O 14º Cine Esquema Novo: Arte Audiovisual Brasileira divulgou esta semana os títulos que compõem a Mostra Competitiva Brasil. Devido à pandemia de Covid-19, o evento será realizado de modo virtual e gratuito, entre os dias 10 e 15 de abril. Sessões de filmes, debates e oficinas ocorrem por meio do site oficial do evento.

Dos 395 filmes inscritos, a equipe curatorial selecionou 31 produções que concorrem ao prêmio principal. O festival tem a particularidade de exibir curtas, médias e longas-metragens dentro da mesma mostra, concorrendo juntos. A seleção contém obras de 11 estados brasileiros, além de dois títulos produzidos por brasileiros no exterior.

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Em paralelo, o Cine Esquema Novo promove pela primeira vez o Caderno de Artista, ou seja, uma área em que cada diretor(a) com filme selecionado pode apontar alguma referência que dialogue com seu trabalho. Esta obra vizinha não participa da Mostra Competitiva Brasil, porém fica à disposição do público durante o festival.

Além disso, os organizadores promovem quatro oficinais, também online e gratuitas. As três primeiras, realizadas em associação com o Macumba LAB (coletivo de audiovisual negro do Rio Grande do Sul), têm inscrições abertas até 14 de março. Já o laboratório do Câmera Causa inicia seu processo de inscrições em 15 de março. Você encontra todas as informações no site oficial.

Abaixo, descubra os 31 filmes da Mostra Competitiva Brasil:

 

#eagoraoque, de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald
13 Ways of Looking at a Blackbird, de Ana Vaz
A Chuva Acalanta a Dor, de Leonardo Mouramateus
Antes do Azul, de Romy Pocztaruk
As Vezes que Não Estou Lá, de Dandara de Morais
Atordoado, Eu Permaneço Atento, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos
Caminhos Encobertos, de Beatriz Macruz e Maria Clara Guiral
Cantar É com os Passarinhos, de Amanda Teixeira
Célio’s Circle, de Diego Lisboa
Deserto Estrangeiro, de Davi Pretto
Entre Nós e o Mundo, de Fabio Rodrigo
Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Richter Lamas, Maurílio Almeida, Felipe Yurgel, Lívia Pasqual, Guilherme Cerón e Rafael Duarte
Fazemos da Memória Nossas Roupas, de Maria Bogado
Joãosinho da Goméa: O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra
Lyz Parayzo Artista do Fim do Mundo, de Fernando Santana
Milton Freire, um Grito Além da História, de Victor Abreu
O Ciclope, de Guilherme Cenzi e Pedro Achilles
O Jardim Fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias
O Mundo Mineral, de Guerreiro do Divino Amor
Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda
Para Colorir, de Juliana Costa
Per Capita, de Lia Leticia
Performatividades do Segundo Plano, de Frederico Benevides e Yuri Firmeza
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Rocha Matriz: Cristal Líquido, de Gabriel Menotti e Miro Soares
Sem Título #6 : o Inquietanto, de Carlos Adriano
Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos
Urubá, de Rodrigo Sena
Vagalumes, de Léo Bittencourt
Vento Seco, de Daniel Nolasco
Vil, Má, de Gustavo Vinagre

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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