3 ago

3º Festival Santa Cruz de Cinema confirma edição online em 2020

No segundo semestre de 2020, mais um evento de cinema se adapta ao formato digital para atender às necessidades de segurança. O 3º Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro, será realizado pela primeira vez através de plataformas virtuais. O projeto tem organização do Sesc – RS, Universidade de Santa Cruz do Sul e Pé Coelho Filmes.

As inscrições já estão abertas, e podem ser realizadas até o dia 1 de outubro. Os curtas-metragens selecionados concorrerão a prêmios em doze categorias, incluindo melhor filme, melhor filme gaúcho e melhor filme segundo o júri popular. Os vencedores receberão prêmios que totalizam R$ 14 mil, além do Troféu Tipuana.

LEIA MAIS
10º Cinefantasy :: Festival acontecerá de modo online no Belas Artes À La Carte
Festival de Gramado 2020 adota edição online
Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo do CCBB ganha edição online

 

Léa Garcia, homenageada da 3ª edição

 

Além da exibição de filmes, o festival trará oficinas, debates e uma homenagem à atriz Léa Garcia, de 87 anos de idade. Ela foi estrela de grandes títulos da cinematografia nacional como Orfeu do Carnaval (1959), Ganga Zumba (1963) e A Deusa Negra (1978). A atriz segue em atividade, tendo apresentado o trabalho em Um Dia com Jerusa (2018) na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Todas as informações sobre anúncios de filmes e datas de oficinas serão incluídas na página oficial do Festival Santa Cruz. O professor Rudinei Kopp, da Unisc, comemora a manutenção do evento num ano de crise para o setor audiovisual: “Nesse momento tão desafiador para os setores culturais, é essencial seguir promovendo a produção do cinema no país e criar formas de acesso ao público. Por isso, decidimos manter o Festival e ampliar o incentivo com premiação em dinheiro também”.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *