Entre os dias 11 e 20 de dezembro, ocorre a terceira edição do Griot: 3º Festival de Cinema Negro Contemporâneo. Para a Mostra Competitiva, foram selecionados 22 curtas-metragens de cineastas negros e negras, explorando tanto questões de identidade e luta social quanto de realismo fantástico. A iniciativa busca atenuar as desigualdades de visibilidade e representação negra no audiovisual brasileiro.

As exibições são gratuitas e online, por meio da plataforma Todes Play. Além dos prêmios oficiais do júri, os filmes concorrem a recompensas do Mubi, O2 Pós e Olhar Distribuição. A seleção inclui alguns dos curtas-metragens brasileiros mais premiados do último ano, como o belíssimo Looping (2019), de Maick Hannder, sobre a descoberta do primeiro amor, Minha História É Outra (2019), de Mariana Campos, que discute afetividades lésbicas e pretas, e Bonde (2019), de Asaph Luccas, retrato das vivências LGBTQIA+ nas periferias de São Paulo.

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“Transformar a mostra em festival parte do desejo de se colocar no mundo como mais um espaço de legitimação cinematográfica, porém com o foco em filmes realizados por e para pessoas pretas. Assim, ampliamos a exibição de nossas obras e conseguimos reunir produções que se destaquem a cada ano”, explica Bea Gerolin, diretora artística do Griot.

A programação completa se encontra no site oficial do evento. Confira a lista completa de filmes selecionados:

 

À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente, de Bruna Barros e Bruna Castro
A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro
Àprova, de Natasha Rodrigues
Arco dos Ventos, de Juliano Viana
A Sússia, de Lucrécia Dias
Bonde, de Asaph Luccas
Contraste, de Brenda Lígia
Ditadura Roxa, de Matheus Moura
Ensaio, de Carol Sousa e Grenda Costa
Fartura, de Yasmin Thayná
Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra
Looping, de Maick Hannder
Ma Lá, de Gabriela Freitas e George Ferreira
Marvin.gif PART II, de Marvin Pereira
Minha História é Outra, de Mariana Campos
Morde & Assopra, de Stanley Albano|
Noções de Casa, de Giulia Maria Reis
Nove Águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques
O Trauma é Brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil
Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos
Terceiro Andar, de Deuilton B. Junior
Travessia, de Matheus Assunção

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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