2019), de Aline Motta
A Cristalização de Brasília (2019), de Guerreiro do Divino Amor
Ainda te Amo Demais (2020), de Flávia Correia
Arco do Tempo (2019), de Juan Rodrigues
Aurora (2018), de Everlane Moraes
Cadê Edson? (2019), de Dácia Ibiapina da Silva
Cinema Contemporâneo (2019) de Felipe André Silva
É Sim de Verdade (2018), Direção coletiva
Entre Nós e o Mundo (2019), de Fabio Rodrigo
Entre o Céu e o Subsolo (2019), de Felipe da Silva Borges
Essa Festa é a Minha Vida (2020), de Ulisses Arthur
Filme de Domingo (2020), de Lincoln Péricles
Formatura (2020), de Caio Franco
Invasão Espacial (2019), de Thiago Foresti
Irun Orí (2020), de Juh Almeida
Lembrar Daquilo que Esqueci (2020), de Castiel Vitorino Brasileiro
Mães do Derick (2020), de Dê Kelm
Michele de Michele Mesma: Narrativas de uma Mulher Sertaneja (2019), de Michele Menezes
Minha História é Outra (2019), de Mariana Campos
Não Fique Triste, Menino (2018), de Clébson Francisco
NC5 Contra a Lei do Impedimento (2019), de Lucio Branco
Negro em Mim (2020), de Macca Ramos
Notícias de São Paulo (2019), de Priscila Nascimento
O Bem Virá (2020), de Uilma Queiroz
O Mundo Preto Tem Mais Vida (2018), de Sabrina Duran
Obatala Film (2019), de Sebastian Wiedemann
POPXOP (2019), de Natalino Maxakali e Ana Estrela
Quando Era Primavera (2019), de Lara Damiane
Reduto (2020), de Michel Santos
Relatos Tecnopobres (2019), de João Batista Gabriel Carvalho Silva
Rua Augusta, 1029 (2019), de Mirrah Iañez
Sair do Armário (2018), de Marina Pontes
Sob a Sombra da Palmeira (2020), de Tomyo Ito
Um de Vermelho e um de Amarelo (2020), de Frad, GM, Lipe
Vander (2019), de Barbara Carmo
VAZÃO (2019), de Cecilia Assy e Marcia Rezende
Veias de Fogo (2020), de coletivo Carnaval no Inferno

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *